BLOG

Inicio > Nutrição > Pizza com Speck: descobre esta deliciosa receita de Itália

Pizza com Speck: descobre esta deliciosa receita de Itália

Um enchido clássico da cozinha italiana é o speck. O seu sabor requintado, com a sua fusão de aromas fumados e picantes, torna-o um ingrediente indispensável na cozinha italiana.

Há uma multiplicidade de receitas com speck. No artigo de hoje sugerimos uma deliciosa pizza com speck, que te vai transportar para Itália com uma só dentada!

O que é o speck e como é feito?

Porque nem tudo é prosciutto. Na gastronomia italiana encontramos diferentes tipos de enchidos ou carnes curadas, tais como o delicioso speck.

O speck é um enchido feito de carne de porco e cuja origem remonta ao Tirol, uma zona austríaca, mas também italiana onde a influência de ambas as culturas é mais do que visível.

O speck italiano é feito a partir das patas traseiras do porco, que são desossadas e curadas com sal, especiarias e ervas aromáticas, tais como folhas de louro. Isto dá-lhe o seu sabor fumado característico.

Após cinco meses de cura, a carne é dividida em pedaços ou “baffe”, que será o nosso naco de presunto Serrano, sendo que também pode ser vendido em fatias.

Isto torna-o um clássico numa tábua de charcutaria e uma excelente cobertura para qualquer pizza.

Ingredientes necessários para fazer uma pizza com speck à moda romana

Vai uma pizza ao estilo romano, mas de speck? Aqui está uma receita de pizza caseira que todos na família vão gostar – é garantido que será um sucesso!

Ingredientes para a pizza com presunto speck:

Para a massa:

  • 1 kg de farinha especial para pizza
  • 600 ml de água morna
  • cerca de 10 gramas de levedura de padeiro
  • uma pitada de sal
  • um pouco de azeite virgem extra

Coberturas para a pizza speck:

  • Speck italiano 
  • queijo mozzarella fresco
  • molho de tomate
  • cogumelos fatiados (a gosto)
  • um ovo
  • espinafres frescos

Receita passo a passo de pizza com speck 

Pronto para fazeres a tua própria pizza com speck fumado? Segue passo a passo esta receita e faz sucesso lá em casa!

1. Faz a massa da pizza

Embora saibamos que este passo é um pouco trabalhoso, é absolutamente necessário porque um dos segredos de uma boa pizza é a sua massa. Neste caso, para fazer a massa para a pizza romana, é necessário misturar a água quente, óleo, levedura, farinha e sal numa tigela. Isto é feito até se obter uma textura da massa.

Dito isto, está na hora de amassar! Na pizza romana, trabalha-se em períodos de 10 minutos: dez minutos para amassar, dez minutos para descansar. Este processo está concluído quando se tem uma massa macia e leve.

Depois, enrola-se a massa em formato de bola, cobre-se com um pano e deixa-se repousar durante 1-2 horas, até que a massa tenha crescido.

2. Da massa à pizza

Agora é tempo de começares a moldar a tua pizza com speck. Polvilha alguma farinha na bancada de cozinha para que a massa não cole, pega num rolo e estende essa bola de massa.

E, durante este tempo, pré-aquece o forno, em cima e em baixo, a 200 graus.

3. Adicione as coberturas à sua pizza caseira

Agora que temos a nossa massa, é altura de adicionar a cobertura à pizza com speck. Começando com o molho de tomate e continuando com os cogumelos, o ovo no meio e, claro, a mozzarella (ou queijo da sua escolha).

4. Atenção à durante a cozedura

Colocar a pizza no forno e cozer durante cerca de um quarto de hora. Verificar se a massa está cozinhada por baixo e estaladiça. Caso contrário, aguarda um pouco mais!

5. Speck e espinafres frescos: o toque final à nossa pizza

Tiramos a nossa pizza, e está na hora de adicionar o speck em si! Vai ficar incrível, vais ver. Adiciona algumas folhas frescas de espinafres, que lhe darão um toque verde especial ao prato.

E, se não gostares de espinafres, podes substituir este alimento vegetal por manjericão fresco, o que dará sabor e aroma ao prato!

Vídeo da receita de pizza com Speck e espinafres

Uma imagem vale mais que mil palavras. Aqui deixamos-te com esta receita de pizza com speck para surpreender a família e amigos:

Que tipo de queijo devo usar na minha pizza com speck?

Se quisermos realçar o sabor do speck, é necessário utilizar queijos suaves. Portanto, um queijo forte como o gorgonzola deve ser descartado.

 

Para a nossa pizza, escolhemos o Fior di Latte Mozzarella, uma vez que não só liga o sabor, mas também acrescenta cremosidade à receita. O mesmo se aplica à burrata fresca ou, se te apetecer, a ricota é também um queijo fresco que combina muito bem com o speck.

Vem aos nossos restaurantes e aprecia muitos pratos com speck.

No menu La Mafia temos pratos deliciosos onde o speck é o ingrediente principal. É o caso, por exemplo, da nossa tábua de charcutaria toscana. Aprecia o speck juntamente com outras carnes curadas italianas, tais como mortadela de Bolonha ou bresaola.

Também podes desfrutar da nossa focaccia com pomodorini e burrata, acompanhada por speck e um incrível azeite de pesto.

 

Mas, se te apetecer uma salada, também temos o que procuras! A insalata fresca affumicata tem queijo, nozes, pêssegos e, claro, speck.

Visita um dos nossos restaurantes La Mafia e experimenta este enchido 100% italiano. Buon appetito!