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Franqueador e Franqueado: o que são, os seus papéis e diferenças
Se há uma coisa que é clara para nós, no La Mafia, é que o eixo principal de qualquer franquia são as pessoas. Pessoas que participam de uma forma ou de outra no funcionamento e benefício deste tipo de negócio. E dentro da parte humana, as figuras do franqueador e do franqueado desempenham papéis essenciais.
De seguida, vamos ver qual é a diferença entre um franqueador e um franqueado, analisando ambos os papéis.
O que é um franqueador?
O franqueador é o empresário que tem um modelo de negócio de sucesso e decide expandi-lo através da venda de franquias a outras pessoas ou empresas interessadas em utilizar a sua marca e sistema de negócio.
O franqueador caracteriza-se pela sua visão inovadora e pelas suas capacidades sociais e de comunicação.
Esta figura é fundamental, uma vez que é o proprietário da marca, a pessoa que tem a ideia de negócio, o know-how e os meios necessários para a sua expansão. O franqueador é também responsável pela inovação e melhoria da marca, bem como por outras áreas como a comunicação ou o marketing digital.
Desta forma, o franqueador encarrega-se de conceder ao franqueado o direito de utilização da sua marca, dos seus sistemas e processos de trabalho, prestando-lhe apoio e assistência técnica para que este possa promover com sucesso a sua franquia.
O que é um franqueado?
Sabe o que é ser um franqueado? Um franqueado é uma pessoa singular ou uma empresa que obtém os direitos de utilização de uma marca de sucesso, bem como de todos os seus procedimentos ou sistemas utilizados pelo próprio franqueador para empregar na sua franquia.
Portanto, o franqueado paga para usufruir destes direitos ao conhecimento do modelo de negócio, para além do apoio permanente prestado pelo franqueador.
Além disso, este valor está sujeito ao que for acordado no contrato de franchising, devendo cumprir todas as indicações ditadas pela marca.
Qual é a relação entre franqueador e franqueado?
A franquia é um modelo de negócio onde franqueador e franqueado devem estar em uníssono. Para isso, a relação entre o franqueador e franqueado é muito importante. O franqueado deve cumprir o estipulado, enquanto o franqueador deve dar apoio constante ao franqueado. Ambos têm o mesmo objetivo: que uma marca seja bem sucedida e continue a ser um negócio de sucesso.
Para o conseguir, é essencial estabelecer uma relação de confiança de ambas as partes. A comunicação, o apoio e a paixão pelo negócio devem ser os pilares desta relação.
Quais são os papéis e as funções destas figuras numa franquia?
De seguida, vamos ver quais são os papéis e obrigações do franqueador e franqueado:
Deveres e funções do franqueador
Por um lado, o papel do franqueador é elementar. Estas são algumas das ações que este realiza na franquia:
Inovação e reputação da marca
Em primeiro lugar, o franqueador deve investir em I+D+i para melhorar os processos, serviços e produtos da franquia. Da mesma forma, esta figura encarrega-se de gerir a reputação da marca, procurando uma imagem positiva da mesma.
Produto ou serviço genuíno
É também dever do franqueador ter produtos e serviços próprios, registados pela marca. Produtos ou serviços que a marca deu a conhecer ao público e cujo sucesso é notório.
Infraestruturas
O franqueador deve disponibilizar as infraestruturas necessárias para o arranque da franquia.
Acesso a fornecedores
Outra das suas tarefas é conseguir fornecedores aos franqueados, evitando-lhes esta árdua tarefa. Os fornecedores também oferecerão bons preços aos franqueados devido ao elevado volume de vendas.
Formação e know-how
Uma das obrigações de um franqueador é transmitir o know-how da sua empresa. Para tal, deve oferecer um manual de empresa que especifique as chaves do negócio, bem como formação.
A formação é fundamental numa franquia. Os franqueados devem conhecer a marca da mesma forma que os franqueadores.
