BLOG
20 doces e sobremesas de Natal italianas ideais para dezembro
Sabe o que são sobremesas italianas de Natal? Na La Mafia se sienta a la mesa somos amantes da gastronomia italiana e, claro, também dos doces típicos de Natal, que abundam por todo o país.
A gastronomia italiana é rica em sobremesas e doces regionais de Natal.
Do Piemonte à Sicília e à Toscana. A cozinha italiana vai muito além da massa e da pizza, e é também rica em sobremesas, especificamente doces de Natal típicos. Já deves ter ouvido falar de preparações como Panettone, Pandoro ou torrone, mas a verdade é que, dependendo da região, existem dezenas de receitas.
Por isso, nesta compilação, chegámos a 20 sobremesas italianas de Natal, toma nota e escreve quais vai querer preparar em casa ou provar na tua próxima viagem!
Se quiseres aguçar o teu apetite, recomendamos-te que consultes o nosso menu. Temos algumas sobremesas deliciosas.
1. Pandoro
Este é um dos doces de Natal italianos mais típicos. Originário de Verona, o seu nome deriva da “folha de ouro” veneziana e, não surpreendentemente, era servido nas casas dos venezianos mais ricos. Como curiosidade, a forma característica de oito pontas deste ‘dolce di Natale’ foi concebida por um pintor impressionista, Angelo Dall’Oca Bianca, e patenteada pelo proprietário de uma confeitaria, Domenico Melegatti.
O seu delicado sabor a baunilha e manteiga faz com que esteja a par com panetone para o título de doce de Natal italiano por excelência. Ao contrário do panettone, porém, o tradicional pandoro não é decorado com fruta cristalizada ou creme, mas apenas com açúcar de confeiteiro.
2. Panettone, um clássico italiano
De facto, outro dos típicos doces de Natal italianos, e provavelmente o mais internacional, é o panettone. Esta sobremesa consistente de origem lombarda delicia os amantes de doces, pois além de ingredientes como farinha, açúcar, ovos e manteiga para a massa, é recheada com fruta cristalizada, especialmente laranja e cidra (um citrino).
É um clássico de Natal em casas italianas e, embora tal como o Pandoro seja difícil de preparar, pode ser comprado em padarias e pastelarias que o fazem artesanalmente.
3. Nougat
Tal como em Espanha, o nougat é uma parte essencial das refeições italianas após o jantar. Existem diferentes tipos, tanto moles (o famoso Cremona nougat), como duros. Os italianos comem-nos em bandejas, com tâmaras recheadas e figos — uma combinação irresistível!
4. Frutos secos caramelizados
As avelãs e amêndoas caramelizadas são as melhores, perfeitas para petiscar depois de uma grande refeição. Este tipo de “frutos secos caramelizados” é muito típico na tradição festiva italiana e, claro, também no Natal.
5. Cullurielli calabresi, doce ou salgado
Este prato típico da gastronomia calabresa é feito com massa à base de batata e é frito para ser comido quente, sendo frequentemente vendido na rua no Inverno. Para além da sua doce combinação, também pode ser servido com salsichas ou recheado com anchovas e queijo italiano.
6. Buccellati siciliani
Uma antiga receita siciliana, estes “buccellati” são bolachas de massa quebrada recheadas com figos, frutos secos e compota, temperadas com especiarias tais como canela e cardamomo.
7. Panspeziale ou Certosino de Bolonha
Certosino ou Panspeziale é um bolo de Natal típico da cozinha bolonhesa, cuja receita é passada nas famílias de geração em geração. Este bolo apelativo, brilhantemente decorado com frutos secos e fruta cristalizada, é feito com farinha, mel de acácia, mostarda bolonhesa e chocolate — um presente reservado para a época natalícia!
