BLOG

Inicio > Cultura > Psicologia da cor: como as cores influenciam a alimentação

Psicologia da cor: como as cores influenciam a alimentação

Comemos com os olhos? Obviamente, a apresentação de um prato é fundamental quando se trata de o comer ou não. Mas não é disso que queremos falar neste artigo; é da cor dos alimentos. 

Porque as cores estimulam o nosso cérebro de tal forma que nos indicam, quase como que por instinto, a escolha que devemos fazer. Porque sim, só pela cor conseguimos perceber se algo vai ser saboroso ou se está em bom estado. 

Queres saber o que nos dizem as cores dos alimentos? Sabias que há certas cores que nos incentivam a comer? Continua a ler este post e descobre a psicologia da cor dos alimentos. 

A importância da cor na alimentação

A psicologia da cor é um campo de estudo muito utilizado no marketing, pois analisa o comportamento humano perante diferentes cores. As emoções provocadas pela cor amarela não são as mesmas que as provocadas pelo preto, por exemplo.

Não há dúvida de que as cores dos alimentos têm uma influência direta no apetite, bem como na apreciação do sabor e, por conseguinte, no nosso desejo de comer esse alimento ou prato em particular.

Porque, como disse o escritor Charles Baudelaire: “a cor pensa por si mesma, independentemente do objeto que veste”; e a gastronomia é um exemplo claro disso.

Quais são as cores que mais despertam o apetite?

Como é que as cores influenciam a comida? Através de diferentes receitas da ementa de La Mafia se sienta a la mesa, vamos responder a esta pergunta. Descobre a psicologia da cor através da comida ítalo-mediterrânica. Porque as cores para a comida são como o tapete da porta de casa: o incentivo que nos convida a entrar!

Pizza Quattro Formaggi

Alimentos amarelos ou a alegria de comer a nossa pizza Quattro Formaggi

Começamos pela cor amarela, que transmite energia, otimismo e alegria, o que estimula o apetite de todos. E se nos perguntarem qual é a cor dos alimentos que mais chama a atenção, o amarelo é uma delas, sem dúvida! Associado ao sol, fonte de energia, incita-nos a comer. E a comer depressa, para que os comensais continuem a querer e a pedir mais.

É por isso que, na psicologia da cor, o amarelo é uma das cores que abre o apetite por excelência.

E se pensarmos numa das nossas deliciosas propostas, a pizza Quatro Formaggi com natas, mozzarella, gorgonzola, emmental, Grana Padano D.O.P. e orégãos torna-se uma escolha perfeita para representar o amarelo. E para quem gosta de doces? O cheesecake. No La Mafia somos verdadeiros amantes de queijo.

Insalata di ventresca

O verde como cor principal na alimentação: descobre uma vida saudável com as nossas deliciosas insalate

O verde, como se tornou habitual, é um reflexo de uma vida saudável. Na psicologia das cores, o verde está associado à natureza e, por isso, transmite confiança. No La Mafia, à mesa, esta cor está mais do que presente, mas destaca-se sobretudo nas nossas saladas cheias de sabor.

Experimenta a insalata di ventresca sobre caponata siciliana, beringela I.G.P. Almagro temperada, alcaparras, tomate em pó e crocante de courato ou, se preferires, a insalata di rolo de cabra gratinado também é um clássico. Uma mistura de alface, queijo de cabra, tomate repousado, bacon, sultanas e pinhões, tudo acompanhado por um molho de mostarda laranja. Estás pronto para comer com os 5 sentidos?

Lumaconi con salsa arrabbiata affumicata

Comida vermelha? O nosso lumaconi com molho Arrabbiata affumicata e molho de mostarda laranja

O que significa a cor vermelha na alimentação? O vermelho estimula o apetite e transmite energia, razão pela qual é frequente vermos muita comida vermelha nos restaurantes. De facto, é uma das cores preferidas habitualmente pelos membros mais jovens da família. 

Cores como o vermelho estão entre as cores mais intensas do espectro. E, no caso dos alimentos, é uma das cores que mais ativa o nosso apetite. É por isso que não está apenas presente nos pratos, mas também nas decorações ou nos logótipos das marcas.

O vermelho está ligado à paixão. Mas esta cor, associada à comida, pode provocar a sensação de adrenalina, acelerando o pulso e a respiração.

E, se quiseres experimentar o vermelho na comida em primeira mão, não deixes de pedir o nosso lumaconi, e experimenta esta massa al dente! Com um ragu de bolonhesa caseira, chouriço fumado picante e o toque final com o molho de mostarda laranja. Bom apetite!

Salmón a la crema con espinacas y nueces

Um exemplo de uma refeição cor de laranja? O nosso filete de salmão com espinafres e creme de nozes

Por outro lado, na psicologia das cores, o laranja indica uma vida saudável e abre o apetite. Provavelmente ainda não te apercebeste de quantas coisas comes que são cor de laranja. O laranja é uma cor quente que ativa o corpo, uma vez que está associada aos citrinos, aumentando a quantidade de oxigénio no cérebro e, por conseguinte, estimulando a mente.

O laranja dá-nos fome – é uma cor que nos dá vontade de comer!

Trazemos à tua mente o nosso fantástico lombo de salmão em molho de natas com pecorino, cogumelos, rebentos de espinafres, tomate semi-seco e nozes. Mas a laranja também está presente no nosso clássico Aperol Spritz.

Panacota

A saciedade da comida branca com a nossa panacota

De acordo com a psicologia da cor, o branco é uma cor que gera uma sensação de saciedade só pelo facto de se comer esse prato. O branco também está associado à inocência e à pureza, e é por isso que não nos preocupamos em comer comida branca. 

Nunca é suficiente quando se trata da nossa panacota!

A panacota de La Mafia é feita de chocolate branco e coberta com doce de frutos vermelhos. É uma das melhores sobremesas da casa. E para “tirar o fôlego”? Os sorvetes, também de branco, limão e limoncello.

E se estás a pensar em salgados, não deixes de provar a burrata fresca que acompanha o nosso rigatone com ovo e molho pomodoro rosso. Brutal!

Giganti de cordero al Pedro Ximénez

Experimenta a comida castanha, uma delícia como o nosso cordeiro giganti com Pedro Ximénez

E o que dizer da comida castanha? Esta cor, o castanho, incita ao capricho. Associamo-la a pecados culinários como o chocolate, o café ou a carne; acima de tudo, a alimentos consistentes que nos dão água na boca só de pensar.

Aproveitamos para vos falar dos nossos giganti de borrego em leitão com molho Pedro Ximénez e foie com aroma de tomilho e limão, e com um incrível molho de cogumelos feito de natas, licor e foie. 

E a comida de cor azul?

Neste sentido, os alimentos azuis não são recomendados para utilização em restaurantes e outras empresas de catering, uma vez que reduzem a fome. 

E, se quiser viver a vida a cor de rosa com a tua comida, certifica-te de que fazes uma reserva no La Mafia. Partilha com os seus entes queridos o #PiacereOriginale num restaurante atipicamente italiano.