BLOG

Inicio > Nutrição > Diferenças e semelhanças entre mozzarella e burrata

Diferenças e semelhanças entre mozzarella e burrata

Concordarás connosco que um dos queijos mais famosos e típicos da cozinha italiana é a mozzarella. É um queijo fresco delicioso e cheio de sabor que é frequentemente referido como burrata. Mas será que isso está correto? 

A verdade é que, embora tanto a mozzarella como a burrata (também a de búfala) sejam muito semelhantes no aspeto, na textura e no processo de produção, são produtos distintos com diferenças apreciáveis.

Descobre a seguir a diferença entre burrata e mozzarella e deixa-te seduzir por ambos os queijos!

O que é o queijo mozzarella?

A burrata e a mozzarella são a mesma coisa? Não, de todo. Mozzarella vem de “mozzare”, “cortar”.  É, sem dúvida, um dos mais famosos queijos italianos. Para a preparação da mozzarella, vale a pena referir que, durante o seu processo de produção, é utilizada a coalhada de leite de vaca pasteurizado, à qual são adicionados fermentos lácticos e coalho, o que o torna num queijo delicioso. Além disso, não é excessivamente calórico nem gorduroso e, quando servido fresco, mantém sempre a sua consistência.

Estas características da mozzarella fazem dela um queijo ideal para pizzas ou como acompanhamento de saladas ou tomates, entre outros.

É também de salientar que existem diferentes tipos de queijo mozzarella, consoante o tipo de leite utilizado na sua produção.

O que é o queijo burrata?

O queijo burrata é um queijo em forma de saco feito com natas e coalhada esticada, num método chamado de “filata de massa” ou massa filada, o que faz dele um queijo com mais calorias e gordura, especialmente contida no seu interior com aquele recheio de creme de leite. Um pormenor que também lhe confere um sabor suculento e uma menor consistência interior, tornando-o mais fácil de partir.

O queijo burrata é um queijo delicioso que não precisa de muito mais acompanhamento do que um fio de azeite virgem extra e sal, mas o seu sabor é, sem dúvida, surpreendente noutros pratos, como certos tipos de pizzas.

Diferenças entre mozzarella e burrata

Qual é a diferença entre a mozzarella e a burrata? Para começar, não há apenas uma diferença — vamos falar de diferenças no plural. 

  • Área geográfica: Embora ambos os queijos sejam de origem italiana, o queijo mozzarella provém da região da Campânia e a burrata é fabricada na região oriental da Apúlia.
  • Sabor: Uma diferença entre a mozzarella e a burrata é o seu sabor. Em ambos os casos, não são queijos muito fortes. No entanto, é verdade que o mozzarella tem um sabor mais neutro e delicado e uma consistência mais elástica. A burrata, pelo contrário, é mais sumarenta e um pouco mais forte.
  • Processo de produção: Embora em ambos os casos seja obtida a partir de uma massa filada (na burrata está presente apenas no exterior), a mozzarella é fabricada com leite de vaca fior di latte ou pasteurizado, ao qual são adicionados fermentos lácticos e coalho. A burrata, por outro lado, é feita a partir de massa filada e natas, num processo semelhante ao da manteiga. Daí o seu nome: “burro” é a palavra italiana para “manteiga”.
  • Recheio: O aspeto e a textura de ambos são, a priori, os mesmos. Mas o seu interior não é o mesmo. De facto, a diferença pode ser vista quando são cortados com uma faca. A burrata é muito mais cremosa e é por isso que “explode” quando é cortada. O seu recheio é o que conhecemos como stracciatella, massa esfarelada com natas. A mozzarella, por outro lado, mantém sempre a sua consistência.
  • Origem: Outra diferença entre a burrata e a mozzarella é a sua história. A mozzarella já tem registos desde o século XVI. A burrata, no entanto, vem do século XX e é muito mais moderna. 
  • Apresentação: A burrata encontra-se sempre em sacos, enquanto a mozzarella se apresenta em diferentes formatos (bolas, blocos retangulares, bocconcini, etc.).
  • Acompanhamento: Como dissemos, a burrata não precisa de mais do que um fio de azeite virgem extra por cima, sal e pimenta para apreciar o seu sabor. Por outro lado, a mozzarella necessita de algum tipo de acompanhamento.
  • Temperatura: A burrata deve ser consumida à temperatura ambiente. A mozzarella, por outro lado, pode ser consumida fria. Por exemplo, na preparação de uma típica salada caprese.
  • Gordura: Qual é a diferença entre a burrata e a mozzarella de búfala? O seu teor de gordura. Embora ambos sejam queijos frescos, a mozzarella tem um teor de gordura inferior ao da burrata. Porque não contém natas.

Diferencia entre burrata y mozzarella

Semelhanças entre a mozzarella e a burrata

Apesar das diferenças entre a burrata e a mozzarella que acabámos de ver, ambos os queijos frescos são muito semelhantes. Pelo menos, à primeira vista. Se não tiverem sido vistos e provados antes, é ainda difícil identificá-los.

Para começar, tanto o queijo burrata como o mozzarella são brancos, lisos por fora e macios por dentro. Ambos os queijos são produzidos com leite de vaca, embora também possam ser produzidos com leite de búfala.

A burrata e a mozzarella são igualmente produzidas a partir de massa filada. Esta é obtida submetendo o leite coalhado a altas temperaturas e esticando-o em seguida para lhe dar forma. Ambos os queijos são, portanto, ricos em proteínas, minerais e vitaminas, como a B12. Além disso, não são tão gordos como os outros queijos, pois são queijos frescos.

Por outro lado, o seu sabor, embora diferente, é suave em ambos os casos. E também é verdade que ambos os queijos italianos são muito populares, não só nos restaurantes italianos, mas também em qualquer estabelecimento de comida mediterrânica. É um facto, atravessaram as fronteiras. 

Alimenta a tua paixão por queijos com La Mafia se sienta a la mesa, temos muitos pratos com burrata e mozzarella!

Agora que já sabes a diferença entre burrata e mozzarella, que melhor opção do que veres com os teus próprios olhos! No La Mafia se sienta la mesa, temos uma grande variedade de pratos na nossa ementa com os melhores queijos italianos, onde a mozzarella e a burrata não podiam faltar!

Por isso, se és fã de mozzarella, não deixes de experimentar a nossa massa gratinada arrabbiata, bem como as nossas pizzas carbonara, veneziana, pizza com frango braseado ou a nossa clássica margherita. Embora esta última também tenha uma versão com o outro queijo do post. De facto, uma pizza com burrata (a margherita di burrata) é a nossa pizza solidária.

Mas também temos outras especialidades com burrata, como o risotto de nduja, a nossa salada com burrata italiana, tomate em pó e speck ou o delicioso rigatone com ovo, entre outros.

Agora já sabes, senta-te à mesa do La Mafia, sê muito bem-vindo, e desfruta destes queijos italianos na Mafia mais próxima de ti!