BLOG

Inicio > Notícias de Franquia > O que é o Know How ou "saber fazer" de uma franquia?

O que é o Know How ou "saber fazer" de uma franquia?

Existem múltiplos termos que são necessários para compreender como funciona uma franquia, a fim de se estar confiante e informado sobre como se tornar um franqueado.

É o facto, por exemplo, da taxa de entrada ou dos royalties, que são fundamentais para o desenvolvimento deste modelo empresarial.

Assim, no artigo que se segue, vamos-te explicar o que é o know-how ou “saber fazer” de uma franquia. Um conceito a ser acrescentado a este dicionário de franquia.

O que é o know-how de uma franquia?

Qual é o know-how de uma franquia? Aqui está a sua definição:

O seu próprio nome indica-o: o know-how corresponde ao “saber fazer” da franquia. Por outras palavras, todo o conhecimento da marca que o franqueado possui, o resultado da sua experiência, e que está incluído no manual de operações para que possa ser transmitido aos outros franqueados.

Por outras palavras: o manual de operações seria o vade-mécum da franquia, um guia indispensável no qual as tarefas são especificadas a fim de gerir o negócio de uma forma satisfatória e rentável.

O que está incluído ou se entende como o know-how de uma franquia?

O know-how de uma franquia é um documento abrangente que cobre todos os aspectos da sua gestão.

Estas são as partes mais importantes do know-how de uma franquia:

1. Como se compra

Isto é, que quantidades de produto, de que distribuidores… questões desta natureza.

2. Como é vendido

Qual é o preço dos produtos, o nome, as quantidades, etc.

3. Como o serviço é realizado

Como agir perante os clientes, executando os mesmos padrões e formas de proceder.

4. Como se captam os clientes

Desde campanhas publicitárias a cartazes físicos. É necessário andar de mãos dadas, para que todas as franquias obtenham novos clientes.

5. Como são organizadas as tarefas e processos internos

Estabelecer as mesmas acções para todas as franquias e fazê-las funcionar em uníssono.

6. Como são tratadas as queixas ou incidentes

O mesmo, neste sentido. Ter os mesmos protocolos de actuação em caso de reclamações.

7. O organograma

Conhecer os membros, os departamentos que compõem a marca, o número de empregados…

8. Quais são os trabalhos

Por outras palavras: quantos empregos existem, quais são as suas funções e responsabilidades, bem como a autonomia de cada um deles.

Quanto vale o know-how de uma franquia?

O know-how de uma franquia é realmente valioso. Porque consiste em partilhar todos os conhecimentos do franqueado, o que o levou a ter um negócio de sucesso.

E este know-how é fundamental para qualquer empresário. Ao contrário do que acontece com um negócio próprio, com o know-how de uma franquia não haverá tentativa e erro. É uma garantia de segurança para o franqueado, também no campo monetário, uma vez que ele pode estar certo de que o seu investimento não foi em vão.

Quanto vale então o know-how de uma franquia? Tudo o que não se perde quando se inicia um novo negócio a partir do zero.

Porque é que o know-how de uma franquia é tão importante?

Simplesmente porque o know-how da franquia é a chave para o sucesso do teu negócio. É fornecer ao franqueado apoio, experiência, informação e, claro, perspicácia comercial.

Como funciona exactamente?

Quando um empresário decide dar o passo de investir numa franquia, o franqueador dá-lhe acesso ao manual de know-how ou manual de operações, que já mencionámos, e que inclui aspectos essenciais para o negócio.

Em primeiro lugar, é realizada uma preparação técnica que abrange tanto o serviço como o produto oferecido pela franquia. Portanto, o franqueado terá de aprender desde os processos industriais e as características dos produtos, bem como conhecer os fornecedores, potenciais clientes ou estatísticas dentro do sector.

Da mesma forma, o franqueado descobrirá os diferentes processos para o desenvolvimento produtivo do negócio. Estas acções serão standardizadas segundo os mesmos padrões.

Finalmente, o know-how de uma franquia inclui também as competências dos franqueados nas suas franquias. Como liderar cada franquia e como trabalhar com os seus empregados. Um aspecto muito relevante.

Como é que o know-how de um franquia é transmitido aos seus franqueados?

Para isso, é necessário que o franqueador realize as seguintes acções:

  • Padronizar as acções, com monitorização contínua para verificar como o know-how foi implementado na franquia.
  • Empenhar-se em I&D&I com o objectivo de implementar novas melhorias nas diferentes instalações; realizar também um acompanhamento.
  • Oferecer formação interna aos franqueados e às suas equipas, tanto prática como teórica.
  • Colocar todas as acções por escrito, oferecendo assim diferentes manuais de franquia.
  • Liderar os franqueados para que possam implementar o know-how actualizado nas suas franquias.

Vantagens de trabalhar com uma franquia com “saber-fazer”

O know-how de uma empresa traz consigo uma série de benefícios muito importantes para qualquer pessoa que decida abrir o seu próprio negócio.

  • Compromisso com a qualidade: com o know-how são criados parâmetros de qualidade para a franquia. Da publicidade e serviço ao cliente à forma como o pessoal é gerido. Tudo isto está detalhado no manual de operações.
  • Redução de riscos: o know-how de uma franquia permite ao futuro franqueado conhecer os possíveis riscos do mercado, evitando assim erros comerciais e tomando as decisões correctas.
  • Crescimento garantido: da mesma forma, o know-how é sinónimo de crescimento no seu negócio. Para além da rentabilidade, terá as chaves para continuar a expandir e melhorar com a sua franquia. 

Ficou claro para ti qual é o “know how” de uma franquia? Na La Mafia se sienta a la mesa és acompanhado desde o primeiro momento, onde, naturalmente, explicaremos em pormenor o nosso know-how.

Se quiseres saber mais sobre o conceito, não deixes de ler o nosso artigo sobre o que é uma franquia, as suas características, assim como os seus elementos-chave.

Junte-se agora à família La Mafia! Abre a tua franquia de restaurante italiano.