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Qual é a identidade corporativa de uma empresa e como é criada?
A “identidade” de uma pessoa descreve como essa pessoa é: desde a forma como se relaciona com os outros, aos seus valores, à forma como reage a certas situações. O mesmo é válido para as marcas, que têm a sua própria identidade.
Neste artigo, dizemos-te o que é a identidade corporativa de uma empresa e como ela é criada.
Qual é a identidade corporativa de uma empresa? Definição e conceito
A identidade corporativa refere-se ao conjunto de valores que fazem parte da cultura de uma empresa. Por outras palavras, a identidade corporativa é a forma como uma empresa se projecta e comunica o seu ser, oferecendo a sua proposta de valor aos seus interessados: tanto clientes atuais como futuros, sem esquecer os seus próprios empregados.
É de notar que, em geral, quando falamos de “identidade corporativa”, estamos a referir-nos à identidade visual de uma marca. Assim, está associado a elementos tais como o logotipo ou o slogan da marca.
Qual é o principal objectivo da identidade corporativa de uma empresa?
Sem dúvida, a tarefa das identidades empresariais é criar um estilo próprio, com o qual a organização seja reconhecida no mercado. Para além do seu nome ou logotipo, a empresa em questão será identificada tanto pelos seus produtos como pelos seus serviços. Este conceito é vital para todas as empresas, desde PMEs a grandes franquias.
Não deixes de ler o nosso artigo sobre como funciona uma franquia se quiseres conhecer todos os meandros deste modelo empresarial.
Como é criada a identidade corporativa de uma empresa? Passos e factores a ter em conta
Antes de analisar os passos necessários para criar uma identidade de marca, estes factores devem ser tidos em conta:
- Diferenciação: uma proposta eficiente é aquela que distingue uma marca dos seus concorrentes, tornando-a exclusiva.
- Coerência: que a marca atue de acordo com os seus valores.
- Relevância: que a empresa trabalhe de acordo com as necessidades do seu público-alvo.
- Reputação: é de notar que isto não é uma coisa instantânea, para criar uma boa reputação da marca, a marca precisará de tempo.
Criar os valores, missão e visão da empresa
Por outras palavras: quem somos, para onde vamos e o que representamos. Além disso, os valores são fundamentais na construção da identidade da marca e no branding.
Criar a filosofia da empresa
Uma vez estabelecida a missão, visão e valores, é criada a filosofia de uma organização. Isto representa as crenças dos seus membros.
Adaptação de produtos e serviços à nossa identidade
Não é correto que se uma marca fala de “sustentabilidade” não utilize meios sustentáveis. Esta é a razão pela qual esta secção é tão relevante.
Da mesma forma, também não é apropriado que um restaurante italiano não utilize matérias-primas italianas nas suas preparações. Não te preocupes, isto não acontece na La Mafia!
Criação de um logótipo em conformidade com a identidade da empresa
O logotipo é a representação visual dos valores de uma organização. Ou seja, este elemento fundamental para a imagem corporativa de uma empresa não é apenas um símbolo, é também o que simboliza. Neste sentido, é recomendado que seja simples e claro, em partes iguais. Quer seja uma palavra escrita ou um desenho, também é recomendável fazer diferentes variantes do mesmo.
Reflectindo todos estes factores num manual de identidade corporativa
Por outro lado, o manual de identidade corporativa é o meio utilizado pelas marcas para conglomerar todas as suas linhas de design, necessário para criar a identidade visual corporativa.
Desta forma, este manual corporativo inclui os elementos visuais que fazem parte da identidade corporativa. É o pilar fundamental para a criação da marca.
Quais são as vantagens de ter uma identidade corporativa bem construída?
Queres saber porquê construir a identidade corporativa da tua marca? Aqui estão algumas razões convincentes:
- Diferencia-te dos teus concorrentes: ter uma imagem de marca consolidada permite que o público te reconheça num relance. Não só o teu logotipo ou nome de empresa, mas também o teu produto ou serviço. Uma marca com personalidade destaca-se no mercado, o que leva a mais clientes.
- Maior lealdade do cliente: ter uma imagem e identidade corporativa bem definida e de acordo com os valores da tua empresa é um factor chave para te tornares uma garantia para os clientes e, consequentemente, melhorar a sua lealdade.
- Melhorar o sentimento de pertença dos empregados: por outro lado, a identidade corporativa é essencial para promover a lealdade dos empregados. A opinião interna é essencial para se ter uma boa imagem corporativa da empresa. Não há melhor embaixador de marca do que um trabalhador que esteja feliz e satisfeito com a organização a que pertence.
- Melhorar a imagem corporativa: sem esquecer, é claro, que a imagem corporativa beneficia da identidade corporativa. Se a identidade corporativa for bem concebida, irá melhorar a experiência do utilizador.
E graças ao facto de a identidade corporativa de uma empresa estar consolidada, esta marca irá melhorar a sua confiança tanto fora como dentro da corporação. A identidade corporativa permite construir uma mensagem forte sobre uma organização. Este é um facto de que diferentes modelos de negócio, incluindo o franchising, estão bem cientes.
Exemplos de identidades empresariais
Estas são algumas das marcas mais relevantes cujo design de identidade corporativa vale a pena destacar:
Nike
Sabias que o logotipo desta empresa de vestuário desportivo é inspirado por uma deusa grega? Sim, a deusa alada Nike. Daí a sua curva icónica. A Nike mudou a sua identidade corporativa em várias ocasiões, mantendo o seu logótipo desde 1995.
Apple
Por outro lado, a Apple e a sua famosa maçã mordida é caracterizada por uma identidade corporativa que se ocupa dos mais pequenos detalhes. Um símbolo de preocupação e interesse pelas pessoas. Do mesmo modo, o seu logotipo é um sinal de minimalismo, equilíbrio e qualidade.
RTVE
Neste sentido, a empresa pública espanhola de rádio e televisão mudou várias vezes a sua identidade corporativa, de acordo com os novos tempos e as suas renovações. Este ano, por exemplo, a criação de uma nova identidade foi posta a concurso. O último foi em 2008, há 14 anos, quando optou por um logotipo inspirado na década de 1970.
Identidade corporativa em franchising e as suas vantagens para os franchisados
E como são cumpridos os objectivos da identidade corporativa numa franquia? Muito simples, sempre da mão do franchisador. Desta forma, se já te dissemos que a marca é uma questão da própria franquia, então a identidade corporativa é também uma questão da franquia.
O franchisado se beneficia, neste sentido, ao ter o apoio de uma marca que também está consolidada na sua identidade corporativa.
É por isso que, como franchisado da La Mafia, não terás de te preocupar com nada! Esquece a eventualidade de criar uma identidade corporativa a partir do zero, terás a identidade corporativa da nossa marca.
Abra agora a tua franquia de restaurante italiano connosco. Bem-vindo à família!