BLOG
Molho pesto: receita original italiana passo a passo
Como confecionar o molho pesto? Qual é a receita original italiana de pesto verde? Neste artigo dizemos-te como elaborar o pesto italiano, mais concretamente, o pesto genovês. Toma notas e desfruta da frescura e do aroma do manjericão, dos pinhões e do azeite!
Nos nossos restaurantes da La Mafia se sienta a la mesa poderás escolher o molho pesto para a tua massa ou degustá-lo com a nossa selecção de Pane Speciale.
O que é o molho pesto?
O pesto, molho pesto, ou molho al pesto é um condimento típico da região de Liguria que se elabora com manjericão genovês fresco, pinhões, alho e azeite, todos bem moídos, e misturados com queijos italianos como o Parmesão ou o Pecorino Romano.
O pesto é um dos molhos italianos mais difundidos pelo país e conhecidos internacionalmente. Costuma utilizar-se para acompanhar massas, embora o seu uso se tenha alargado a outros pratos. E a receita original também encontrou variantes, podendo encontrar-se atualmente pestos com diferentes frutos secos ou com ingredientes como a rúcula.
Ingredientes do molho pesto
(Para 500 gramas de massa – Dose para 5 ou 6 pessoas)
- 50 gramas de folhas de manjericão fresco
- 120 mililitros de azeite virgem extra
- 2 colheres de pinhões ou amêndoas
- 2 dentes de alho
- 50 gramas de Parmesão
- 2 colheres de Pecorino Romano
- Sal
Elaboração da receita original de pesto verde passo a passo
1. Mistura os ingredientes principais
Coloca na batedeira ou no liquidificador as folhas de manjericão, o azeite virgem extra, os pinhões, os dentes de alho descascados e o sal. Bate ou liquidifica a mistura até que fique cremosa.
- Passa para uma tigela com os queijos
Passa a tua mistura para uma tigela grande e adiciona os queijos italianos: Pecorino Romano e Parmesão.
3. Prepara a massa al dente
Põe uma panela a ferver com bastante água e adiciona o sal quando começar a ferver, imediatamente antes da massa. Aqui tens uma série de conselhos para obter uma massa al dente. As massas tradicionais italianas com as quais costuma misturar-se o pesto verde são o fettuccine (tiras planas), o famoso spaghetti ou os finos spaghettini. Contudo, o molho pesto ficará delicioso com todo o tipo de massas, especialmente as secas, para que possas desfrutar a 100% do seu sabor.
4. Mistura a massa com o molho pesto
Logo que esteja pronta, coa-a e mistura-a numa taça com o molho pesto caseiro. Se pretendes um resultado mais fluido e cremoso, podes juntar duas colheres de água quente ou um pouco de manteiga.
5. Serve o pesto verde com uma folha de manjericão
Serve o prato com uma folha de manjericão e um pouco mais de queijo Parmesão polvilhado.
Diferentes tipos de molho pesto
Molho pesto genovês (receita clássica)
Para a confeção da nossa receita original italiana de molho pesto escolhemos o “Pesto di basilico alla genovese”, seguindo a tradição italiana. Para obter um resultado autêntico e com a melhor fragrância, é necessário utilizar manjericão fresco da região de Liguria. Seguramente, no nosso caso, teremos de conformar-nos com o manjericão fresco de um dos mercados das redondezas, ficando também delicioso!
Pesto com amêndoas
Podes variar um pouco a receita de pesto genovês e trocar os pinhões por amêndoas. Tudo depende do fruto que tenhas mais à mão. Neste caso, o ideal é que as amêndoas estejam descascadas ou, se têm a pele, que as escaldes e a retires antes de preparares o teu molho.
Pesto com nozes
E uma terceira variedade que se expandiu para os amantes da cozinha mais inovadora é o pesto com nozes. Novamente, basta apenas substituir os pinhões por estes frutos secos.
Pesto de cajus
O caju é outro dos ingredientes que liga muito bem com o pesto. O resultado é um molho muito cremoso que pode também ser usado para carnes, saladas ou tostas.
Molho pesto rosso
É o denominado pesto siciliano ou pesto rosso. Uma riquíssima receita na qual se utilizam à mesma os pinhões, embora se substitua grande parte do manjericão por tomates secos em azeite.
Pesto de rúcula
A rúcula é um ingrediente muito italiano com uma variedade de propriedades benéficas para a saúde. Uma forma de incorporá-la nos teus pratos do dia a dia poderá ser através deste pesto de rúcula, que substitui o manjericão. Podes elaborá-lo com pinhões ou, igualmente rico, com nozes.
Pesto falso de brócolos
E no entanto pode dar-se outra roupagem à receita italiana de pesto… o pesto de brócolos é surpreendentemente delicioso! Elabora-se com brócolos crus e com os teus frutos secos preferidos (combina estupendamente com pinhões ou amêndoas). A verdade é que estamos a falar de receitas completamente variadas do pesto italiano 😉