BLOG

Inicio > Nutrição > Receita pizza light: uma pizza baixa em calorias

Receita pizza light: uma pizza baixa em calorias

As pizzas não precisam de ser excluídas da tua dieta, mesmo se estiveres a tentar perder peso. O segredo está em encontrar equilíbrio nos ingredientes, utilizando matérias-primas de qualidade e sem gorduras saturadas.

Explicamos-te como fazer uma pizza baixa em calorias, deliciosa e saudável. Não percas!

Ingredientes para fazer uma pizza baixa em calorias

Pizza caseira, não congelada! Sabemos que existem inúmeras opções no mercado muito saborosas, mas nada saudáveis. Por isso, propomos-te esta receita de pizza baixa em calorias.

Aqui estão os ingredientes desta pizza light:

  • 400 gramas de farinha integral
  • 25 gramas de fermento fresco
  • Anchovas
  • Alcaparras
  • Azeitonas pretas
  • 4 colheres de sopa de tomate triturado (não frito)
  • Sal
  • Água

Receita de pizza light passo a passo

Como fazer uma pizza baixa em calorias? Estes são os passos a seguir:

  • 1 – Massa: misturamos os ingredientes

Numa taça diluímos o fermento em água morna. Em seguida, adicionamos 2 colheres de sopa de farinha e mexemos. Deixamos repousar cerca de 10 minutos. Agora, aos poucos, iremos incorporando o restante da farinha misturada com um pouco de sal. Novamente, mexemos bem todos os ingredientes e fazemos uma bola com a massa. Colocamos numa taça previamente polvilhada com farinha e tapamos com um pano durante meia hora. O seu volume vai duplicar.

  • 2 – Esticamos a massa!

Vês o dobro do volume na tua pizza? Perfeito, chegou a hora de esticar bem a massa com um rolo. Mas antes, dividimos a bola em 4 porções (cada porção será a quantidade de massa por pessoa).

  • 3 – Momento dos toppings

Espalhamos o tomate com uma colher, adicionamos as alcaparras, as anchovas e as azeitonas. Se quiseres, podes adicionar um pouco de mozzarella por cima. Pré-aquecemos o forno a 200 graus.

  • 4 – Ao forno, e pronto para comer!

Cozinhamos a pizza durante cerca de 10 minutos, e já está crocante! Agora só falta saborear esta pizza baixa em calorias.

O segredo de uma pizza leve está na massa

Se queres fazer uma pizza romana e com poucas calorias, a massa é crucial. E a tua deve ser fina e preparada com ingredientes de qualidade. Recomenda-se que a farinha seja integral e que a massa seja o mais fina e leve possível.

O motivo? Desta forma, irás consumir menos farinha e, portanto, menos quantidade de hidratos de carbono. Além disso, sendo uma farinha integral, irás consumir mais fibra e menos gorduras saturadas.

Também existem outros tipos de massas, dos quais falaremos mais adiante. Opções muito interessantes se não souberes como fazer uma pizza baixa em calorias.

Cuidado com os toppings

Como fazer uma pizza baixa em calorias? Levando em consideração os toppings. Utiliza condimentos que sejam o menos gordurosos possível e, claro, sem molhos. Estes últimos são um extra de sal, açúcar e gorduras. Por exemplo, uma pizza branca é uma boa opção para evitar molho de tomate frito. Em qualquer caso, opta sempre por ingredientes naturais.

Mozzarella de búfala

A chave para a tua pizza napolitana saudável está em escolher queijos frescos como a mozzarella ou o queijo burrata, em vez de queijos mais cremosos e calóricos.

Vegetais, primeiro

As hortaliças e os legumes não podem faltar na tua pizza baixa em calorias e gorduras. Portanto, uma pizza vegetariana é uma ótima solução se quiseres uma pizza menos calórica. Cebola, pimento, tomate, beringela, courgette, espinafres… ficará super saborosa e saudável.

Especiarias

Como fazer uma pizza que não engorde? As especiarias são um bom potenciador de sabor e têm muito poucas calorias. Por exemplo, o manjericão dá um sabor requintado e não engorda nada.

Diz adeus aos enchidos

Sabemos que os enchidos são deliciosos, mas se quisermos preparar pizzas baixas em calorias temos de descartá-los como topping. Em vez disso, carne magra, presunto ou frango com especiarias (sem molhos) são uma boa opção.

Proteína marinha

Outra forma deliciosa é adicionar como topping peixe ou marisco. Camarões, lagostins, bacalhau, atum, anchovas… ficará ótimo.

Opções saudáveis para acompanhar a tua pizza baixa em calorias

Mas além da receita que te propusemos neste post, podes usar como base de pizza baixa em calorias outras opções saudáveis, ou verifica tu mesmo:

  • Pizza de claras de ovo: Para a massa, apenas se utiliza ovo, queijo creme e sumo de limão.
  • Pizza de frango: De facto, a base é um peito de frango com ovo e um pouco de mozzarella e parmesão. Desta forma, evitas usar farinha.
  • Pizza de omelete: Tão simples como aproveitar a forma redonda da omelete e adicionar por cima os toppings que mais gostares.
  • Pizza de couve-flor: A “massa” é de couve-flor ralada, um pouco de mozzarella, clara de ovo, sal e pimenta. Não tem mais segredo.
  • Pizza de fajita: E se a fajita já for de farinha integral, ótimo! Podes fazê-la na frigideira sem azeite e adicionar os toppings que mais gostares.
  • Pizza de pão pita: O mesmo se aplica a esta opção, usar um pão pita como base é também recomendável.

Como vês, podes comer de forma muito saudável e saborosa, sem precisar de contar calorias! Mas se estiveres à procura da tua cheat meal, no La Mafia se sienta à la mesa temos um menu delicioso à tua espera. Apaixona-te pela nossa cozinha italo-mediterrânica. Senta-te à nossa mesa!