BLOG

Inicio > Nutrição > Queijo Grana Padano: Características e utilizações na cozinha italiana

Queijo Grana Padano: Características e utilizações na cozinha italiana

Se há um produto básico na gastronomia italiana, é o queijo Grana Padano. Em Itália, não há reunião em que esta iguaria não esteja presente: seja como aperitivo ou utilizado na cozinha. Descobre o que é o Grana Padano, como é feito e as possibilidades culinárias oferecidas por este queijo italiano.

O que é o queijo Grana Padano?

O Grana Padano é um queijo duro semi-gordo produzido a partir do leite de vacas alimentadas principalmente com erva. A sua textura é granulosa e não tem buracos. É um queijo seco, normalmente servido em flocos. 

É fabricado por ordenha duas vezes por dia, que pode ser efetuada em qualquer altura do ano. O Grana Padano é curado lentamente, até 2 anos. 

Além disto, existem dois tipos de Grana Padano:

Maggendo: Se for fabricado com leite ordenhado entre a primavera e o verão.

Verengo: Se for obtido a partir de leite ordenhado no outono e no inverno.

Propriedades do queijo Grana Padano

Um queijo de sabor delicado e aroma forte que, como o seu nome indica, provém da vasta planície de Padana, no norte de Itália. O Grana Padano é um dos melhores queijos italianos, entre as suas características mais evidentes:

  • Sabor intenso e aroma perfumado.
  • Tem uma pasta dura e uma textura granulosa.
  • Cor amarela palha.
  • Denominação de Origem Protegida.
  • Tagliagrana ou faca especial para obter os flocos de Grana Padano.
  • Trata-se de um queijo de grandes dimensões. O peso de uma roda situa-se entre 24 e 40 quilos.
  • É fabricado com apenas 4 ingredientes (leite, sal, coalho e lisozima).

O sabor do Grana Padano é forte?

Como dissemos, o seu sabor é intenso, mas o Grana Padano não é um queijo forte como o Roquefort. Tem um sabor ligeiramente picante, mas é muito saboroso – um puro deleite!

Como é feito o queijo?

O leite de vaca é aquecido a 31-33 graus, altura em que são adicionados o soro e o coalho de vitelo. Em seguida, a coalhada é partida, escorrida e cozinhada a 53-55 graus.

Quando a pasta se torna ácida e elástica, é dividida em moldes e estes são colocados em salmoura durante 25 a 30 dias. Os “moles” são então submetidos a um processo de cura que pode durar de 12 a 14 meses, no mínimo.

O irresistível carpaccio de carne de vaca com Grana Padano DOP de La Mafia se sienta a la a mesa.

História e origem do Grana Padano

O nome vem de “grana” (grãos), que se refere à sua textura granulosa caraterística, e do adjetivo “padano”, que se refere ao rio Pó. O Grana Padano abrange as cinco regiões que atravessam este rio italiano: Piemonte, Lombardia, Veneto, Emilia Romagna e Trentino Alto Adige.

A sua história remonta ao século XII. Nessa altura, os monges da ordem cisterciense da Abadia de Chiaravalle recuperaram as suas terras na planície de Padana, a fim de expandir a agricultura e a pecuária na zona.  Assim, para conservar o leite, começaram a fabricar queijo, a que chamaram “grana” devido à sua textura. A partir daí, tornou-se popular até aos dias de hoje.

Reconhecimento DOP do queijo Grana Padano

O Grana Padano é um queijo italiano com Denominação de Origem Protegida Europeia e Denominazione di Origine Controllata italiana. Esta última foi concedida em 1955 pelo Governo italiano. Em 1996, foi-lhe concedido o estatuto de DOP pela União Europeia.

