BLOG

Inicio > Em La Mafia > Como decorar a tua franquia? É assim que o fazemos na La Mafia.

Como decorar a tua franquia? É assim que o fazemos na La Mafia.

John Le Carré disse no seu livro O Peregrino Secreto que “por vezes uma resposta pode variar de acordo com o contexto”. E isto é totalmente verdade. O contexto ou, neste caso, o espaço, é fundamental para que o público responda de determinada forma… Algo imprescindível para todas as marcas.

No caso de uma franquia de restauração italiana, como a nossa, o espaço é sinónimo de decoração cuidadosa. 

Neste post dizemos-te como podes decorar a tua franquia, através da nossa própria experiência na La Mafia se sienta a la mesa. A nossa missão, como explica Javier Floristán, CEO da La Mafia e a alma criativa e decorativa de todas as nossas instalações, é que “o cliente não veja tudo igual, que dentro do mesmo local descubra mobiliário, cantos ou salas diferentes…”. Em suma, criar uma experiência única, graças às instalações do restaurante.

la-mafia-decoracao-franquia

Uma decoração atipicamente italiana

“O design interior gira em torno de um misto entre o moderno e o rústico, dependendo das salas. Cada canto é único e tem o seu próprio encanto, e as diferentes atmosferas adaptam-se a todos os públicos, pois são extremamente acolhedoras”, diz Floristán.

Javier Floristán, além de ser o nosso CEO, é o responsável pela decoração de todas as instalações que constituem a nossa pequena grande família. Quando lhe perguntam que estilo prevalece nas instalações da La Mafia, adverte que trata-se de uma mistura da actual “tendência natural-industrial“, bem como de elementos de uma famosa saga cinematográfica, que discutiremos mais tarde. 

Na La Mafia levamos o processo de decoração muito a sério. Estamos conscientes de que um dos maiores erros ao investir em restauração é não saber como escolher o local certo. É por isso que investimos o tempo que consideramos ser justo e necessário: de um mês a um ano. 

A isto ainda se juntam 3 semanas de projecto de decoração, que depende da disposição e localização das instalações, e das obras de construção, que demoram 1-2 meses.

Tudo isto para alcançar os melhores resultados e testemunhos, como o do nosso franchisado Óscar Nova de Huelva: “O lugar é bonito, a comida é perfeita, as pessoas têm uma experiência única!” 

la-mafia-restaurante-768x432

La Mafia 4.0 ou as 4 fases decorativas 

Ignacio Ricote, o nosso franchisado da Extremadura (Mérida e Badajoz), é claro sobre o que captou a sua atenção assim que entrou num dos nossos estabelecimentos: “A primeira coisa que me fez apaixonar pela marca foi, obviamente, a decoração. É completamente diferente de qualquer trattoria ou restaurante italiano que se possa encontrar em qualquer cidade”.

Mas Ricote talvez não saiba que passámos por diferentes fases decorativas durante estes 20 anos de atividade antes de chegarmos ao nosso “restaurante atipicamente italiano”. No início, projetámo-nos como trattoria, onde não faltaram “as típicas toalhas de mesa quadriculadas vermelhas e brancas”.

Gostamos de renovar o visual de cinco em cinco anos“, explica Floristán. De facto, em 2010, na La Mafia embarcámos num toque mais moderno onde prevaleceu o preto e branco; passados cinco anos “optámos por uma linha mais fresca, com materiais e tons naturais”, com mobiliário mais estético, bem como por papéis decorativos visuais.

Em 2020 optámos pela nossa decoração atual. Um estilo que não deixa os nossos clientes e franchisados indiferentes.

decoracao-la-mafia-768x432

Locais com identidade própria 

“Queremos que os estabelecimentos tenham a sua própria identidade; um elemento diferenciador que os impeça de serem clones”, diz Floristán. Ou seja, garantir que um cliente na mesma cidade, onde existem vários restaurantes La Mafia, continue a ser surpreendido.

Como dissemos anteriormente, a cidade é a chave para a criação de cada um dos nossos restaurantes. Por exemplo, se for um lugar com praia, iremos optar por um estilo mais natural, menos sóbrio. No entanto, a ideia base decorativa permanece. 

Para começar, a nossa sala principal é baseada no elegante estilo Art Deco. Tons verdes e terra misturados com treliças, mobiliário de madeira, bem como elementos vegetais com a intenção de criar um “ambiente fresco e acolhedor.” Tudo isto com uma iluminação suave, para criar uma atmosfera agradável para o cliente.

Por outro lado, se o espaço assim o permitir, optamos por salas separadas, onde nos inspiramos na bela Toscana: recriamos as suas magníficas paisagens e maravilhosas vilas através de jardins interiores, muros de tijolo e fontes, entre outros. 

“Sala da Pranzo” (com capacidade para 20-30 pessoas) e a íntima “Sala Imperiale”, para cerca de 10 pessoas, são os seus nomes. As cores azuis escuras predominam, assim como as plantas, espelhos e pinturas.

bar-vitelli

O Padrinho: o cinema também nos inspira.

A decoração é cosa nostra. Para além dos espaços anteriores, adicionámos ainda um lounge inspirado no bar Vitelli em Savoca, na ilha da Sicília (Itália). 

Este é o local italiano onde o famoso filme foi rodado. Um aceno à sétima arte: “Atualmente, o bar é uma espécie de museu com fotografias e objetos das cenas do filme”, conclui Floristán.

Por isso, agora já sabes, não te esqueças de procurar claquetes, câmaras antigas e, claro, imagens com as fotografias deste clássico do cinema. 

Don Vito Corleone e a equipa La Mafia terão todo o prazer em receber-te na família, quer como cliente, quer decidas tornar-te num dos nossos novos franchisados.

La Mafia é uma oferta que não podes recusar…