BLOG

Inicio > Cultura > O que são Antipasti? A origem das entradas italianas

O que são Antipasti? A origem das entradas italianas

Oh, l’antipasti… Não há refeição italiana que se preze que não seja precedida por uns deliciosos antipasti. No La Mafia se sienta a la mesa, é claro! E são, sem dúvida, uma das tentações do nosso menu.

Fazemos a distinção entre antipasti DI SNACK, CALDI e FREDI. Que tal começar com a nossa massa frita de queijo fumado e beringela com molho de laranja? Ou talvez prefiras um Carpaccio di bresaola com cubos de Grana Padano, rúcula e focaccia… Estamos com água na boca! Antes de ires a correr para o restaurante La Mafia mais próximo, deixa-nos explicar a origem destas deliciosas entradas italianas.

Carpaccio di bresaola, um dos antipasti do La Mafia se sienta a la mesa.

O que significa antipasto?

O substantivo italiano antipasto (plural, antipasti) deriva da palavra italiana “pasto”, que significa comida. L’antipasti é um aperitivo servido antes de comer os outros pratos (primo piatto, secondo piatto e dolce), que pode ser consumido quente ou frio. O objetivo do antipasti não é saciar, mas abrir o apetite antes da refeição.

Qual é a origem destas entradas italianas?

A história e a tradição de servir comida antes de uma refeição remonta ao Renascimento italiano, quando eram servidos os antipasti e depois os postpasti. Antes dos antipasti, os comensais eram normalmente brindados com “aguamanos”, água aromatizada com flores. Entre os antipasti, eram servidos prosciutto com alcaparras, carnes frias de língua de vitela e até doces do tipo maçapão.

Os antipasti mais clássicos e comuns são de dois tipos: por um lado, os pratos de carne sob a forma de carnes curadas, que são normalmente servidas fatiadas, os queijos e, por último, os pratos de legumes assados e os pickles. Em muitas ocasiões, é servida uma mistura de ingredientes num prato da ementa, que inclui um sortido de antipasti.

No La Mafia se sienta a la mesa oferecemo-lo sob o nome de “Tábua de enchidos Toscana”, uma deliciosa combinação de sticks de focaccia, molho pesto, bresaola, pepperoni, speck, porchetta, tomate repousado, alface mista, nozes e cubos de Grana Padano a que será impossível resistir. Não te esqueças que é ideal para partilhar!

Como é que os antipasti são normalmente servidos nos restaurantes italianos?

Para acompanhar os antipasti, é habitual servir uma variedade de pães como focaccia ou grisini, bem como bruschettas. E nós também os temos! Apostamos firmemente numa cozinha de qualidade e tradicional, baseada na preparação simples de receitas com os melhores ingredientes. O nosso pão não é excepção! É por isso que o fazemos com massa fermentada 100% natural.

O pão da La Mafia se sienta a la mesa, com massa fermentada 100% natural.

E depois dos antipasti, descobre as nossas massas, pizzas, almôndegas, crepes, saladas, risottos e pratos de carne e peixe. Uma viagem emocionante a Itália, sem saíres do nosso país!