BLOG
Inicio > Notícias de franquias > Que negócio colocar num centro comercial? Rentabilidade e ideias
Que negócio colocar num centro comercial? Rentabilidade e ideias
Um local onde milhões de visitantes fazem compras, comem, tomam uma bebida ou até passeiam. Os centros comerciais tornaram-se um local de lazer, um local de consumo onde as pessoas desfrutam do seu tempo livre.
Estás a pensar em que negócio podes colocar num centro comercial? Neste post, damos-te algumas ideias de negócios rentáveis, como a abertura de um restaurante. Não percas!
Que factores deves ter em conta ao abrires um negócio num centro comercial?
Se estás interessado em abrir uma empresa num centro comercial, deves, em primeiro lugar, ter em conta os seguintes pontos:
Estudo e análise do cliente do centro comercial
A primeira coisa que deves fazer é um estudo de mercado. Com esta ferramenta de marketing, podes analisar o teu potencial cliente. Ou seja, o tipo de público que frequenta o centro comercial e, consequentemente, a quem te vais dirigir na hora de venderes os teus produtos ou serviços.
Estudo da concorrência na zona envolvente
Por outro lado, se não sabes como criar um negócio num centro comercial, é essencial fazeres um estudo da tua concorrência. Vê que tipos de negócios são os teus vizinhos, o que vendem e a quem oferecem os seus serviços. Desta forma, podes verificar se existe um nicho de mercado ou, pelo contrário, se o negócio que tinhas em mente já está ultrapassado.
Estudo dos custos fixos e variáveis do estabelecimento
Por outras palavras: tem em conta todos os custos. Desde renda, eletricidade ou água, a outro tipo de taxas, como Internet.
Quais são as vantagens de abrir uma empresa num centro comercial?
Em caso de dúvida sobre qual tipo de negócio abrir num centro comercial, vejamos primeiro as vantagens de optar por este tipo de negócio:
Grande público: num centro comercial, o público é muito vasto. Para além dos potenciais clientes, podes chegar a pessoas muito distantes do seu alvo.
Experiência de compra: como temos vindo a dizer, comprar num centro comercial não é apenas ir às compras e pronto. É uma experiência completa. Um dia de prazer. Este pensamento positivo é também transferido para a tua empresa.
Publicidade: a publicidade está incluída. De facto, o próprio centro comercial faz publicidade a si próprio, tal como faz com os estabelecimentos que tem no seu interior.
Colaboração com outras marcas: ter um negócio dentro de um centro comercial facilita muito a colaboração com outras marcas. Criar sinergias como campanhas publicitárias, que beneficiam ambas as empresas.
E quais são as desvantagens ou inconvenientes?
A criação de uma empresa num estabelecimento deste tipo tem também um inconveniente:
Custos mais elevados: como o aluguer, por exemplo.
Dependência do centro comercial: se o centro comercial perder a sua reputação, será em detrimento do seu negócio (e vice-versa).
Maior número de concorrentes: a concorrência direta pode estar no mesmo corredor.
Mais regulamentos: os centros comerciais são altamente regulamentados. Consequentemente, a tua empresa poderá ter de estar mais atenta a regulamentos específicos.
É rentável criar uma empresa num centro comercial em Portugal?
Sim, é rentável. Mas há diferentes aspectos a ter em conta:
- Tipo de empresa
- A gestão
- Os custos
- Proposta de valor
Por outras palavras: se não sabes que negócio colocar num centro comercial, este deve destacar-se dos outros. Cria um espaço agradável que convide a regressar.
6 ideias de negócio rentáveis para criar num centro comercial
Procura um negócio rentável num centro comercial? Inspira-te nas seguintes ideias e cria um espaço de sucesso.
Lavandaria
Sim, em vez de uma loja de roupa, recomendamos-te que optes por uma lavandaria: um dos serviços especializados mais básicos. As lojas de roupa em centros comerciais estão por todo o lado; no entanto, este tipo de negócio não é tão comum, apesar de ser absolutamente necessário. Aproveita esta oportunidade!
Bar de sumos
Se não sabes que negócio colocares num centro comercial, vale a pena notares que os bares de sumos estão na moda. São perfeitos para atingir tanto o público-alvo mais jovem como o mais velho. Uma opção de negócio num centro comercial. Mas se estás a pensar onde investir em hotelaria e obter um negócio de sucesso, a resposta é um restaurante.
Restaurante
Gerir um restaurante num centro comercial é uma óptima ideia. Parar para almoçar ou jantar depois de uma ida às compras é, em muitas ocasiões, absolutamente essencial. É por isso que não podemos pensar numa ideia melhor para um negócio rentável num centro comercial. Se o teu restaurante conseguir atrair o público, muitas pessoas virão (e sem a desculpa de ir primeiro a uma loja).
Por outro lado, os restaurantes dos centros comerciais acolhem frequentemente trabalhadores de outros sectores ou profissões que trabalham no próprio centro comercial. Sem dúvida, um leque de oportunidades!
Lembra-te: se o teu restaurante é um bar ou restaurante franchisado em Portugal, a garantia de sucesso é óbvia.
Loja de alimentos a granel
De facto, as compras de uma vida. Feijões, lentilhas ou grão-de-bico a peso, onde normalmente andam de mãos dadas com uma filosofia de desperdício zero. Ou seja, evitar a utilização de sacos de plástico ou de embalagens desnecessárias. Esta é outra ideia de negócio rentável que, pouco a pouco, está a tornar-se cada vez mais popular nas cidades.
Loja de artigos para o lar
Este tipo de estabelecimento é intemporal e necessário. Toda a gente precisa de um conjunto de lençóis, de talheres ou de uma manta para o sofá. É por isso que este tipo de loja é perfeito para o seu estabelecimento comercial.
Armazém de bagagens
Esta última ideia é perfeita para uma pequena loja. Se o centro comercial estiver situado no centro da cidade ou perto de uma estação, não há negócio mais rentável! Os viajantes de todo o mundo vão precisar dos seus serviços e nem sequer vai precisar de pessoal, uma vez que os cacifos são automatizados, por isso não podia ser melhor!
Torne-se um dos nossos franchisados: abre o teu restaurante italiano num centro comercial.
Conta-nos a tua ideia e juntos veremos como torná-la realidade. Agora é a sua vez: abre o teu franchising de restaurante italiano connosco e torna-te parte da famiglia.