BLOG
NUTRIÇÃO
O tomate na cozinha italiana
O tomate é provavelmente um dos alimentos mais consumidos na gastronomia italiana desde que chegou à Europa, vindo da América do Sul em datas não muito claras. Embora no início fosse considerada uma fruta tóxica, com o tempo, e devido aos marinheiros que viram nas suas viagens como os nativos a comiam sem qualquer problema, chegou-se à conclusão de que não havia toxicidade, sendo gradualmente incluída na dieta, especialmente de italianos e espanhóis, tornando-se um ingrediente estrela em muitos dos pratos nestas cozinhas.
Há textos que afirmam que durante o ano de 1600 apareceram em Itália as primeiras receitas que o incorporaram como ingrediente principal (frito, cru ou branqueado), sendo a mais conhecida mundialmente o molho pomodoro, cuja receita tradicional é feita com tomate esmagado e manjericão fresco, podendo acompanhar pratos de massa suculentos e saborosos.
Desde a sua chegada às nossas vidas, o tomate tornou-se uma parte essencial da dieta mediterrânica, um alimento saudável e nutricionalmente muito recomendado que, bem como nos molhos, pode ser encontrado em polpa nas mais saborosas pizzas ou em saladas espectaculares como a salada Caprese di burrata.
Em suma, a cozinha italiana não seria a mesma sem este alimento tão característico.