Marketing e comunicação
O marketing e todas as ações de comunicação (redes sociais, internet, presença nos media…) são da responsabilidade do franqueador.
Gestão das áreas geográficas
Outra das tarefas e obrigações do franqueador é a avaliação das áreas geográficas, gestão de territórios e atribuição de franqueados a uma área específica.
Assistência e avaliação do franqueado
O compromisso deve ser total por parte do franqueador. O franqueador deve dar apoio constante ao franqueado em todo o tipo de áreas. Por outro lado, o franqueador deve avaliar regularmente os franqueados, verificando se estes cumprem os requisitos do franchising.
Assegurar o equilíbrio entre franqueado e franqueador
Por fim, outra das obrigações do franqueador é garantir que tudo o que foi acordado no contrato assinado no início desta relação comercial seja cumprido.
Deveres e funções do franqueado
Por outro lado, o franqueado deve também realizar algumas acções:
Solvência financeira e profissional
Para além de dispor dos recursos financeiros necessários, o franqueado deve igualmente ocupar-se da gestão da sua própria equipa.
Gerir a sua atividade em conformidade com a franquia
Por outras palavras, o franqueado deve cumprir o que foi acordado na relação contratual com o franqueador. E isto inclui tudo, desde o respeito pelo contrato de franchising, ao pagamento das várias taxas, até à compreensão da visão, missão e valores da franquia.
Interesse e desejo
Esta é a última das obrigações do franqueado e, sem dúvida, a mais importante. O franqueado deve ter um compromisso com a marca. Sem o desejo de exercer uma atividade como o franchising, não será possível!
Para se tornar um franqueado, não é necessário ter experiência prévia no sector, basta confiar na marca do seu franqueador!
Quais são as diferenças entre franqueador e franqueado?
Ainda não está esclarecido sobre o franqueador e o franqueado? Aqui estão as diferenças mais importantes entre as principais partes de um franchising:
Direitos e obrigações do franqueador e do franqueado
Como vimos, os deveres e responsabilidades destas duas figuras são muito diferentes. Enquanto o franqueador tem a obrigação de fornecer todas as chaves ao franqueado para que este possa continuar com o sucesso da marca, através da sua franquia, o franqueado deve trabalhar de acordo com o sistema de trabalho do franqueador. Da mesma forma, outra das principais obrigações do franqueado é pagar as diferentes quantias ao franqueador pela exploração da marca, como a taxa de entrada ou os royalties.
Propriedade da marca
Esta é uma das principais diferenças: quem é o dono do negócio. Assim, o franqueador é o proprietário do “negócio original”, a marca, e o franqueado passa a ser a pessoa que compra os direitos de trabalhar sob essa mesma marca, bem como o modelo de sucesso do negócio do franqueador.
Controlo do negócio
Embora o franqueador tenha o controlo global da marca, o franqueado tem alguma autonomia para gerir o seu próprio negócio no dia a dia. No entanto, está sujeito aos termos e condições do contrato de franchising.
Vantagens do franqueado e do franqueador
As vantagens de ambos são também diferentes. O franqueado não necessita de experiência no sector, pois tem todo o conhecimento e reputação da marca do franqueador, pelo que os seus benefícios também são importantes desde o início.
Por outro lado, o franqueador obtém benefícios económicos da exploração da marca e do seu modelo de negócio, provenientes dos franqueados.
Os riscos
O franqueado assume certos riscos como o cumprimento dos termos com o franchising ou o investimento inicial, mas os mesmos que o franqueador. O franqueador deve cuidar da sua marca para que a reputação do seu negócio não diminua.
Então, esperamos que tenha ficado claro para ti qual é a diferença entre franqueador e franqueado! E se estás interessado em abrir uma franquia La Mafia, também estás com sorte! No La Mafia, temos uma rede de franqueados que todos os anos se junta a novos membros. Queres ser o próximo?
Sê muito bem-vindo para te juntares à famiglia!