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O que é imagem corporativa e como difere da identidade corporativa?
A ligação que é estabelecida entre uma marca e uma pessoa é uma questão fundamental quando se trabalha com o branding. É muito importante que as pessoas (que não precisam de ser apenas consumidores) tenham um impacto positivo relativamente a esse produto ou serviço. Na verdade, esta é uma das chaves do seu sucesso.
E, neste sentido, a imagem corporativa é essencial. Mas o que é imagem corporativa e como difere da identidade corporativa? Descobre tudo sobre este conceito abaixo.
O que é a imagem corporativa de uma empresa? Definição e conceito
A imagem corporativa define isto mesmo: a percepção do público — positiva ou não — de uma determinada marca.
Assim, a imagem corporativa de uma empresa engloba a união de atitudes, ideias, preconceitos, crenças e sentimentos do público em geral sobre uma empresa.
Note-se que esta imagem corporativa não é apenas afectada pela relação do consumidor com o produto ou serviço a ser adquirido, mas também pela relação da marca com as pessoas: tanto clientes como empregados, bem como a sociedade em geral.
Desta forma, podemos observar até 4 formas de classificação da imagem corporativa:
- Imagem corporativa objectiva: a imagem corporativa como um objectivo da empresa.
- Imagem corporativa subjectiva: a imagem corporativa que os próprios trabalhadores têm.
- Imagem corporativa difusa: a imagem que é mostrada através da qualidade do serviço ou produto.
- Imagem corporativa percebida: a imagem que o público em geral e os consumidores têm de uma marca.
Quais são as características da imagem corporativa de uma empresa?
Para compreender o que é a imagem corporativa de uma empresa, é necessário olhar para algumas das suas características. Entre eles, vale a pena salientar que se trata de um conceito totalmente subjectivo — é uma crença do público e, portanto, depende das suas necessidades, e também muda com o passar do tempo.
Quais são os benefícios e qual é a finalidade da imagem corporativa?
Afinal, por que é muito importante trabalhar na concepção de uma imagem corporativa?
Identificação dos produtos ou serviços de uma marca
Com uma imagem corporativa correcta, é mais fácil para o consumidor identificar certos produtos com certos valores ou filosofia empresarial.
Valor da marca
Como os produtos ou serviços de uma marca são mais rapidamente reconhecíveis, o seu valor aumenta em comparação com os seus concorrentes.
Ligação directa com o consumidor
Como o público já conhece a marca, ela estabelece a ligação que mencionámos no início. Um laço emocional que oferece maior confiança na marca e, portanto, gera maior lealdade.
Fidelidade do cliente
Com efeito, aumenta a relação entre os consumidores e a marca, fazendo com que o público se identifique com a própria marca.
Atração de talentos
Uma boa imagem corporativa é também a chave para atrair talento para uma organização. Com uma excelente reputação, as pessoas vão querer trabalhar para a empresa.
Diferenças entre a imagem corporativa de uma empresa e a sua identidade corporativa
É importante diferenciar imagem corporativa de identidade corporativa, porque embora estes termos estejam relacionados, são dois conceitos diferentes.
A identidade corporativa refere-se ao âmbito físico de uma marca, algo que é mutável e, de facto, fácil de mudar. A identidade corporativa abrange aspectos como a missão, visão ou filosofia da empresa, bem como outros de natureza estética: logótipo, cores corporativas, ícone, imagens, etc.
A imagem corporativa, por outro lado, está relacionada com a visão do público. Mas o que é claro é que sem uma boa identidade corporativa, a imagem corporativa não pode ser correta.
Como podemos criar uma imagem corporativa benéfica para a nossa empresa?
Para criar a imagem corporativa das empresas, devem ser tidos em consideração os seguintes passos:
- Realizar uma auditoria da marca: o objectivo não é outro senão saber onde está a marca, o que se está a dizer sobre ela, a fim de analisar os seus pontos fortes e fracos.
- Estabelecer uma estratégia: com objectivos reais e específicos para a marca. Estabelecer um plano adaptado às necessidades da marca, que já foram analisadas anteriormente.
- Comunicação: para além de adaptar o acima mencionado aos diferentes canais de comunicação, esta etapa trabalha em estreita colaboração com a identidade corporativa. Serão criados novos logótipos, que serão avaliados para optimizar o melhor possível o design. A tarefa é oferecer a imagem corporativa que a marca pretende alcançar.
A importância da imagem corporativa nas franquias
E no caso das franquias, como funciona a imagem corporativa? Neste sentido, é a franquia que se ocupa de tudo. Aqui há a garantia de uma imagem corporativa bem trabalhada, porque se a marca não tivesse essa imagem positiva junto do público, não teria sido capaz de optar por esse modelo de negócio.
E essa é uma das principais vantagens de qualquer franquia: o franqueado só tem de respeitar a imagem da empresa e beneficiar dela.
Se quiseres saber mais sobre o assunto, não hesites em ler o nosso post sobre o que é uma franquia, onde encontras tudo o que precisas para compreender como funciona este modelo de investimento e as suas características.
Queres abrir a tua própria franquia? Queres fazer parte de um negócio onde a imagem corporativa já existe? Se assim for, junta-te ao La Mafia, o teu restaurante italiano franchise está à tua espera!