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Imagem de marca: definição, pontos-chave e seus benefícios

Para desenvolver uma estratégia de marketing bem sucedida para qualquer negócio, é necessário criar uma imagem de marca que transmita ao público os valores que desejas que o teu negócio represente.

Mas estás claro sobre o que é uma imagem de marca? Vejamos em que consiste este conceito, os seus pontos-chave, assim como os seus benefícios.

O que é a imagem de marca?

A imagem de marca define o conjunto de elementos tangíveis e intangíveis que servem para representar os valores que uma marca deseja transmitir ao seu público.

Estes valores são percebidos através de:

  • características da marca;
  • opiniões sobre a marca;
  • emoções geradas pela marca.

O que é uma marca?

Uma marca é o nome, termo, símbolo, desenho ou combinação que torna possível identificar os produtos ou serviços de uma dada empresa, diferenciando-os da concorrência.

Da mesma forma, o conceito de “marca” está associado ao conjunto de valores que o público tem sobre uma empresa, um produto ou mesmo uma pessoa.

Qual é a imagem de marca de uma empresa ou de uma franquia?

Como dissemos, uma imagem de marca está associada a uma série de elementos materiais ou abstractos. Estes elementos podem variar desde o nome de uma marca, até ao seu logótipo; passando pela cor, o desenho ou o conteúdo da referida entidade. 

Mas também não podemos esquecer este último: o não-tangível. Neste sentido, as emoções são fundamentais para a imagem da marca, bem como para a estratégia de branding.

 

Tudo isto será utilizado para transmitir os valores da própria marca e para a diferenciar dos seus concorrentes.

A imagem de marca de uma empresa está presente na mente do consumidor. Assim, encontramos diferentes associações mentais, que são medidas de acordo com factores tais como qualidade, relevância da marca, intensidade ou tipo de associação mental (o que por vezes não é uma coisa positiva).

Por conseguinte, é muito importante trabalhar no desenvolvimento da imagem de marca de uma empresa, uma vez que esta contribuirá para a percepção pública ou imagem corporativa.

A imagem de marca é um dos aspectos mais importantes da imagem corporativa de uma empresa.

A imagem corporativa de uma empresa é o que o público pensa de nós como uma marca, seja para o bem ou para o mal. Desta forma, engloba tanto ideias e preconceitos, como sentimentos e crenças que o público em geral tem sobre uma entidade.

É por isso que dizemos que a imagem de marca faz parte da imagem corporativa e é uma parte essencial da mesma.

Qual é a diferença entre a imagem de marca de uma empresa e a sua identidade corporativa?

A imagem de marca não deve ser confundida com a identidade de marca ou identidade corporativa. Porque, embora os termos estejam relacionados, não são os mesmos.

Em termos gerais, a principal diferença é que a identidade corporativa é o que a marca quer mostrar e a imagem de marca é o que o público percebe da marca. 

O termo “identidade corporativa” define a forma como uma empresa mostra o seu “eu”, comunicando a sua proposta de valor aos seus interessados. 

Quais são as vantagens e benefícios de uma imagem de marca forte?

A concepção de uma imagem de marca é fundamental. Aqui estão alguns dos seus principais benefícios:

Diferenciação em relação aos concorrentes

Fundamental. A tua imagem de marca deve ser reconhecida e isso diferencia-te da concorrência, sem passares despercebido.

Se houver confiança na tua empresa, a conversão é mais fácil: o público optará mais facilmente pelo teu produto ou serviço.

Mais visibilidade entre o público

Ter uma imagem de marca bem desenvolvida é sinónimo de maior visibilidade, de maior reconhecimento por parte do público. Desta forma, o teu produto ou serviço tem a confiança para ser comprado. E isto traduz-se em mais vendas.

Menos investimento em marketing

Começar do zero não é o mesmo que começar com uma imagem de marca consolidada. Os teus produtos ou serviços já serão reconhecidos pelo público, pelo que o investimento não será tão importante.

Mais lucro

Se a imagem de marca for boa e nos diferenciarmos da concorrência, podemos oferecer aos nossos produtos um valor acrescentado. Por outras palavras, eles podem ter um preço mais elevado e os consumidores continuarão a comprá-los.

Passos a dar para criar uma imagem de marca

Então, para melhorar a imagem de marca, o que precisas fazer? Aqui estão os passos a considerar:

 

  • Naming: criar uma marca que seja fácil de lembrar, original e significativa.
  • Identidade visual: utilizar o design gráfico para transmitir os valores da marca. Neste sentido, as cores e a tipografia são fundamentais.
  • Proposta de valor: ser claro sobre o que nos diferencia da concorrência e, portanto, porque é que os clientes devem vir ter connosco e não com eles.
  • Adaptação: adaptar o nosso produto ou serviço ao público a que nos dirigimos. Pensa no alvo ao criar uma estratégia de comunicação, por exemplo.
  • Ideia principal: este é o eixo da identidade da marca e da estratégia de comunicação.
  • Sistema comercial e serviço ao cliente: tornar a experiência do utilizador fantástica, para que o público confie na tua marca.

E, claro, outro aspecto fundamental é a criação de uma estratégia de marketing.

A importância da imagem de marca no marketing digital e no marketing tradicional

Não podemos certamente deixar de fora esta seção quando se trata de branding. Uma estratégia de marketing e comunicação online e offline é fundamental para influenciar a construção da imagem de marca.

 

Melhorar a reputação, dar mais visibilidade ou transmitir os valores da marca ao alvo são algumas das partes essenciais.

Imagem de marca no franchising: exemplos e utilizações

No caso de uma franquia, a imagem de marca é dada pelo próprio franchisador. Assim, o franchisado não tem de se preocupar com esta árdua tarefa, mas apenas desfruta dela.

A imagem de marca de uma franquia não começa do zero; pelo contrário, está mais do que consolidada, uma vez que é uma empresa de sucesso.

Como a empresa La Mafia se sienta a la mesa, onde nos ocupamos de todas estas tarefas. A partir da sede, levamos a estratégia da marca para a frente, para que não tenhas de te preocupar com nada.

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