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O que é o Know How ou "saber fazer" de uma franquia?
Existem múltiplos termos que são necessários para compreender como funciona uma franquia, a fim de se estar confiante e informado sobre como se tornar um franqueado.
É o facto, por exemplo, da taxa de entrada ou dos royalties, que são fundamentais para o desenvolvimento deste modelo empresarial.
Assim, no artigo que se segue, vamos-te explicar o que é o know-how ou “saber fazer” de uma franquia. Um conceito a ser acrescentado a este dicionário de franquia.
O que é o know-how de uma franquia?
Qual é o know-how de uma franquia? Aqui está a sua definição:
O seu próprio nome indica-o: o know-how corresponde ao “saber fazer” da franquia. Por outras palavras, todo o conhecimento da marca que o franqueado possui, o resultado da sua experiência, e que está incluído no manual de operações para que possa ser transmitido aos outros franqueados.
Por outras palavras: o manual de operações seria o vade-mécum da franquia, um guia indispensável no qual as tarefas são especificadas a fim de gerir o negócio de uma forma satisfatória e rentável.
O que está incluído ou se entende como o know-how de uma franquia?
O know-how de uma franquia é um documento abrangente que cobre todos os aspectos da sua gestão.
Estas são as partes mais importantes do know-how de uma franquia:
1. Como se compra
Isto é, que quantidades de produto, de que distribuidores… questões desta natureza.
2. Como é vendido
Qual é o preço dos produtos, o nome, as quantidades, etc.
3. Como o serviço é realizado
Como agir perante os clientes, executando os mesmos padrões e formas de proceder.
4. Como se captam os clientes
Desde campanhas publicitárias a cartazes físicos. É necessário andar de mãos dadas, para que todas as franquias obtenham novos clientes.
5. Como são organizadas as tarefas e processos internos
Estabelecer as mesmas acções para todas as franquias e fazê-las funcionar em uníssono.
6. Como são tratadas as queixas ou incidentes
O mesmo, neste sentido. Ter os mesmos protocolos de actuação em caso de reclamações.
7. O organograma
Conhecer os membros, os departamentos que compõem a marca, o número de empregados…
8. Quais são os trabalhos
Por outras palavras: quantos empregos existem, quais são as suas funções e responsabilidades, bem como a autonomia de cada um deles.
Quanto vale o know-how de uma franquia?
O know-how de uma franquia é realmente valioso. Porque consiste em partilhar todos os conhecimentos do franqueado, o que o levou a ter um negócio de sucesso.
E este know-how é fundamental para qualquer empresário. Ao contrário do que acontece com um negócio próprio, com o know-how de uma franquia não haverá tentativa e erro. É uma garantia de segurança para o franqueado, também no campo monetário, uma vez que ele pode estar certo de que o seu investimento não foi em vão.
Quanto vale então o know-how de uma franquia? Tudo o que não se perde quando se inicia um novo negócio a partir do zero.
Porque é que o know-how de uma franquia é tão importante?
Simplesmente porque o know-how da franquia é a chave para o sucesso do teu negócio. É fornecer ao franqueado apoio, experiência, informação e, claro, perspicácia comercial.
Como funciona exactamente?
Quando um empresário decide dar o passo de investir numa franquia, o franqueador dá-lhe acesso ao manual de know-how ou manual de operações, que já mencionámos, e que inclui aspectos essenciais para o negócio.
Em primeiro lugar, é realizada uma preparação técnica que abrange tanto o serviço como o produto oferecido pela franquia. Portanto, o franqueado terá de aprender desde os processos industriais e as características dos produtos, bem como conhecer os fornecedores, potenciais clientes ou estatísticas dentro do sector.
Da mesma forma, o franqueado descobrirá os diferentes processos para o desenvolvimento produtivo do negócio. Estas acções serão standardizadas segundo os mesmos padrões.
Finalmente, o know-how de uma franquia inclui também as competências dos franqueados nas suas franquias. Como liderar cada franquia e como trabalhar com os seus empregados. Um aspecto muito relevante.
Como é que o know-how de um franquia é transmitido aos seus franqueados?
Para isso, é necessário que o franqueador realize as seguintes acções:
- Padronizar as acções, com monitorização contínua para verificar como o know-how foi implementado na franquia.
- Empenhar-se em I&D&I com o objectivo de implementar novas melhorias nas diferentes instalações; realizar também um acompanhamento.
- Oferecer formação interna aos franqueados e às suas equipas, tanto prática como teórica.
- Colocar todas as acções por escrito, oferecendo assim diferentes manuais de franquia.
- Liderar os franqueados para que possam implementar o know-how actualizado nas suas franquias.
Vantagens de trabalhar com uma franquia com “saber-fazer”
O know-how de uma empresa traz consigo uma série de benefícios muito importantes para qualquer pessoa que decida abrir o seu próprio negócio.
- Compromisso com a qualidade: com o know-how são criados parâmetros de qualidade para a franquia. Da publicidade e serviço ao cliente à forma como o pessoal é gerido. Tudo isto está detalhado no manual de operações.
- Redução de riscos: o know-how de uma franquia permite ao futuro franqueado conhecer os possíveis riscos do mercado, evitando assim erros comerciais e tomando as decisões correctas.
- Crescimento garantido: da mesma forma, o know-how é sinónimo de crescimento no seu negócio. Para além da rentabilidade, terá as chaves para continuar a expandir e melhorar com a sua franquia.
Ficou claro para ti qual é o “know how” de uma franquia? Na La Mafia se sienta a la mesa és acompanhado desde o primeiro momento, onde, naturalmente, explicaremos em pormenor o nosso know-how.
Se quiseres saber mais sobre o conceito, não deixes de ler o nosso artigo sobre o que é uma franquia, as suas características, assim como os seus elementos-chave.
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