BLOG

Inicio > Notícias de franquias > Como abrir um restaurante em Portugal

Como abrir um restaurante em Portugal

Se está interessado em entrar no sector da restauração, estás com sorte – chegaste ao blogue do La Mafia se sienta a la mesa! Neste espaço informativo, para além de lhe ensinarmos como abrir um restaurante, falamos-lhe de outros aspectos importantes se estás a pensar em abrir um restaurante.

Quais são os custos iniciais para abrir um restaurante?

Começamos pelo investimento inicial. Há vários pontos que terás de ter em conta desde o início se estás a pensar quanto custa abrir um restaurante:

Abertura e obras: reformas necessárias

Queres abrir o teu próprio restaurante? Comecemos pelo local. Um espaço que, com certeza, necessitará de uma série de obras de remodelação (embora isso varie em função das características atuais do espaço).

Autorizações e seguros necessários

É essencial não descurar todas as formalidades burocráticas (que também custam dinheiro). Existem seguros próprios para restaurantes. Estes seguros são uma garantia contra roubo, fenómenos atmosféricos, incêndio, etc.

O custo dos estabelecimentos comerciais

Por outro lado, quando se pensa em quanto custa montar um restaurante, não se deve esquecer os custos associados às próprias instalações. Estes são os seguintes:

Fornecimentos: Internet, telefone e outros serviços

Não te esqueças dos consumíveis! Não se tratam de preços fixos, pois podem variar em função das despesas ou mesmo da época do ano. E quais são os produtos básicos para o teu restaurante?

  • Água
  • Eletricidade
  • Gás
  • Internet
  • Telefone

Aluguer ou compra do estabelecimento

Para saberes como investir num restaurante, é necessário saberes o preço do local. Por outras palavras, quanto te irá custar comprá-lo ou alugá-lo. Neste sentido, distinguimos diferentes aspectos a ter em conta:

  • Localização (por isso não deixes de ler este post sobre onde deves investir em hotelaria).
  • Metros quadrados
  • Tempo (no caso de aluguer)
  • Obras a efetuar
  • Capacidade de negociação
  • Depósito de aluguer (caução/garantia bancária)
  • Custo das obras de construção civil

Custo das obras de construção civil

Já o dissemos anteriormente: se vais instalar o teu bar ou restaurante, é muito provável que tenhas de efetuar algumas obras. Mas se o local não tiver sido utilizado anteriormente para a restauração, terás de adequar o espaço a este novo objetivo e, naturalmente, acrescentar custos adicionais: o custo das obras de construção civil.

Custos com pessoal e trabalhadores

Ou seja, tudo o que está relacionado com salários e contribuições para a segurança social. Este tipo de custos é normalmente o mais importante para o restaurante. Assim, o nosso conselho é que as tarefas de cada profissional sejam bem definidas e que o processo de seleção seja feito com rigor.

Despesas de marketing e publicidade

Hoje em dia, esta secção tornou-se uma verdadeira necessidade. A concorrência é feroz, pelo que é fundamental ter uma estratégia de marketing e publicidade para a tua atividade de restauração. É preciso dar nas vistas!

Desde a criação de um web site optimizado, passando por uma gestão adequada das redes sociais, até ações de marketing offline, como cartazes ou comunicação nos meios de comunicação social… Tudo isto contribuirá para uma maior visibilidade da sua marca.

Investimento em activos fixos

Equipares o teu restaurante é essencial para poder servir o público. Vejamos em que se dividem estes custos:

Decoração e mobiliário das instalações

Por outras palavras: mobiliário básico, como cadeiras e mesas, mas também toda a decoração. É preciso criar um espaço confortável e único, onde o cliente se sinta à vontade e volte para comer mais.

Cozinha e maquinaria necessária

Mas qual é o custo de abertura de um restaurante? Esta seção é elementar. Se vais servir comida, precisas de uma cozinha equipada: grelhadores, fornos, utensílios de cozinha, máquinas de lavar louça, congeladores, câmaras frigoríficas, utensílios, ferros de engomar, etc.

Compra de stock e de matérias-primas

Por outro lado, vais precisar de stock de reserva para a sua atividade de restauração. O stock deve fazer parte do teu orçamento.

Despesas com licenças, taxas e autorizações

Por fim, há que acrescentar estes custos, que também são necessários para saber ao certo quanto custa abrir um restaurante.

Registo como trabalhador independente

É necessário registares-te como empresa ou como trabalhador independente. O preço dependerá dos bónus a que se tem direito, no entanto, dependendo do volume de negócios estimado, se este for elevado, é aconselhável agir como empresa.

Licenças de obras e outros elementos

Para além dos custos de abertura de um restaurante, existem licenças administrativas. Entre elas, a licença de abertura, que é essencial! É a garantia de que o teu restaurante cumpre todos os regulamentos em vigor e necessários para o seu arranque.

Licença de atividade para hotelaria e restauração

No caso das licenças de atividade, as autorizações que certificam o tipo de estabelecimento e a sua utilização, o preço ronda os 1500 euros. No entanto, este valor varia consoante a autarquia local. Além disso, o custo é mais elevado se também for necessário obter uma licença de esplanada.

As vantagens económicas da criação de uma empresa em regime de franchising

Já viste que a criação de um restaurante é dispendiosa. Mas se te perguntas quanto custa abrir um franchising de restaurante ou bar em Portugal, estás com sorte! E a verdade é que os franchisados beneficiam de vantagens económicas que as empresas hoteleiras e de restauração propriamente ditas não podem ter. Explicamos-te isso agora mesmo:

  • Acionistas: É mais fácil ter sócios ou acionistas que queiram participar no investimento do restaurante franchisado.
  • Financiamento bancário: Os empréstimos bancários são muito mais fáceis de obter. Por isso, é uma opção muito boa para os empresários.
  • Subsídios e bolsas: Neste sentido, há muito mais opções de subsídios e bolsas.

Quanto custa abrir um restaurante italiano em Portugal? Particularidades

E se, para além do franchising, quiseres montar o teu próprio restaurante italiano? Este modelo de negócio tem algumas particularidades como o tipo de cozinha, a necessidade de profissionais especializados, a adaptação do marketing a este nicho de mercado, ter fornecedores especializados… Mas, não te preocupes, na La Mafia se sienta a la mesa tratamos disto e muito mais.

Aposta agora na melhor combinação em restauração! Um franchising de restaurante italiano como o que podes abrir em La Mafia se sienta a la mesa.