BLOG
Inicio > Notícias de Franquia > 7 erros que deves evitar cometer ao investir em Hotelaria
7 erros que deves evitar cometer ao investir em Hotelaria
Como gerir um negócio de hotelaria? Certamente que, se estás a pensar ser um empreendedor, esta pergunta já se terá levantado. E há que saber investir em hotelaria para levares o teu negócio ao estrelato.
Desta forma, neste artigo dizemos-te os 7 erros que deves evitar cometer ao investir em hotelaria. Toma nota deles! Torna o teu restaurante ou bar num dos negócios de hotelaria que realmente resultam.
Erros que não podes cometer para gerir corretamente um negócio de hotelaria
Seguidamente, deixamos-te a nossa lista de 7 erros que deves evitar cometer ao investir em hotelaria. Lembra-te, se quiseres ter sucesso com a tua franquia, isto é o que NÃO deves fazer:
1. Não conhecer o produto com o qual se trabalha
Embora pareça mentira, é um erro bastante comum. Existem bares e restaurantes nos quais os empregados e donos não sabem o que estão a vender.
Na La Mafia sabemos o que vendemos e, por isso, apostamos na qualidade do produto. Dito isto, um negócio terá de saber o que vende, para além de proporcionar uma maior confiança ao público. É importante que organizes o local em função do produto.
Desta forma, é necessário calcular o custo real do produto e não fixar os preços segundo o mercado ou a concorrência. Esta é uma das causas principais pelas quais muitos negócios não conseguem bons resultados no final do mês.
2. Escolher o lugar, ignorando as necessidades do teu negócio de hotelaria
Não é equiparável uma cozinha de um espaço de petiscos à de um restaurante de pratos e refeições. Nem o tamanho, nem os fornos, nem as superfícies… serão iguais.
Há que escolher o estabelecimento, conforme as necessidades do teu negócio. Ter presentes todas as medidas de segurança, assim como a localização. É importante, já que dentro destes 7 erros que deves evitar cometer ao investir em hotelaria, costuma repetir-se muito.
3. Não tratar a tua equipa com respeito
Para que qualquer projecto flua, é imprescindível que exista uma sintonia entre os diferentes trabalhadores. Mais ainda em hotelaria, onde o trabalho de equipa é de carácter obrigatório.
Desta forma, tens de apostar numa equipa humana e com experiência. Em primeiro lugar, deves contratar profissionais. Pessoas que se tenham formado devidamente e que, por conseguinte, possuem conhecimentos de hotelaria.
Por outro lado, se a tua equipa de trabalhadores funciona, deves fazer com que estes se mantenham contigo. E como fazê-lo? Oferecendo condições laborais dignas e descartar as velhas práticas das 12 horas diárias, acima de tudo mal pagas… Porque lembra-te: “o barato sai caro”.
4. Ignorar a formação
Se te dizemos que é necessário contratar profissionais, lembramos-te também que um aprimoramento constante é fundamental. Assim, para nós não existem dúvidas: a formação interna é a chave para o êxito da tua franquia.
Se tu e a tua equipa estiverem atualizados, tornar-se-ão melhores profissionais e, logo, oferecerás um melhor serviço ao público, o qual se traduzirá em óptimos resultados.
5. Não conhecer o teu público
Sem conheceres o teu público a fundo, é impossível oferecer um serviço ou produto de qualidade. Diz adeus a esses menus gigantes que querem vender de tudo e que, no fim de contas, não se centram no seu verdadeiro cliente.
Se tens um restaurante de comida italo-mediterrânica, é melhor centrares-te no que o cliente procura, ao invés de inovares com pratos que não se ajustam ao que o teu público espera.
6. Não ter em conta a rentabilidade em hotelaria
Por outro lado, nesta lista de 7 erros que deves evitar cometer ao investir em hotelaria, muito menos pode faltar-te este ponto. O teu bar não é uma diversão, é uma empresa. Portanto, deve ser bem administrado.
Qualquer negócio deve contar com um plano de gestão, no qual se calculem todos os gastos e lucros. E se o teu forte não são as contas, delega-as a profissionais. Confia em peritos que já sabem como funciona um negócio em hotelaria.
7. A promoção da marca é um investimento, não um gasto.
A promoção da marca é sinónimo de investimento, não de capricho ou de dinheiro mal gasto. Faz com que o teu público veja como uma experiência ir ao teu restaurante. Todo um momento de desfrute, em que uma boa comida, uma bonita decoração e um estabelecimento cómodo e agradável façam parte da mesma.
Para tal, a promoção é imprescindível e investir em marketing ou publicidade é uma necessidade. Anúncios online, cartazes sugestivos e redes sociais cuidadas são apenas algumas das ações a implementar.
A franquia da La Mafia é uma opção ideal para solucionar estes problemas
Na La Mafia se sienta a la mesa levamos a sério o nosso trabalho. Sabemos que é fundamental não cometer estes 7 erros ao investir em hotelaria.
Como tal, cuidamos dos nossos franchisados desde o primeiro momento. Oferecemos-lhes toda a informação possível e resolvemos todas as suas dúvidas.
Porque sabemos o que é gerir com êxito um negócio de hotelaria. E tu, queres juntar-te à nossa pequena, mas grande família? Abre uma franquia de um restaurante italiano. Para nós será um grande piacere.