8. A Gubana de Trieste
Na região de Friuli-Venezia Giulia, a gubana é uma sobremesa que é comida durante todo o ano, mas é particularmente popular no Natal. Tem uma forma característica que se diz representar o chapéu da região e tem um delicioso recheio de frutos secos, sultanas, casca de laranja e de limão.
9. Nepitelle da Calábria
Parecem empadas, mas estas especialidades calabresas são enganosas quando se trincam. São recheadas com uma deliciosa preparação que inclui compota, nozes, amêndoas, sultanas, figos secos, chocolate e especiarias tais como canela e cravinho.
10. Struffoli do Sul da Itália
Esta curiosa sobremesa é um clássico de Natal nos lares napolitanos. Consiste em pequenas bolas feitas com farinha, ovos, açúcar, manteiga e licor de anis. São primeiro fritos e depois caramelizados, e dispostos em conjunto com confetis comestíveis coloridos.
11. Tronchetto de Natal piemontês
Com base na tradição do tronco de Yule, a gastronomia piemontesa faz o seu Tronchetto com chocolate, creme de castanha, natas e brandy.
12. Cartelato de Apúlia
Estes são doces de massa frita estaladiça feitos para o Natal na região italiana da Apúlia desde os tempos antigos. É comum mergulhar estas especialidades em mel e polvilhar com salpicos de cor sobre elas.
13. Bocconotti, ou cupcakes italianos
Parte da cozinha natalícia da região de Abruzzo, mas difundida no resto de Itália, existem diferentes variedades destes doces que parecem bolos, mas são preparados com um recheio delicioso envolto numa massa fina.
Um dos recheios mais tradicionais é o da sua zona de origem, com doce de uva preta, chocolate, farinha de amêndoa e canela. Há receitas de bocconotti que utilizam queijo mascarpone para dar um toque suculento e cremoso a esta sobremesa.
14. Palermo Cassata
A deliciosa cassata é uma típica sobremesa siciliana que é feita de diferentes formas em toda a ilha, especialmente em Palermo, onde é o doce de Natal por excelência. Este bolo chamativo com ricota doce, maçapão e fruta cristalizada também é comido na Páscoa e é o bolo quintessencial a trazer quando se é hóspede numa casa.
15. Mustacciuoli, deliciosos biscoitos de chocolate negro
São bolachas macias e com especiarias cobertas com uma camada de chocolate preto, muito populares em Nápoles na época do Natal. Ao revestimento tradicional juntaram-se agora outros sabores, tais como chocolate branco ou fruta cristalizada.
16. Panpepato, um delicioso doce de especiarias
Consumido em várias regiões, tais como Ferrara, este doce de Natal italiano consiste em pão de gengibre com frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas, etc.), sultanas, chocolate amargo e mel. O seu aroma é inconfundível graças à canela e à noz-moscada.
17. Caggionetti, pastelaria frita com recheio doce
E estamos de volta com outra sobremesa de Natal da região de Abruzzo! Os Caggionetti são uma espécie de empadas com uma massa muito fina. Estes pequenos pastéis, mais parecidos com um ravioli, são fritos e no seu interior escondem uma massa de grão-de-bico (ou castanhas), chocolate e amêndoas torradas.
18. Panforte Toscano
Este é um doce de Natal italiano muito popular, vindo da cidade de Siena, no coração da Toscana. Existem várias versões deste bolo plano e firme, tais como o branco e o preto, que têm amêndoas, fruta cristalizada (muitas vezes melão) e especiarias em comum.
19. Calabrian Ciambelle
Viajámos à Calábria para descobrir estas deliciosas bolachas em forma de donut, que são particularmente macias e fofas. São fritos e revestidos com glacê de açúcar.
20. Ricciarelli de Siena
E encerramos esta revisão das sobremesas italianas de Natal com maçapão feito com amêndoas, açúcar e clara de ovo, e aromatizado com laranja. Estes biscoitos ovais, polvilhados com açúcar em pó, são impressionantes pela sua superfície rachada e bordos levemente tostados.