Grana Padano VS Parmesão 

Parmesão ou Grana Padano? Esta é a questão. Embora seja verdade que estes dois queijos são semelhantes, o Parmesão é um produto diferente do Grana Padano. Existem diferenças entre o Parmesão e o Grana Padano: 

  • Origem: A área de produção do Grana Padano é muito maior do que a do Parmesão. O Parmigiano Reggiano é produzido apenas na região de Emilia Romagna.
  • Duração: O Grana Padano é consumido após 15 meses e o Parmesão após 30 meses.
  • Sabor e granulosidade: O sabor do Grana Padano mantém-se inalterado. O parmesão torna-se gradualmente mais intenso.
  • DOP: No Parmesão só pode ser utilizado soro de leite natural, enquanto o Grana Padano pode utilizar bactérias isoladas em laboratório a partir de soro de leite natural.
  • Alimentação da vaca: As vacas que produzem o leite para o Parmesão são alimentadas apenas com erva e feno. No caso do Grana Padano, podem também ser alimentadas com silagem de milho.

A nossa insalata affumicata fresca com queijo italiano Grana Padano.

Utilizações do queijo Grana Padano na gastronomia italiana

Como é que o queijo Grana Padano é consumido? O Grana Padano é utilizado maioritariamente ralado ou em flocos. Pode ser utilizado em todos os tipos de pratos, desde antipasti a pratos principais. Também pode ser utilizado em sobremesas, como gelados ou cheesecakes.

Aqui ficam algumas sugestões de pratos com este delicioso queijo italiano:

Massas

Como acompanhar o queijo Grana Padano? Sem dúvida, com massa. No La Mafia se sienta a la mesa com diferentes tipos de massa, onde este queijo italiano é um dos seus principais ingredientes. 

Assim, podes provar o nosso casarecce lungo com pesto de rúcula e ovo a baixa temperatura, ou o penne com a nossa amatriciana com vodka, ou a lasanha com carne e legumes, ou mafaldi com ragu de bochecha, ou a massa gratinada Arrabbiata, etc.

Quer seja em flocos ou derretido, o Grana italiano é sensacional nos seus pratos de massa.

O nosso casarecce lungo com molho pesto de rúcula e ovo a baixa temperatura, acompanhado de Grana Padano DOP.

Tábua de queijos

Que tal um antipasti? Uma tábua de charcutaria e queijos toscanos é uma ótima ideia – perfeita para partilhar!

A tábua de queijos e charcutaria toscana do La Mafia se sienta a la mesa.

Risotto

O Grana Padano é um queijo ideal para o risotto. Por isso, no nosso menu podes encontrar diferentes risottos acompanhados por esta iguaria. Uma sugestão? Se gostas de picante, o nosso Risotto de nduja e burrata italiana é para ti. Acompanhamo-lo com bacon italiano, molho de tomate, nduja, folhas de rúcula e Grana Padano DOP.

O delicioso risoto de nduja e burrata da Apúlia.

Pizza

Sabias que o Grana Padano é um dos melhores queijos para pizzas? E é por isso que no La Mafia se sienta a la mesa há um sem fim de pizzas onde juntamos este delicioso queijo italiano. Alguns exemplos: Quattro Formaggi, Genovese, Funghi e mortadella di Bolonia, Tartufata ou a nossa pizza com presunto ibérico e Grana Padano D.O.P., entre outras.

Pizza quattro formaggi ou quatro queijos, incluindo Grana Padano.

Outros pratos

Mas não é tudo. Combina na perfeição com carne. Ou experimenta o nosso Ossobuco alla milanesa ou os medalhões de lombo com bacon e Pedro Ximénez. O Grana Padano é também um aliado para o carpaccio. No La Mafia se sienta a la mesa com carne de vaca ou de porco ibérico, é só escolher!

Mas este queijo também é perfeito como cobertura para saladas, como na nossa insalata fresca affumicata, ou mesmo para combinar com peixe, e desfrutar da nossa marinada de sardinha em focaccia pomodoro e vinagrete de frutos secos!

O ossobuco alla milanese de La Mafia também é feito com queijo Grana Padano.

Desfrute deste queijo nos restaurantes La Mafia

Como podes ver, gostamos do queijo Grana Padano – e gostamos muito. Na ementa dos restaurantes La Mafia, este queijo italiano é obrigatório. Massas, pizzas, carnes, peixes, carpaccios, risotos… Um sem fim de pratos para incluir esta joia de leite cru da gastronomia italiana.

Reserva já a sua mesa no La Mafia se sienta a la mesa!