BLOG

Inicio > Cultura > As 28 sobremesas italianas mais típicas da gastronomia italiana

As 28 sobremesas italianas mais típicas da gastronomia italiana

Ninguém recusa um doce. Na La Mafia se sienta a la mesa, também somos muito gulosos. E a gastronomia tradicional italiana faz sobressair o nosso lado mais doce. Neste artigo, trazemos-te as 28 sobremesas italianas mais típicas e deliciosas.

Descobre as melhores sobremesas italianas

Bolos, biscoitos, bolachas, gelados… Apaixona-te pelas melhores sobremesas italianas da seguinte lista.

1. Amaretti

Amêndoas moídas, açúcar em pó, claras de ovo e uma colher de licor de Amaretto; com estes ingredientes farás uma das sobremesas italianas mais fáceis. As Amaretti são bolachas de amêndoa, ideais para acompanhar um bom café.

A título de curiosidade: embora estejam presentes em toda a Itália, a sua produção mais importante situa-se nas regiões setentrionais do Piemonte e da Lombardia; mas acredita-se que sejam de origem árabe.

2. Bocconotti

Outra famosa sobremesa italiana é o bocconotti. É uma tarte italiana, que, dependendo da área, pode ser recheada com chocolate e creme de avelã ou compota. Também dependendo do local, a massa é acompanhada de raspas de limão ou de casca de laranja.

Polvilhados com açúcar em pó, e acompanhados por um vinho doce, os bocconotti são um verdadeiro deleite!

FOTO

3. Bonèt

Viajamos para o norte, para a região do Piemonte. Bonèt é outra sobremesa típica italiana que se assemelha a um pudim ou flan. Curiosamente, é feita com as bolachas de amaretti moídas acima mencionadas, juntamente com leite fresco, cacau em pó, licor de Amaretto, açúcar e ovos. Uma sobremesa que certamente será um sucesso, e muito fácil de fazer!

4. Canestrelli

Uma bolacha com a forma de uma margarida? Sim, existe, e chama-se canestrelli. Estas bolachas de 6 pétalas em forma de flor são uma das sobremesas típicas italianas por excelência.

Além disso, são muito fáceis de fazer. Só precisas de farinha, manteiga, açúcar em pó, amido de milho, ovos e sal. Os canestrelli têm uma textura muito particular, isto porque a gema de ovo é previamente cozinhada durante a preparação.

5. Cannoli

Originários da Sicília, os cannoli são um tubo doce de massa estaladiça recheado com ricota, açúcar de confeiteiro e raspas de limão ou de laranja. São frequentemente servidos com fruta, chocolate ou pedaços de pistachio — um crocante espectacular!

Uma característica especial é que a massa é feita com vinho Marsala, um vinho doce italiano.

6. Cartocci

Se pensarmos numa sobremesa italiana frita, não podemos perder os cartocci. Para simplificar, são uma espécie de donut frito; de facto, são normalmente comidos ao pequeno-almoço.

Tal como os cannoli, os cartocci são sicilianos e são recheados com ricota adoçada com baunilha ou essência de laranja e chocolate. A tua boca já está a salivar?

7. Cassata

Ainda na mesma ilha, a cassata é também típica na Sicília. Uma tarte com ricotta, açúcar, maçapão, pão-de-ló, açúcar de confeiteiro e fruta cristalizada para decoração. Visualmente é muito bonito, e tem um sabor ainda melhor! A receita pode variar um pouco, dependendo do pasteleiro.

8. Crostata

A “tarte americana” italiana. A crostata é uma tarte com uma base de massa estaladiça e um recheio de marmelada. Pode ser de morango, pêssego ou cereja, a escolha é tua!

Se fores bastante guloso, a crostata é uma das sobremesas italianas que será um sucesso nas refeições e petiscos.

9. Gelato

Esta é sem dúvida a mais famosa sobremesa italiana e a mais internacional. O gelato italiano não tem nada a ver com gelado congelado de supermercado. Os gelatos são feitos com leite e não com natas.

Chocolate, baunilha, morango, natas, limão… mas também fiore di latte, pistachio ou nocciola — as opções são quase infinitas!

10. Genovesa

Uma receita de sobremesa tradicional italiana? Genovesa. É um pão-de-ló muito fácil de fazer, mas serve como base para receitas mais complexas.

Genovesa é um pão-de-ló sem levedura, a sua textura esponjosa deve-se à quantidade de ovos batidos incluídos na receita. Com ovos, manteiga derretida, farinha, açúcar, sal e, se quiseres, casca de limão, obtém-se um pão-de-ló muito saboroso.

11. Gubana

Uma das mais importantes sobremesas de Natal italianas em Friuli-Venezia Giulia, mas comida durante todo o ano. Estamos a falar da gubana, um pão doce recheado com frutos secos, sultanas e casca de laranja ou de limão.

12. Mostacciuoli

As mostacciuoli, por outro lado, são um tipo de biscoito feito com amêndoas moídas, canela, ovos, farinha, açúcar mascavado e, se te apetecer, casca de limão e cacau em pó. No entanto, existem ainda receitas que cobrem a bolacha com chocolate preto.

As mostacciuoli são uma das sobremesas italianas mais antigas. Diz-se que São Francisco de Assis era um grande fã destas bolachas.

