BLOG

Inicio > Nutrição > Carpaccio: O que é? Origem, tipos e como prepará-lo .

Carpaccio: O que é? Origem, tipos e como prepará-lo

Uma das entradas mais populares é, sem dúvida alguma, o carpaccio. Este prato italiano, à base de fatias finas de — normalmente — carne crua, é um must em celebrações com amigos ou família.

Existem muitos tipos de carpaccio. Há também os de peixe ou, inclusivamente, de frutas e verduras. É uma receita apta para todos os gostos.

No artigo seguinte explicamos-te o que é um carpaccio, qual a sua origem (muito mais atual do que esperas), que tipos existem; para além disso, vamos mostrar-te como elaborar a receita de carpaccio de carne de vitela.

O que é o carpaccio? Descobre este prato de carne crua italiana

O carpaccio é um prato típico da cozinha italiana, elaborado à base de fatias de carne crua muito finas, geralmente de vitela, temperadas com azeite, sal, sumo de limão e outros condimentos. Costuma servir-se acompanhado por lascas de queijo parmesão. 

Normalmente, o carpaccio italiano é degustado como aperitivo, e para partilhar. Quase todos conhecemos esta delícia, mas seguramente muitos ficarão surpreendidos com a forma como foi batizado com este nome.

Origem do carpaccio

Conta a história que em meados do século XX existia na cidade de Veneza um restaurante chamado Harry´s Bar, propriedade do excelente chef Giuseppe Cipriani. Neste conhecido restaurante veneziano juntavam-se grandes nomes que passaram pela História, como os dos escritores Scott Fitzgerald, Truman Capote ou Ernest Hemingway.

Ao que parece, o restaurante era frequentado também pela condessa Amalia Nani Mocenigo, que padecia de um défice de glóbulos vermelhos. O seu médico aconselhou-a a combater esta carência com o consumo de carne crua. Cipriani, dono do restaurante, idealizou este prato de finas fatias de carne crua que, atualmente, todos conhecemos pelo nome de carpaccio, deslumbrando a sua clientela.

A ideia de batizar esta receita como carpaccio provém do interesse de Cipriani pela pintura italiana e, especialmente, pela escola de Veneza. A pintura do Renascimento italiano e, concretamente, a da corrente denominada por Quattrocento foi liderada por artistas como Botticelli. Entre eles, e proveniente da escola veneziana, destacou-se Vittorio Carpaccio, que desenvolveu um estilo muito pessoal e capturou com uma profundidade peculiar a cor vermelha. 

A carne crua recordou a Cipriani a intensidade da cor vermelha que o pintor renascentista utilizava nas suas telas e decidiu batizar o prato com o apelido deste artista veneziano. Curioso, não é verdade?

“Encontro dos noivos e marcha em peregrinação”, obra de Vittorio Carpaccio

Que tipos de carpaccio existem?

O carpaccio é uma receita italiana servida sempre como entrada. E uma das suas máximas é que seja confecionado com matérias primas de grande qualidade, já que por ser um produto consumido cru, o seu sabor deve ser intenso. Como tal, outro dos conselhos para obter um bom carpaccio é utilizar ingredientes muito frescos.

Porém, o carpaccio não é apenas uma confeção de carne crua italiana, pois com o passar do tempo surgiram numerosas interpretações, tanto no país alpino como fora dele.

Assim, hoje é comum elaborar carpaccios de diversos tipos de peixe ou marisco, como o de tamboril, bacalhau, pescada, vieiras ou o carpaccio de polvo. Para além disso, também o de cogumelos, queijo e inclusivamente o de frutas, como o de morango ou laranja. 

De seguida veremos alguns dos tipos de carpaccio mais presentes nas cozinhas de todo o mundo. Uma entrada que, onde quer que esteja, triunfa:

Carpaccio de vitela

Em primeiro lugar, não podia faltar nesta lista o carpaccio de vitela. Concretamente, a receita italiana de carpaccio de Bresaola, que se elabora com este enchido italiano, à base de carne de vitela salgada e curada, durante 2-3 meses.

Uma muito boa opção para abrir o apetite, em qualquer refeição.

