BLOG
Inicio > Notícias de Franquia > Como gerir um restaurante corretamente? Conselhos para uma boa administração
Como gerir um restaurante corretamente? Conselhos para uma boa administração
Tens vontade de ser empreendedor? Já pensaste em abrir o teu próprio restaurante? A hotelaria é sempre um negócio proveitoso, porém, saber como administrar um restaurante não é tarefa fácil.
O sucesso de um negócio está no funcionamento do mesmo. Uma má gestão só vai implicar um fracasso absoluto.
Assim sendo, neste post vamos dar-te uma série de conselhos para uma boa administração do teu negócio de hotelaria. E tu, sabes como gerir um restaurante corretamente?
Conselhos para administrar ou gerir um restaurante
Para saber como gerir um bar ou um restaurante, é necessário dispor de conhecimentos comerciais, financeiros e também pessoais. Leva o teu restaurante ao sucesso com os seguintes conselhos:
Desenvolve um plano de negócio que englobe vários cenários possíveis
O primeiro ponto em gerir um negócio de hotelaria é criar um plano de mercado. Saber que tipo de restaurante vais oferecer, que tipo de produtos e, é claro, conhecer os teus concorrentes. Um processo tanto interno como externo, no qual a proatividade terá um peso importante.
Realiza uma análise FOFA do teu restaurante
De forma a realizar uma gestão correta do teu restaurante, a análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta muito reveladora. Graças a esta análise externa e interna, vais poder avaliar quais os pontos fortes do teu negócio e quais aqueles que deves melhorar.
A análise FOFA em hotelaria vai permitir que convertas as tuas debilidades em oportunidades de negócio.
Prepara-te para o curto, médio e longo prazo
Para uma gestão idónea de um restaurante, a planificação prévia é um fator-chave. Ser proativo e saber como antecipar acontecimentos tanto a curto, como a médio e a longo prazo. Desta forma, deverás criar um orçamento com antecedência e estar ciente de possíveis despesas que possam surgir.
Gere e controla os custos variáveis e fixos do restaurante
Um dos erros ao investir em hotelaria é não ter em conta a rentabilidade do teu restaurante. Por outras palavras: não saber quais os encargos do teu negócio, tanto fixos como variáveis.
Para gerires o teu restaurante, deverás ter a contabilidade em dia e saber desde o preço de uma garrafa de água até ao custo do aluguer das tuas instalações.
Se não conheces o teu negócio, nunca aprenderás a gerir um restaurante. Neste sentido, um aspeto importante é aplicar uma política de preços que te permita ganhar dinheiro desde o primeiro momento.
Traça uma estratégia de marketing e imagem de marca de acordo com o teu estabelecimento
Como gerir um restaurante corretamente? Investindo em marketing e publicidade.
O marketing permitir-te-á captar novos clientes e fidelizar os que optaram pela tua marca. Para além disso, este investimento na comunicação permite-te cuidar do branding da tua marca, promovê-la e criar novas vias de contato com o público.
Nutre e forma o teus empregados: os ativos humanos são essenciais para os negócios de hotelaria
A formação interna é fundamental para aprender a gerir um restaurante corretamente. Um investimento com perspetivas de futuro.
E seja em hotelaria ou em qualquer outro negócio com foco no público, uma equipa profissional é um dos requisitos indispensáveis para incentivar a fidelização do cliente. Desta forma, para administrar um restaurante com sucesso, é necessário agarrar o talento e, por conseguinte, nutri-lo.
Liderança, empatia e a valorização de um trabalho bem feito são algumas das formas de progredir numa gestão bem sucedida de um restaurante.
Desenvolve um controlo total do restaurante
Um dos passos para administrar um restaurante é realizar um controlo deste, supervisionar como se desenvolve o funcionamento do mesmo. Isto implica, desde vigiar as finanças, até ao proporcionar de um serviço de limpeza periódico.
Controla as contas e as finanças do teu negócio
Regista todos os movimentos financeiros: reservas, custos, preços, pagamentos a fornecedores… absolutamente tudo. Dispor de uma contabilidade atualizada e detalhada é importante para uma correta gestão de restaurantes.
Se o teu restaurante é uma franquia, pede ajuda ao teu franchiser. Não sendo o caso, remete este serviço a um contabilista profissional.
Promove um ambiente limpo e seguro
Um restaurante limpo não assenta apenas numa questão sanitária, mas também de imagem.
Em primeiro lugar, cuidar da limpeza de um ambiente laboral no qual se manipulam alimentos é imprescindível, pelo que uma má gestão pode levar a um atentado contra a saúde dos seus utilizadores.
Queres que o teu negócio de restauração seja um espaço agradável, no qual o público se sinta com gosto, como em sua casa? Um local limpo é primordial. A este junta-se uma decoração cómoda e com uma estética cuidada.
Contar com o apoio de uma franquia pode fazer a diferença
Efetivamente, receber o apoio de uma franquia, que se responsabilizará pela grande maioria das tarefas mencionadas, e que servirá também de suporte ao seu franchisado, é uma opção mais do que interessante.
Na La Mafia cuidamos dos nossos franchisados, oferecendo-lhes um vasto leque de serviços e apoiando-os no seu dia a dia. E a ti, agradar-te-ia fazer parte da ‘la familia’? Abre a tua franquia de hotelaria italiana!