BLOG
Inicio > Notícias de Franquia > Vantagens e desvantagens de uma franquia
Vantagens e desvantagens de uma franquia
Uma franquia é um sistema económico baseado na venda de produtos ou serviços de uma marca, mas de diferentes estabelecimentos com diferentes proprietários, que são regidos sob uma série de condições.
Por outras palavras: uma franquia é uma marca que atribui os seus direitos de utilização a diferentes pessoas que são conhecidas como franqueados.
Se quiseres aprofundar o assunto, convidamos-te a ler o nosso artigo sobre o que é uma franquia, as suas características e pontos-chave.
Um modelo de negócio que se espalhou por todo o mundo com benefícios e desvantagens. Vejamos as vantagens e desvantagens de uma franquia.
Principais vantagens e benefícios das franquias
Para saber como funciona uma franquia, é necessário conhecer tanto as vantagens como as desvantagens da mesma.
Assim, estes são os benefícios ou vantagens das franquias, tanto para o franqueado como para o franqueador.
Vantagens para o franqueado
- Um negócio de sucesso: o franqueado é o proprietário de um negócio comprovado.
- Financiamento: outra das vantagens muito importantes de uma franquia. Como é um negócio bem conhecido, muitos têm acordos com bancos.
- Publicidade e marketing: a promoção do estabelecimento vai ser cuidada pela franquia, o que significa economia de custos.
- Redução de riscos: o franqueador transmite o know-how ao franqueado. Por outras palavras: a chave do sucesso.
- Apoio contínuo: tanto acompanhamento como assistência técnica do franqueador.
- Formação: o franqueado tem, no mínimo, uma formação inicial que lhe permite desenvolver a actividade de franchising.
- I&D&I do franqueador: outra das vantagens da franquia é que toda a investigação e desenvolvimento do produto ou serviço é tratada pela sede.
Localização: Outro aspecto a destacar é que na grande maioria dos casos é a franquia que se ocupa da localização das instalações.
Vantagens para o franqueador
E quais são as vantagens do franchising para o franqueador?
- Consolidação de uma marca: o reconhecimento da marca expande-se tanto a nível nacional como internacional.
- Menor investimento: As economias de escala e a necessidade de menos pessoal significam que o negócio cresce, mas sem ter de investir mais nele.
- Crescimento: Outro benefício das franquias para franqueadores é que o negócio se expande muito rapidamente.
- Segurança financeira: O risco comercial e económico é reduzido.
- Melhor gestão: O franqueador está envolvido no negócio, pelo que é gerido e controlado de forma eficiente.
Principais desvantagens e inconvenientes das franquias
Deixando de lado a parte positiva deste modelo de negócio, nesta análise das vantagens e desvantagens de uma franquia, devemos também falar do seu lado negativo. Aqui estão as desvantagens de uma franquia:
Desvantagens para o franqueado
- Pagamento de direitos de marca: Desde o contrato e a taxa de entrada até aos royalties, o franqueado deve pagar estes custos pela utilização da marca, que não existem no caso do um negócio próprio de uma empresa.
- Limitações: Tanto para a venda como para a transferência do negócio. Além disso, o nível de criatividade é reduzido uma vez que tanto a publicidade como a imagem de marca são da responsabilidade do franqueador.
- Sem propriedade da marca: O âmbito de acção é limitado, uma vez que o franqueador deve respeitar as regras da sede da franquia.
- Falta de tomada de decisões: As principais decisões são decididas pelo franqueador.
- Dependente do franqueador: Isto é fundamental, o franqueado depende do sucesso do franqueador. Se a marca perder audiência por qualquer razão, isto tem consequências para o franqueado.
Desvantagens para o franqueador
- Necessidade de compromisso por parte do franqueado: Se algum dos franqueados tiver um desempenho abaixo do esperado, pode prejudicar a imagem do resto da empresa.
- Menor lucro: No ponto de venda.
Comunicação: Se não funcionar bem, a comunicação pode ser complicada entre as diferentes franquias e a sede.
Franquias, um modelo de negócio rentável e comprovado
Como podes ver neste artigo sobre as vantagens e desvantagens de uma franquia, este modelo de negócio vale a pena. As vantagens compensam as desvantagens neste equilíbrio particular de prós e contras.
Uma franquia é rentável e comprovada, tornando-a perfeita para o empreendedorismo, mesmo em sectores desconhecidos, como a indústria hoteleira e de restauração. E nós, na La Mafia, sabemos isto bem. Não te perguntes mais se é melhor ter uma franquia ou possuir um restaurante, porque na La Mafia se sienta a la mesa, temos tudo muito claro: franchising é a melhor decisão!
Na La Mafia temos toda uma rede de franquias em plena expansão. Já estamos por toda a Península Ibérica, tanto em Espanha como em Portugal, promovendo um negócio de sucesso.
E tu, queres abrir a tua própria franquia de restaurante italiano? Junta-te à la cosa nostra!