BLOG

Inicio > Nutrição > Tipos de arroz mais usados na cozinha italiana

Tipos de arroz mais usados na cozinha italiana

Um dos alimentos mais consumidos no mundo? De facto, o arroz. Em todos os continentes e em todos os países há todo o tipo de receitas para o preparar. O arroz é também um dos alimentos mais utilizados na gastronomia mediterrânica e, por conseguinte, na cozinha italiana. Sabias que existem diferentes pratos de arroz italianos? Normalmente, estes distinguem-se principalmente pelo tamanho do grão. Descobre-os neste artigo.

Sabes quais são os tipos de arroz mais habituais nos pratos italianos?

Quando se pensa em arroz italiano, provavelmente está-se a pensar no clássico risotto. Mas nem todos os tipos de arroz italiano são adequados para este prato. De facto, podemos distinguir diferentes variedades de arroz em Itália, perfeitas para todo o tipo de receitas. Queres conhecê-las? 

Arroz Carnaroli

Nós sabemos: é o arroz italiano mais conhecido para o risotto. O arroz Carnaroli italiano caracteriza-se por ser de grão médio, redondo e esbranquiçado, e por ter uma percentagem mais elevada de amilose.

Por isso, é o tipo de arroz italiano mais indicado para este prato típico. Embora demore muito tempo a cozer, mantém melhor a sua consistência interior, embora o exterior fique mais fofo durante a cozedura. Para além disso, esta variedade de arroz italiano também liga muito bem os sabores, resultando em deliciosos pratos de arroz.

Originário das cidades de Novara e Vercelli, o arroz Carnaroli surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, é um dos mais famosos tipos de arroz italiano. Por isso, no La Mafia usamo-lo à mesa nas nossas receitas, como o Ossobuco alla Milanese, um dos nossos Top Tradizionale.

Arroz Arborio

O arroz Arborio é de grão médio, mas maior do que o Carnaroli. É também muito popular na cozinha italiana, pois é perfeito para a preparação dos famosos risottos. O núcleo do arroz Arborio italiano é rico em amido, pelo que mantém uma cozedura homogénea. Por outras palavras, é um arroz italiano que absorve muita água, mas que permanece al dente no interior.

A partir do Arborio (que lhe dá o nome), este arroz italiano surgiu também na sequência do conflito internacional.

O seu sabor dá também um toque excecional aos pratos.

Arroz Roma

Tal como o seu nome, este arroz é um dos mais antigos de Itália. O grão é grande, branco, arredondado e versátil. Tem também um elevado teor de amido, o que torna a textura do arroz cremosa. É por esta razão que é tão popular na cozinha italiana. Pode ser cozinhado em risoto de pera e gorgonzola, caçarolas, gratinado com queijo ralado por cima e até nos típicos arancini (croquetes de arroz).

Arroz Vialone Nano

O Vailone Nano é outro dos pratos de arroz italiano que não podia faltar neste artigo. É um dos tipos de arroz mais populares, pois é o único arroz italiano IGP (Indicação Geográfica Protegida). Os grãos são redondos, pequenos e semi-longos e a sua origem é a região do Veneto.

O seu nome provém do cruzamento de duas variedades denominadas Vialone e Nano (anã).

Este arroz de Itália também tem a capacidade de absorver muita água, o que o torna ideal para confecionar pratos de arroz italiano, como risottos ou sopas.

Arroz Ribe

Um arroz redondo, fino e rico em amido? É o arroz Ribe. Super cremoso e perfeito para pratos de cozedura lenta. E uma refeição italiana com este tipo de arroz? Timbales, arancini, sopas de legumes como o minestrone, legumes, etc. Delicioso!

E estes são alguns dos tipos mais comuns de arroz italiano. Mas outros são cultivados neste país, como o arroz integral, o arroz vermelho ou o arroz preto ou o Venere da zona de Vercelli, entre outros.

A importância do arroz na gastronomia italiana

É evidente que a gastronomia italiana e o arroz andam de mãos dadas. Só a Itália produz metade do arroz da Europa, 60% do qual é exportado para todo o mundo, e mais de 200 000 hectares são dedicados à cultura do arroz. Mais de 200.000 hectares são dedicados a este tipo de cultura. Gostaria de saber quais são as regiões italianas dedicadas a este tipo de cultura?

Quais são as regiões produtoras de arroz em Itália?

Eis alguns dos locais onde se cultiva arroz em Itália:

  • Veneto
  • Emilia Romagna
  • Lombardia
  • Piemonte
  • Toscana
  • Ilha da Sardenha
  • Calábria

Senta-te na mesa do La Mafia e descobre os nossos deliciosos risottos

Apetece-te experimentar um prato de arroz à italiana do La Mafia se sienta a la mesa? Na nossa carta temos diferentes pratos em que o arroz é o protagonista, sendo os risottos os mais populares, temos quase 10 variedades! Senta-te agora à mesa do La Mafia.