BLOG

Inicio > Nutrição > A história do Tiramisu italiano: origem e curiosidades da sobremesa

A história do Tiramisu italiano: origem e curiosidades da sobremesa

Se há uma sobremesa da gastronomia italiana que as pessoas de todo o mundo reconhecem e se deliciam, é o tiramisu.

Mas o que sabemos sobre esta famosa sobremesa cremosa? Quem inventou o tiramisu? De onde vem o tiramisu italiano original?

Contamos-te tudo neste post sobre a história do tiramisu, as suas origens e a sua receita original.

Na La Mafia somos entusiastas do tiramisu, e podem encontrá-lo na secção mais doce do nosso novo menu. Fazemo-lo seguindo o estilo tradicional, segundo a receita de Mamma, com o melhor mascarpone. O resultado é o seguinte:

O que é Tiramisu?

Tiramisu é uma sobremesa tradicional italiana com uma base de pão-de-ló mergulhada em café e coberta com um creme de ovos, queijo mascarpone e açúcar, e finalmente com uma camada de cacau em pó. É provavelmente a sobremesa mais famosa em Itália e a sua origem é disputada entre duas regiões do norte: Veneto e Friuli-Venezia Giulia.

O que significa tiramisu?

A origem da palavra vem do dialecto veneziano (“tiramesù”), e foi mais tarde italianizado em “tiramisù”.

A sua tradução inglesa é algo como “lift me up”, “pull me up”, em suma, “lift my spirits”, algo relacionado com o seu conteúdo hipercalórico e a excepcional capacidade restauradora dos seus deliciosos ingredientes.

De facto, esta é a função que foi dada a esta sobremesa durante muito tempo, e que até serviria para hoje, uma vez que nada como desfrutar de uma boa sobremesa para se sentir cheio de energia. 😉

O Tiramisu é uma das sobremesas mais populares em todos os nossos La Mafia se sienta a la mesa.

Qual é a origem e a história desta sobremesa italiana?

Ao contrário do que muitos pensam, após muita investigação ao longo da história, os especialistas concordam que a receita do tiramisú é bastante moderna, uma vez que não há registo ou provas desta sobremesa em particular até à segunda metade do século XX. No entanto, há certas lendas em torno dela que muitas pessoas defendem.

Uma delas diz que o tiramisú foi inventado no século XVII em honra do Duque da Toscana, Cosimo III de Medici, e que os seus ingredientes representavam a força, virilidade e humildade deste aristocrata. Esta sobremesa chamava-se “zuppa del duca” (sopa do duque) e diz-se que tem características muito semelhantes às do tiramisu de hoje.

Outra das lendas espalhadas por toda a Itália sobre a origem do tiramisu é que este teve origem numa pastelaria na cidade de Turim durante o século XIX como homenagem ao Conde de Cavour, Camillo Paolo Filippo Giulio Benso, enquanto ele trabalhava na tentativa de unificar a península italiana.

Há também quem não acredite que nenhum deles seja verdadeiro e afirme que o tiramisu apareceu pela primeira vez nos bordéis de Treviso, sendo o prato mais solicitado pelos seus clientes, uma vez que lhe foram atribuídas propriedades afrodisíacas.

Em Itália há uma disputa mais moderna sobre a origem do tiramisu entre as regiões de Friuli Venezia Giulia e Veneto. Este último afirma que a famosa sobremesa nasceu no final dos anos 60 no restaurante “Alle Beccherie” pelo pasteleiro Roberto “Loly” Linguanotto. No entanto, os defensores da outra região dizem que a sobremesa foi inventada no Hotel Roma dirigido por Norma Pielli, juntamente com o seu marido Giuseppe ‘Beppino’ Del Fabbro. O restaurante serviu o chamado “Dolce Torino di Pellegrino Artusi”, feito de pão-de-ló, manteiga, chocolate, gemas de ovo e leite. Diz-se que no início da década de 1950, a Sra. Piellli decidiu modificar a receita e substituir a manteiga por mascarpone e embeber os pão-de-ló em café amargo.

Qual é a receita original do tiramisu italiano?

A versão actual da receita do tiramisu mais utilizada em Itália contém ovos, açúcar, queijo mascarpone, bolachas “Savoiardi” (pequenas, finas e muito secas), café não adoçado e cacau em pó amargo. Em algumas variantes, é aromatizado com licor. 

A receita consiste em bater as gemas com açúcar com um batedor e, quando a mistura se torna muito cremosa, adicionar o mascarpone. Depois, bater as claras de ovo até ficarem firmes com mais açúcar e misturá-las pouco a pouco com as gemas de ovo, com muito cuidado. Para “montar o tiramisu”, humedecer os pães-de-ló com café e colocá-los numa tigela baixa. Uma vez coberta a primeira camada, adicionar a mistura cremosa e, mais uma vez, outra camada de pão-de-ló e creme. Finalmente, cobrir com cacau amargo.

Curiosidades sobre o tiramisu

A esta sobremesa foram atribuídas propriedades afrodisíacas.

Embora a origem desta deliciosa sobremesa gastronómica italiana não seja inteiramente clara, o que parece coincidir é que, em todas as versões, se destacou pelas suas propriedades energéticas e afrodisíacas, provavelmente devido a dois dos seus ingredientes: chocolate e café.

O queijo Mascarpone não estava na receita original.

Hoje em dia é inconcebível preparar um tiramisu sem queijo mascarpone, mas nem sempre foi esse o caso. Originalmente, apenas cinco ingredientes estavam incluídos na receita: ovos, açúcar, bolachas “Savoiardi”, café e cacau em pó.

Por todo o mundo… e no espaço!

Em 2013, o astronauta italiano Luca Parmitano encomendou alguns alimentos do seu país para uma das suas entregas regulares na Estação Espacial Internacional, incluindo lasanha e, claro, sobremesa de tiramisu desidratada. O veículo automatizado que transportava a carga, que incluía este apetitoso menu, chamava-se “Veículo Tiramisu Automatizado”.

Não há receita única

Existem inúmeras receitas de tiramisu, mas todas elas têm mais em comum do que diferenças. É por isso que é uma sobremesa tão fantástica e tão espalhada por todo o mundo, porque é capaz de incorporar pequenos detalhes para se adequar aos gostos de todos.

E tu, queres vir experimentar o tiramisu da La Mafia? Estamos à tua espera com a melhor receita original!