BLOG

Inicio > Cultura > A história e a origem do molho à bolonhesa

A história e a origem do molho à bolonhesa

Poucas pessoas poderão dizer que não provaram um bom prato de massa com um delicioso molho bolonhesa, um dos mais conhecidos e saborosos molhos de origem italiana, mas o que está por detrás deste molho, qual é a sua história?

O molho bolonhesa é um dos molhos mais tradicionais da cozinha italiana.

Contamos-te tudo sobre ele neste artigo:

História, evolução e origem do molho à bolonhesa

Diz-se que teve origem na famosa região da Emilia Romagna durante a Roma antiga e, embora fora de Itália estejamos habituados a comê-lo com massa longa, nem sempre foi assim.

Aparecimento do molho no antigo Império Romano

Diz-se que quando este molho apareceu pela primeira vez, foi servido como segundo prato à mesa durante a conquista da Gália no século I a.C., tendo a carne como ingrediente principal, e depois, com o tempo, como um recheio para pão.

Portanto não, o molho bolonhesa não teve origem em Bolonha, mas na Gália, ou seja, na França moderna.

Tal foi o sucesso da receita que esta foi gradualmente exportada e espalhada por todo o império. De facto, não era originalmente conhecido como molho bolonhesa, mas como ragù, um termo com origens etimológicas no verbo francês “ragoûter”, traduzido como “para aguçar o apetite”.

A sua evolução durante a Idade Média

Foi durante a Idade Média que regressou a Itália, em grande parte graças aos estudantes universitários que se deslocaram pela Europa e fizeram o seu reaparecimento na região de Bolonha, altura em que seria incorporada nos pratos tradicionais de massa, tão consumidos em toda a Itália.

A receita foi aperfeiçoada nesta altura, tanto com a população nobre mais rica como com as famílias mais humildes a fazerem a sua própria versão, altura em que a utilização de carne picada do gado mais velho se tornou popular, como forma de utilizar esta carne e dar ao molho um sabor mais poderoso.

De facto, nessa altura era comum cortar a carne em cubos, utilizando gorduras animais de porco em vez de óleo vegetal para fritar e cozinhar os ingredientes desta receita. Da mesma forma, o uso do tomate não era tão popular, pelo que o leite e o vinho branco eram utilizados para cozinhar, dar corpo e textura ao molho bolonhesa da época, ao qual era normalmente adicionado um toque de natas no final.

A partir do século XVI, com a introdução do tomate na cozinha italiana e europeia, a receita evoluiu gradualmente até chegar à versão oficial, no final do século XX.

Molho bolonhesa no final do século XX e hoje

Como vimos acima, o molho bolonhesa espalhou-se rapidamente a todas as famílias italianas, que começaram a preparar este saboroso molho com ragù de vitela.

Tornou-se um molho de excelência italiano e, em 1982, a receita original foi mesmo incorporada na Câmara de Comércio de Bolonha pela Academia Italiana de Cozinha. O principal objetivo era preservar para sempre a sua origem.

Apesar disso, são feitas muitas pequenas variações deste molho na sua preparação, sempre com o objectivo de se adaptar aos gostos e sabores de cada zona, mas procurando sempre manter a sua essência.

Vem experimentar este delicioso molho nos nossos restaurantes.

Na La Mafia estamos conscientes da história e importância que o molho bolonhesa tem tido na gastronomia e cultura italiana, razão pela qual cuidamos da sua preparação com todo o cuidado e qualidade que merece. Vem apreciar os nossos pratos em qualquer um dos nossos restaurantes italianos em Lisboa!