Carpaccio de curgete

Por outro lado, uma opção vegetariana — e muito rica também — é o carpaccio de curgete. Uma receita muito fresca para o Verão, para além de saudável. Um conselho? Serve este carpaccio verde com tomate seco e um pouco de parmesão, uma delícia!

Carpaccio de gambas

Uma elegante e simples receita, que cozinharás em menos de 5 minutos! Tratando-se de marisco cru, recomenda-se congelá-lo previamente e evitar a anisaquíase, uma infecção parasitária.

Poderás utilizar todo o tipo de gambas (comum, vermelha…), como também lagostins ou camarão tigre. A decisão é tua! Para além disso, poderás aproveitar as cabeças e utilizá-las para um rico fumet de marisco.

Carpaccio de bacalhau

Se queres confecionar um requintado carpaccio de bacalhau, irás necessitar apenas de um pouco de azeite, tomate, orégãos, alcaparras e azeitonas pretas. E triunfa com este incrível prato.

Escolhe entre o bacalhau cru ou curado e, para os que não apreciam peixe cru, uma ideia é utilizar bacalhau fumado. 

Carpaccio de salmão

Se gostas de sushi, esta receita encantar-te-á! Uma forma de condimentar este peixe é adicionando sumo de limão, assim como ervas aromáticas como o cebolinho ou o endro, entre outras.

Uma entrada leve, fresca e deliciosa. Atreves-te a preparar este carpaccio marinho?

Carpaccios vegetais: De ananás ou tomate

Finalmente, outras receitas de carpaccio muito atrativas são as de carpaccios vegetais de ananás ou tomate.

Enquanto que o carpaccio de ananás é uma deliciosa sobremesa (podes adicionar-lhe gelado como acompanhamento), o carpaccio de tomate é uma salada riquíssima, que poderá lembrar-te a deliciosa caprese.

E se não tens ananás ou tomates em casa, cria o teu carpaccio vegetariano com outras opções da horta, como a abóbora, a melancia ou a beterraba.

Como preparar um carpaccio de vitela: Passos da receita italiana

Questionas-te sobre como preparar um carpaccio de vitela em casa? Dizemos-te todos os fatores-chave desta receita italiana:

Para confecionar um carpaccio de vitela para 4 pessoas, necessitaremos de:

Ingredientes

  • 400 gramas de lombo de vitela (caso prefiras um corte com menos gordura também podes utilizá-lo)
  • 100 gramas de parmesão
  • 100 gramas de rúcula

Para o molho citronete:

  • 2 colheres de azeite virgem extra
  • 3 colheres pequenas de sumo de limão
  • 1 pitada de sal
  • Pimenta moída (a gosto)

O corte da carne e o molho citronete

Uma dica para deixar a carne bem fina é colocá-la meia hora antes no congelador. Assim estará mais dura e será muito mais fácil o seu corte. Para além do produto, outro aspeto a destacar é utilizar sempre uma faca bem afiada, tal como avisam os cozinheiros: “a faca que não corta é aquela que não está afiada”. Assim, estando mal afiada, é necessário aplicar mais força sobre o alimento; o que aumentará as probabilidades de nos cortarmos.

Por outro lado, para preparar o molho citronete, é apenas necessária uma tigela onde misturar os ingredientes. Logo, para que o molho fique bem emulsionado, recomenda-se uma batedeira elétrica com varetas. Caso não disponhas duma, terás de fazê-lo manualmente.

Como servir o carpaccio de vitela

O processo de empratamento é muito simples. Escolhe um prato grande, onde irás colocar uma cama de rúcula, em primeiro lugar.

Seguidamente, junta a carne fina e, sobre esta, raspas de parmesão. Tempera com sal e pimenta, culmina a tua receita com o molho citronete e desfruta!

Na La Mafia somos também especialistas nesta requintada receita italiana. No nosso menu, poderás descobrir o clássico carpaccio de vitela ou o nosso incrível carpaccio de presa ibérica com lascas de foie gras. Deixa-te seduzir pela nossa cozinha italo-mediterrânica e todas as suas interpretações.

 Esperamos por ti!