BLOG

Inicio > Nutrição > Pode comer-se massa à noite?

Pode comer-se massa à noite?

Quem disse que as massas só podem ser consumidas às refeições? Comer massa à noite é também uma excelente opção para recuperar a energia que queimámos durante o dia. 

A massa é um alimento rico em hidratos de carbono, que são nutrientes que fornecem uma grande quantidade de energia.

Mas também é importante saber que nem todas as pessoas têm as mesmas necessidades nutricionais. A idade, o estilo de vida ou o desejo de perder peso influenciam o facto de comermos ou não massa à noite. 

Quando é que é apropriado comer massa?

Mas será que é mau comer massa à noite? A chave para poder comer massa à noite é, para além do equilíbrio, seguir um padrão alimentar saudável. Além disso, não existe um alimento que engorde mais do que outro consoante a hora a que é ingerido. Não, não existe uma hora perfeita para jantar, mas é aconselhável fazê-lo cerca de duas horas antes de ir para a cama, devido à digestão.

Mas quando é que é bom comer massa à noite? A chave é a atividade física. Se tiver feito muita atividade física ao fim do dia ou se for ao ginásio de manhã, a ingestão de hidratos de carbono é mais do que necessária. 

Estes hidratos de carbono reabastecem as reservas de glicogénio, que é a forma de o corpo armazenar a glicose.

Por isso, muitos especialistas aconselham a ingestão de massas à noite, para repor as reservas de energia consumidas durante o dia.

Em que noites não se deve comer massa?

Já vimos que sim, é bom comer massa à noite, mas tudo depende do gasto calórico durante o dia. Mas e se for uma pessoa sedentária?

Se não pratica exercício físico regularmente ou se está mesmo a tentar perder peso, a massa à noite não é aconselhável. Neste caso, é melhor optar por alimentos como legumes ou proteínas que nos permitam ir para a cama sem apetite, mas sem glicose. E que este açúcar não seja “armazenado” no nosso organismo sob a forma de glicogénio.

 

Comer massa engorda? Depende dos molhos

Então, comer massa engorda? Há uma série de fatores que influenciam diretamente a ingestão de calorias do seu prato de massa. Por exemplo, a forma da massa e os ingredientes utilizados na sua preparação.

Uma massa à noite com legumes ou simplesmente com azeite virgem extra por cima não é o mesmo que, por exemplo, um esparguete à noite com tomate frito ou qualquer outro tipo de molho industrial. Neste caso, é preferível utilizar especiarias, tomate natural triturado ou mesmo molho de iogurte.

É essencial não exagerar nas quantidades

A quantidade de massa é um fator-chave para determinar se é bom comer massa à noite. A massa ou o arroz à noite não são recomendados em grandes quantidades. A razão? Excesso de calorias.

Os hidratos de carbono, como os encontrados na massa ou no pão branco, são óptimos porque, como dissemos, fornecem energia. Assim, comer massa é uma opção muito boa se fores ao ginásio na manhã seguinte ou se tiveres praticado desporto nas horas anteriores ao jantar. No entanto, se optaste por um plano de cinema, sofá e cobertor e, depois do jantar, vais simplesmente para a cama, um bom prato de massa não vai ser a melhor opção. Eis a razão:

Se o teu corpo não consumir essa energia, os hidratos de carbono vão acabar por se transformar em açúcar no sangue e gordura; por isso, sim, vai engordar. 

No entanto, comer massa à noite depois do desporto e numa quantidade moderada é bom – junta-lhe legumes e algumas proteínas e terás um prato top! De facto, alguns especialistas defendem uma quantidade de massa por semana de até 2 jantares.

Também é importante saber se podes comer massa à noite se tiveres ingerido mais hidratos de carbono durante o dia. Uma dica para reduzir um pouco a sua ingestão de calorias? Lava a massa, depois de cozinhada al dente. Desta forma, o amido é eliminado.

Vem saborear os melhores pratos de massa nos nossos restaurantes

É claro que a massa ao jantar é uma opção tão boa como qualquer outro prato do nosso menu. Por isso, nos nossos restaurantes italianos de La Mafia se sienta a la mesa, seja qual for a hora do dia, tens este alimento nutritivo com o qual poderás recuperar energias enquanto desfrutas dos seus espectaculares sabores.

Descobre os diferentes tipos de massas italianas que temos em La Mafia se sienta a la mesa. Massa seca, fresca, sem glúten, recheada e até de batata, elaborada por nós com produtos importados de Itália e que pode combinar com mais de 15 molhos diferentes. Escolhe os ingredientes que mais gostas e delicia-te com o seu sabor requintado!

Com ganas de comer massa? Esperamos por ti – também – à noite nos nossos restaurantes italianos. E desfruta da melhor cozinha ítalo-mediterrânica.