BLOG
O que é a ‘Nduja? Descobre este enchido picante italiano
Alguma vez ouviste falar da ‘Nduja picante calabresa? A meio caminho entre um patê e um enchido, este produto elaborado à base de carne de porco e extremamente picante é um dos ingredientes mais típicos de Calabria.
Em Portugal pode ser comparado ao chouriço picante, embora o melhor seja prová-lo para que possamos dar-nos conta de todas as características singulares deste produto, muito consumido em massas, tortilhas ou sobre pão.
E sim, inclusive em risottos. Na La Mafia adoramos inovar com produtos italianos de primeira qualidade e que não são tão conhecidos no nosso país, como a ‘Nduja. Como exemplo, o nosso risotto de ‘Nduja e burrata italiana, com arroz carnaroli, panceta italiana, cogumelos, molho de tomate, Grana Padano e folhas de rúcula, ideal para partilhar.
O que é a ‘Nduja?
A ‘Nduja é um produto típico de Calabria que consiste num salame ou enchido barrável, caracterizado pelo sabor picante conferido pelo peperoncino, uma malagueta vermelha italiana.
Parece que o seu uso em Calabria remonta ao período napoleónico e, atualmente, é quase um emblema desta zona do sul de Itália, onde se utiliza em pizzas, massas, bruschettas ou paninis.
A ‘Nduja calabresa: origem e tradição
O nome ‘Nduja está relacionado com outros dois tipos particulares de enchidos feitos de carne e especiarias, o salam dla duja piamontés e o andouille francês, dos quais forma o seu nome. Tradicionalmente, elaborava-se no Inverno, após o abate dos suínos.
Como se confecciona a ‘Nduja em Calabria?
A ‘Nduja obtém-se misturando carne de porco, especiarias, sal e malaguetas vermelhas. Esta preparação, que foi nas suas origens um prato humilde, elaborava-se para aproveitar os restos do porco, e as propriedades anti-sépticas das malaguetas permitiam a sua prolongada conservação. Atualmente, este popular patê calabrês fabrica-se com outras partes mais nobres do porco, sendo também embutido numa tripa e fumado.
Características da ‘Nduja: picante e saborosa
- Mais que um enchido picante, é uma salsicha cremosa que pode ser barrada.
- Em Portugal compara-se ao chouriço picante.
- O seu município de origem é Spilinga, na província de Vibo Valentina, embora se elabore em toda a zona de Poro.
- A cada mês de Agosto, Spilinga homenageia este manjar com as suas festas, de nome Sagrado della ‘Nduja di Spilinga.
Um festival típico: Sagrado della ‘Nduja di Spilinga
Este festival dedicado à ‘Nduja celebra-se desde 1975 no município de Spilinga, na província de Vibo Valentia, em Calabria. Esta jornada que se realiza anualmente em Agosto caracteriza-se pela música, as actuações baseadas na tradição e, como não, as degustações deste enchido picante, acompanhando pratos como massas, feijão, bruschetta, panini, almôndegas, tripas ou costeletas. Destaca-se o seu desfile de tradicionais gigantes de papel machê e o “Camejuzzu i foco”, que representa as lutas dos habitantes desta terra contra a invasão dos piratas sarracenos. Termina, como é tradição nas festas calabresas, com fogo de artifício.
Como comer ‘Nduja: Ideias de pratos com aquele toque picante
- Em fatias de pão torrado;
- Para dar um toque picante a alguns molhos, como o ragù ou o molho de tomate;
- Na base de pizzas;
- Como acompanhamento de queijo;
- Na tortilha calabresa;
- Em risottos.
E numa tábua de enchidos?
Uma grande ideia para uma refeição ou aperitivo. Pode incluir-se numa tábua de enchidos italianos, onde acompanhando com um bom pão, podemos degustar tanto a deliciosa ‘Nduja como outros enchidos, como o fumado speck, a bresaola ou o salami, entre outros.
Gostarias de prová-la num prato como este risotto? Vem descobri-lo e aproveita para provar uma das nossas especialidades Top Originale com mais sucesso! Descobre aqui o nosso novo menu