BLOG
Receita original italiana de salada caprese
Na cozinha italiana, os legumes e as verduras ocupam um lugar central. Por isso, não é de estranhar que um dos pratos mais populares sejam as saladas ou insalate.
As saladas, ao contrário do que muitas vezes se pensa, não são de todo aborrecidas. De facto, para além das suas excelentes propriedades nutricionais, são deliciosas e são preparadas com ingredientes de primeira qualidade.
É o caso, por exemplo, da salada caprese: um clássico italiano que nunca falha. Neste post, mostramos-te como preparar a receita de salada caprese, e fazer dela um sucesso junto dos teus convidados!
Ingredientes da salada caprese italiana original
A salada caprese é uma das saladas mais famosas do mundo. Uma receita saudável, saborosa e muito fresca. Não admira que se tenha tornado um dos pratos obrigatórios do Verão. Mas como é que se prepara uma salada caprese?
Antes de mais, é preciso conhecer os ingredientes desta salada italiana, que são simples e acessíveis a todos os orçamentos, um prazer para todos os sentidos!
Os ingredientes da salada caprese para 2 pessoas:
- 1 tomate grande
- 1 bola de mozzarella fresca (cerca de 250 gramas)
- Folhas de manjericão fresco (tamanho grande)
- Azeite virgem extra
- Sal
- Pimenta preta
- Vinagre balsâmico de Modena (opcional)
Certifica-te de que utilizas tomates da melhor qualidade.
Uma vez que é a estrela absoluta da salada caprese original, recomendamos que compres tomates da melhor qualidade possível. E se estiverem na época, tanto melhor!
Neste sentido, recomendamos uma variedade D.O.P. como o tomate San Marzano, mas se não o encontrares, o tomate rosa ou a variedade coração de boi são suculentos, deliciosos e perfeitos para este prato.
No entanto, algumas pessoas decidem brincar com as cores e as texturas deste produto para a receita de salada caprese. Utilizam diferentes variedades no prato, misturando tomates verdes e vermelhos ou até cozendo-os previamente com azeite virgem extra, alho e sal.
O manjericão é o ingrediente principal, não te esqueças dele.
Outro ingrediente fundamental desta salada caprese italiana é o manjericão fresco. As folhas desta erva verde não só conferem sabor e frescura ao prato, como também aroma. O manjericão deve ser fresco, não seco, e deve ser manjericão de cozinha (não confundir com manjericão ornamental).
Uma sugestão? Tem em casa o teu próprio vaso de manjericão, ideal para este saboroso prato ou para o pesto verde. Embora, para este último, uma alternativa deliciosa seja o pesto de rúcula e nozes.
Utiliza queijo mozzarella fresco e sumarento
O queijo mozzarella é também o terceiro ingrediente obrigatório da salada caprese italiana. Óptimo! Mais uma vez, insistimos que, para esta receita de salada caprese italiana, deve ser um mozzarella fresco e de qualidade.
Se tiveres uma loja de queijos de confiança, esse é o seu lugar! Se o comprares no supermercado, verifica se a bola está firme e o prazo de validade.
Qual é a origem da salada caprese?
A origem da salada caprese remonta à ilha de Capri, como o próprio nome indica. Embora existam várias versões, muitas apontam para uma visita à ilha pelo rei Farouk do Egipto (1920-1965), que queria algo fresco para comer depois de um dia na praia.
Outra teoria vem do movimento futurista dos anos 20. Um restaurante da ilha quis seguir a teoria de Filippo Tommaso Marinetti, que defendia o vegetarianismo, eliminando os pratos de massa e farinha.
Preparar a receita passo a passo
Agora que já sabes como é a salada caprese, as suas origens e ingredientes, está na altura de a preparar! Como verás, é muito fácil de fazer e super rápida:
1. Lavar e secar as matérias-primas
Em primeiro lugar, lava bem os tomates e o manjericão e seca-os com papel de cozinha. A mozzarella também deve ser seca para facilitar o seu corte.
2. Pega na tábua de cortar e na faca: está na altura de cortar os ingredientes para a salada caprese.
Corta o tomate em fatias finas e coloca-o no prato ou travessa utilizado para a apresentação da salada caprese. Faz o mesmo com a mozzarella, também em fatias ou, se preferires, corta-a em pedaços mais pequenos. E, finalmente, o último passo: o manjericão. Só vais utilizar as folhas, que são a parte mais saborosa do manjericão.
3. Apresentar, enfeitar e, vamos comer!
Agora que já temos todos os ingredientes no prato, é altura de temperar: sal, pimenta e um bom azeite virgem extra. Se preferires, podes acrescentar algumas gotas de vinagre de Modena, que também é óptimo.
Que outros temperos posso acrescentar à salada caprese?
Se os ingredientes crus forem de alta qualidade, um fio de azeite virgem extra é mais do que suficiente para a tua salada caprese.
Mas se quiseres fazer uma salada caprese gourmet, recomendamos que adiciones um vinagrete com azeite virgem extra, vinagre balsâmico de Modena e alguns frutos secos picados, como avelãs ou nozes.
E, se quiseres dar um passo em frente, podes fazer a tua própria redução caseira de vinagre de Modena. Para isso, coloca o vinagre numa panela em lume médio durante meia hora até reduzir. Fácil e delicioso!
Que outros queijos são utilizados para fazer a salada caprese?
Existem muitos tipos de mozzarella. Este pode ser utilizado para brincar com sabores e texturas: uma mozzarella di bufala ou uma mozzarella fior di latte com leite de vaca, por exemplo. Também podes experimentar a burrata, que pode ser adicionada em pedaços à tua salada caprese.
E, se quiseres inovar, porque não um rolo de queijo de cabra? Também pode ser cortado em fatias e até pode ser aquecido com um maçarico. Delicioso!
A insatala Affumicata fresca de La Mafia, outra salada deliciosa.
Vem experimentar a nossa deliciosa salada caprese nos nossos restaurantes italianos.
Estás ansioso pela nossa Insalata Caprese di burrata? Não hesites em fazê-la em casa, ideal para partilhar!
No menu La Mafia temos outras saladas saborosas como a Insalata di rulo de cabra gratinada, a Insalata Cesar Romana ou a Insalata fresca affumicata.
Faz já a tua reserva connosco nas Avenidas Novas ou Parque das Nações! E desfruta do verdadeiro #PiacereOriginale.