BLOG

Inicio > Nutrição > O que é o provolone? Tudo sobre este delicioso queijo italiano

O que é o provolone? Tudo sobre este delicioso queijo italiano

Que tipo de queijo é o provolone? Hoje vamos falar de um queijo italiano que está pronto a derreter! Uma iguaria italiana, servida como entrada, acompanhamento ou aperitivo. Divirta-se!

O que é o queijo provolone? 

O provolone é um queijo de leite de vaca inteiro com uma casca branca. A origem do queijo provolone encontra-se no sul de Itália. Atualmente, porém, a zona de produção mais importante situa-se no norte do país, nas regiões do Vale do Pó, no Piemonte, na Lombardia e no Veneto.

A família Provenzano, da cidade de Veneza, afirma ter descoberto este queijo italiano, embora tal não esteja provado. O nome “provolone” significa “provola grande” e surgiu pela primeira vez no século XIX, aquando do início da sua produção.

Qué es el provolone

Características do queijo provolone

O queijo provolone é um queijo semi-duro que varia muito. O bom provolone tem um forte aroma a ervas aromáticas e limão. No entanto, existem muitas variedades diferentes de provolone, que também variam em termos de sabor.

A textura firme e consistente do provolone permite-lhe ser cortado em fatias e o seu sabor adaptável faz com que seja muito utilizado na cozinha como ingrediente de alguns pratos (desde saladas a diferentes acompanhamentos).

Outra das suas particularidades é o facto de ter uma grande capacidade de derreter. Sim, o queijo provolone derrete. Por este motivo, é um acompanhamento ideal para pratos quentes e um dos antipasti por excelência da cozinha italiana. Em Itália, o queijo provolone é frequentemente consumido grelhado ou grelhado com legumes assados.

Existem diferentes tipos de queijo provolone. O peso médio é de 5 quilos. 

Qual é o sabor do queijo provolone?

O seu sabor é intenso e picante, com notas de ervas e a quantidade certa de sal. Para além disso, a sua variedade Piccante confere a este queijo provolone um sabor ligeiramente picante. Existem também queijos provolone com sabor a fumado.

Origem e história do queijo provolone

O Provolone Val Padana recebeu o rótulo D.O.P. (Denominação de Origem Protegida) em 1993 e o rótulo comunitário em 1996. Desde 1995, é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Vinte anos antes, o Consorzio Tutela Provolone foi fundado para proteger a denominação de origem deste produto e a sua produção.  

O provolone é um dos melhores queijos italianos, não só pelo seu sabor e possibilidades gastronómicas, mas também pela sua qualidade. E o facto de ser D.O.P. é uma garantia disso mesmo.

Como é feito o queijo provolone?

Como é produzido o queijo provolone? De notar que, tal como os diferentes tipos de mozzarella, o processo de produção deste queijo italiano é o da pasta filada. 

Tipos de queijo provolone

Agora que já sabes como é feito o queijo provolone, precisas de saber como distinguir as suas variedades. Podemos distinguir principalmente 2 tipos de provolone:

  • Provolone Piccante: este queijo é curado durante pelo menos 4 meses e tem um sabor muito forte (salgado e com um toque picante, daí o seu nome), devido ao coalho da cabra. A maturação é geralmente de 6 a 12 meses. 
  • Provolone Dolce: O sabor deste queijo provolone italiano é muito mais suave, devido ao seu curto período de maturação (2-3 meses). No provolone dolce, é utilizado coalho de vitelo.

Para além de ser doce e picante, o queijo provolone é por vezes diferenciado de acordo com a sua forma. O Salamino, o Pancetta ou o Pancettone têm forma cilíndrica ou de salsicha; o provolone Melone, o Mandarino ou o Provole têm forma esférica; existem ainda os que têm forma de cone, de garrafa ou de Topolino, Gigante, Gigatino ou Gigantone. É de notar que todas estas formas de queijo provolone podem variar entre meio quilo e 100 quilos.

Queso provolone

Como é que o queijo provolone é cozinhado e consumido?

À semelhança de um prato como os ovos rotos, o queijo provolone é um clássico italiano que deve ser consumido quente. Desta forma, podes desfrutar do seu sabor e aroma mais intensos. 

Se estás a pensar como preparar o queijo provolone, a opção mais popular é cozinhar o queijo provolone gratinado num prato de barro. Outra forma de preparar este queijo italiano é grelhado, o que é delicioso! De facto, na Argentina, costuma ser consumido assim, com o nome de queijo provoleta.

Embora também possamos encontrar receitas com queijo provolone cru. Saladas, em carpaccio com pimenta preta e sal, ou simplesmente sozinho com um bom vinho.

Descobre este delicioso queijo nos restaurantes de La Mafia se sienta a la mesa!

Sim, em La Mafia se sienta a la mesa adoramos queijo. Para além de apreciarmos outros tipos de queijo nas nossas preparações, como o queijo gorgonzola, o nosso menu também inclui este queijo italiano derretido. Mais concretamente, o nosso provolone no forno com pesto e pistácios, que também vem acompanhado de tomate em cubos. De comer e chorar por mais! E tu… quando vens experimentar?