13. Pan de Saba

Como o nome sugere, este doce é um pecado. Pan de saba ou bolo de chocolate Rainha de Saba é uma excelente escolha para os amantes de chocolate (também adequado para os celíacos!).

É uma sobremesa italiana fofa, muito macia e fácil de fazer. Estás preparado para isso?

14. Pandoro

Nesta lista das 28 sobremesas italianas mais típicas da gastronomia italiana, não podíamos deixar de fora o pandoro. Pandoro, originário de Verona, é um dos doces de Natal mais populares e a sua receita remonta à Idade Média.

Assemelha-se ao panetone, mas a massa é tipo brioche. E, claro, o seu interior é amarelo (devido ao ovo e à baunilha), daí o seu nome.

15. Panettone

Este é o clássico pão doce do Natal italiano. É uma das mais importantes sobremesas italianas. Tal é a sua fama que o panettone atravessou fronteiras; pode ser facilmente encontrado em supermercados de todo o mundo.

Para a receita do panettone, precisamos principalmente de farinha, ovos, açúcar, levedura, leite, manteiga, bem como sultanas e fruta cristalizada.

16. Panna cotta

Panna cotta é uma sobremesa muito semelhante ao nosso flan de ovos. Feita com leite, natas, açúcar, gelatina e baunilha, pode ser acompanhada por frutos vermelhos, caramelo ou café.

Muito simples, esta sobremesa italiana não precisa de um forno, por isso é muito fácil acertar na sua receita!

17. Pardulas

As pardulas são pastéis típicos da ilha da Sardenha. A massa é feita com farinha, manteiga e óleo, e para o recheio, tudo o que precisas é de ricota, açúcar e raspa de limão — delicioso!

18. Pastiera

Novamente de Nápoles, a pastiera é semelhante a crostata. Também é feita com massa quebrada, mas o seu recheio é de grão de trigo cozido, leite, ricota, açúcar e casca de laranja.

19. Profiteroles

Apesar da sua origem francesa, os profiteroles são uma das sobremesas obrigatórias para os italianos. Uma deliciosa mistura de massa de choux com recheio de natas, chocolate ou natas, são um verdadeiro deleite!

20. Seadas

Uma receita para quem realmente adora doces. A seada é também proveniente da Sardenha e consiste numa massa recheada com queijo, açúcar, canela e raspa de limão ou casca de laranja. É necessária banha de porco para a massa. Uma vez cozinhada, a seada é servida com mais açúcar ou mel — uma das mais tradicionais sobremesas italianas caseiras!

21. Sfogliatelle

Esta é uma das sobremesas italianas mais difíceis de fazer. “Sfogliatelle” vem de “sfoglia” que significa “massa folhada” e, como podes imaginar, esta sobremesa é feita com este tipo de massa.

É uma espécie de croissant de origem napolitana e é recheado com queijo ricota, sêmola fina, fruta cristalizada e açúcar. Sensacional!

22. Taralli

Taralli são umas rosquilhas crocantes feitas de farinha, sal, azeite e sementes de funcho. São biscoitos salgados, mas com o funcho têm um sabor muito especial.

23. Tegole

Tegole ou tejas são bolachas com amêndoas, nozes e avelãs. São feitas moendo estas frutas secas e misturando a farinha com claras de ovo, farinha de trigo, e é tudo!

24. Tiramisu

Sem dúvida uma das mais famosas sobremesas italianas. Para a receita mais clássica de tiramisu, café, mascarpone, ovos, açúcar, cacau e bolos sponge são essenciais. Algumas pessoas acrescentam também um pouco de licor de amaretto — um verdadeiro deleite para o paladar!

25. Torrone

Os italianos também comem nougat. Torrone é típico no Natal. Tal como em Espanha, existem muitos tipos diferentes, mas se quiseres fazer um torrone tradicional, só precisas de amêndoas, ovos, açúcar, mel, sal, raspa de limão, amido de milho e extracto de baunilha.

26. Bolo Caprese

Uma sobremesa italiana para os celíacos? Bolo caprese! Entre os seus ingredientes não encontras farinha de trigo, mas sim amêndoas, açúcar, ovos, chocolate e manteiga. É muito fácil de fazer e o seu sabor é incrível.

27. Zuccotto

O Zuccotto é também uma das sobremesas italianas fáceis e saborosas. Tem a forma de uma semi esfera e consiste num bolo com uma base de pão-de-ló embebido em licor e natas. Há também receitas que incluem Nutella ou chocolate derretido.

28. Crème Carisole

Para concluir esta lista de 28 sobremesas italianas, gostaríamos de explicar que a Crème Carsolina é um mil-folhas típico de Trieste recheado com leite fresco, zabaione ou sabayon, baunilha e limão.

Podes provar algumas destas deliciosas sobremesas no La Mafia.

E, se quiseres provar sobremesas italianas, o menu La Mafia oferece uma grande variedade. Desde o clássico tiramisu ou panna cotta, até gelatos de diferentes tipos: chocolate preto, mascarpone, baunilha de Madagáscar ou morango. Mas também temos bolos, sorvetes, coulant de chocolate ou a nossa maravilhosa torrija.

Reserva agora no teu restaurante La Máfia mais próximo, e experimenta as nossas sobremesas italianas!