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Erros a não cometer quando se gere corretamente uma empresa de hotelaria e restauração
Aqui está a nossa lista de 7 erros que deves evitar cometer quando se investe em hotelaria e restauração. Lembra-te, se quiser ter sucesso no teu franchise, NÃO é isto que deves fazer:
1. Não conheceres o produto com que estás a trabalhar.
Acredita ou não, este é um erro comum. Há bares e restaurantes em que os empregados e os proprietários não sabem o que estão a vender.
No La Mafia sabemos o que vendemos e, por isso, apostamos na qualidade dos produtos. Dito isto, se um estabelecimento comercial sabe o que vende, para além de proporcionar maior confiança ao público, faz com que o local seja preparado de acordo com o produto.
É igualmente necessário calcular o custo real do produto e não fixar os preços em função do mercado ou da concorrência. Esta última é uma das principais razões pelas quais muitas empresas não obtêm bons resultados no final do mês.
2. Escolher as instalações, ignorando as necessidades da sua empresa de hotelaria ou restauração
Uma cozinha para um snack-bar não é a mesma coisa que uma cozinha para um restaurante que serve almoços e jantares. Nem o tamanho, nem os fogos, nem as superfícies… vão ser os mesmos.
Tens de escolher o estabelecimento de acordo com as necessidades do teu negócio. Tem em conta todas as medidas de segurança, bem como a localização. Isto é importante, pois estes 7 erros que deves evitar cometer ao investir no sector da hotelaria e restauração repetem-se frequentemente.
3. Não tratares a tua equipa com respeito
Para que qualquer projeto flua, é essencial que haja harmonia entre os diferentes trabalhadores. Ainda mais no sector da hotelaria, onde o trabalho de equipa é obrigatório.
Assim, é necessário apostares numa equipa humana e especializada. Antes de mais, é necessário contratar profissionais. Pessoas que tenham recebido uma formação adequada e que, por conseguinte, conheçam o sector da hotelaria e da restauração.
Por outro lado, se os teus trabalhadores trabalham bem, tens de garantir que eles fiquem contigo. E como o fazes? Oferecendo-lhes condições de trabalho decentes e pondo de parte aquelas velhas práticas de 12 horas por dia e ainda por cima mal pagas… Porque, lembra-te: “o barato sai caro”.
4. Esquecer da formação
Se te dissermos que é necessário contratar profissionais, também te podemos dizer que a reciclagem constante é essencial. É por isso que não temos dúvidas: a formação interna é fundamental para o sucesso do teu franchising.
Se tu e a tua equipa estiverem actualizados, tornar-se-ão melhores profissionais e, por conseguinte, oferecerão um melhor serviço ao público, o que se traduzirá em óptimos resultados.
5. Não saberes quem é o teu público
Mas sem conhecer a fundo o teu público, é impossível ofereceres um serviço ou produto de qualidade. Diz adeus aos menus longos que pretendem abranger muito e que, no final, não se centram no seu verdadeiro cliente.
Se o teu restaurante é um restaurante ítalo-mediterrânico, é melhor concentrar-te no que o cliente procura, em vez de tentar inovar com pratos que não se enquadram no que o teu público espera.
6. Não teres em conta a rentabilidade da restauração
Por outro lado, nesta lista de 7 erros que deves evitar cometer ao investir em hotelaria e restauração, esta secção também não deve faltar. O teu bar ou restaurante não é um brinquedo, é um negócio. Por conseguinte, deve ser bem gerido.
Qualquer empresa deve ter um plano de gestão, no qual todas as despesas e lucros são calculados. E se a contabilidade não é o teu forte, delega-a a profissionais. Confia em especialistas que já sabem como funciona um negócio de hotelaria e restauração.
7. A comunicação da marca é um investimento, não uma despesa.
A comunicação da marca é sinónimo de investimento, não de capricho ou de desperdício. Faz com que o público veja a ida ao teu restaurante como uma experiência. Um momento de prazer, em que uma boa refeição, uma boa decoração e um estabelecimento confortável e agradável fazem parte dela.
Para isso, a comunicação é essencial e o investimento em marketing ou publicidade é uma necessidade. Anúncios online, uma sinalética sugestiva ou redes sociais cuidadas são apenas algumas das acções a implementar.
O franchising La Mafia é uma opção ideal para resolver estes problemas.
No La Mafia se sienta a la mesa, levamos o nosso trabalho a sério. Sabemos que é essencial não cometer estes 7 erros quando se investe em hotelaria.
É por isso que cuidamos dos nossos franchisados desde o primeiro momento. Fornecemos-lhes o máximo de informação possível e respondemos a todas as suas perguntas.
Por outro lado, se quiseres descobrir as nossas recomendações e boas práticas, lê o nosso post sobre como gerir um restaurante.
Porque nós sabemos o que significa gerir um negócio de restauração com sucesso. E tu, queres juntar-te à nossa pequena, mas grande família? Abre um franchising de restaurante italiano! Será um grande gran piacere.