BLOG

Inicio > Em La Mafia > Receita original italiana de tiramisú: uma sobremesa caseira, clássica e fácil de confeccionar

Receita original italiana de tiramisú: uma sobremesa caseira, clássica e fácil de confeccionar

Neste artigo vamos olhar para a receita original italiana de tiramisú. Aprende a fazer uma sobremesa simples e caseira que toda a família pode desfrutar.

Uma das receitas italianas que triunfa sempre, não importa a hora ou ocasião, é o delicioso tiramisú. Pode ser servido como uma sobremesa ou como um lanche e se tornou obrigatório nas festas de aniversário de qualquer idade!

Qual é a origem do tiramisú?

Se mergulharmos na história do tiramisú, antes de mais nada, a sua origem não é clara. Duas regiões do norte, Veneto e Friuli-Venezia Giulia, estão em disputa sobre a receita. A receita é, no entanto, bastante moderna.

 

Foi apenas na segunda metade do século XX que se tornou popular em Itália, embora existam lendas sobre esta sobremesa italiana que datam dos séculos XVII e XIX.

Como curiosidade, traduz-se como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”, uma receita que levantará o espírito de qualquer pessoa!

 

Ingredientes para fazer um tiramisú italiano artesanal

Estás a pensar em fazer uma receita italiana de tiramisú? Estes são os ingredientes necessários para fazer um bolo de tiramisú caseiro que será um sucesso com os teus convidados. Buon appetito!

 

  • 50g de queijo mascarpone
  • 6 ovos M
  • 150g de açúcar (de preferência açúcar de confeiteiro)
  • 300g biscoitos savoiardi ou, na sua falta, de soletilla
  • 10-20g de cacau em pó
  • 150ml de café
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de licor Amaretto (opcional)

 

Como é feito o tiramisú italiano? Receita original, passo a passo

Para fazer esta receita italiana de tiramisú, primeiro que tudo, é preciso fazer o creme que cobre as diferentes camadas desta rica sobremesa. Como esta é uma receita não cozida, esta é a chave para o sucesso.

 

Eis como fazer o creme de sabayon para o teu tiramisú:

 

O creme de sabayon

 

Em primeiro lugar, para esta parte da receita são necessários os ovos, o açúcar e o Amaretto. Dito isto, passemos aos próximos passos!

  1. Verter a água para uma grande frigideira e aquecê-la. Importante: não deve ferver.
  2. Partir os ovos, separando as gemas das claras, uma vez que estas serão batidas mais tarde.
  3. Misturar as gemas com o açúcar numa tigela de metal e, quando começar a fazer espuma, colocar a tigela sobre a panela de água.
  4. Quando as gemas tiverem duplicado de tamanho, é altura de adicionar o Amaretto. Mais uma vez, se esta receita for para crianças ou se não quiseres incluir o licor, este passo pode ser ignorado.
  5. Misturar tudo em banho-maria e deixar arrefecer. O objectivo é obter um creme compacto e esponjoso.

Uma vez feito o creme de sabayon, este deve ser adicionado aos outros ingredientes. Vamos ver como:

  • Antes de mais, é preciso bater as claras de ovo que se puseram de lado até ficarem em castelo. Para tal, adicionar uma pitada de sal e bate. Nesta etapa tens de ser paciente, até as claras de ovo ficarem em castelo e serem compactas, o teu merengue não está pronto.
  • Mistura o creme de sabayon e as claras em castelo, integrando bem todos os ingredientes até obter um creme homogéneo.
  • Por outro lado, bater o queijo mascarpone à temperatura ambiente e adicioná-lo ao creme.
  • Preparar uma cafeteira e deixar arrefecer o café.

 

Montagem final do tiramisú

 

Agora todos os elementos estão prontos. Mas como se monta um tiramisú? É muito simples!

 

  • Fazemos uma primeira camada com os biscoitos savoiardi ou soletilla. Estes devem ser embebidos no café, mas não demasiado. Não devem partir.
  • Fazer uma segunda camada com o creme à base do merengue, mascarpone e sabayon creme. Continuar desta forma até que todo o molde seja coberto.
  • O último passo é polvilhar o cacau por cima, e é isso!

É possível fazer tiramisú sem ovos?

Sim, a receita de tiramisú também pode ser adaptada desta forma. Se és intolerante aos ovos, não te preocupes!

 

Se estás a pensar como fazer tiramisú sem ovos, primeiro que tudo e obviamente, terás de encontrar um substituto para as gemas de ovo adocicadas e as claras de ovo batidas para as natas. A nossa dica? Misturar queijo creme de mascarpone com essência de baunilha. Terás esse sabor doce, mas sem o ovo. A textura não será a mesma, mas o sabor será igualmente bom!

 

Tem também em mente que tens de encontrar um biscoitos sem ovo para a base. Podes fazê-lo com iogurte, por exemplo, e com certeza será óptimo!

Que tipo de licor está na receita original do tiramisú?

 

A receita original italiana de tiramisú utiliza licor de Amaretto ou “amarguito”, que é a sua tradução literal do italiano. Este licor é feito a partir de caroço de damasco e amêndoa, ao qual se adiciona açúcar, plantas e frutos como os pêssegos e, claro, álcool puro.

 

Amaretto é utilizado para tornar o creme do tiramisú ‘bêbado’ e dar-lhe um toque diferente. No entanto, é inteiramente opcional. Na realidade, nem sequer é mencionado em muitas receitas de tiramisú. Se tiveres filhos em casa, a opção sem ingrediente será a melhor.

Existem outros sabores de tiramisú?

Claro que há! Para além desta receita caseira de tiramisú, podemos encontrar sabores de fruta como o tiramisú de limão ou o tiramisú de morango ou, para os mais gulosos, tiramisú com leite condensado, tiramisú com natas ou tiramisú de chocolate branco… as opções são quase infinitas.

 

De facto, se estás à procura de uma receita que seja em partes iguais inovadora e exótica, o tiramisú de chá matcha é o vencedor.

É possível fazer a receita de tiramisu sem glúten?

 

E se tiveres doença celíaca, também tens esta opção de tiramisú com mascarpone! Por exemplo, na La Mafia se sienta a la mesa temos um tiramisú sem glúten. É um gelado de tiramisú feito com um incrível mascarpone e cacau. Ninguém ficará sem o seu tiramisú!

Vem à La Mafia e experimenta o nosso tiramisú italiano.

 

E se quiseres experimentar o verdadeiro tiramisú italiano, na La Mafia fazemos a receita original italiana com produtos D.O.P. italianos. Temos o clássico tiramisú, mas também a opção sem glúten de que vos falávamos, a escolha é vossa!

Descobre o nosso menu renovado e vem provar o verdadeiro #PiacereOriginale.