BLOG

Inicio > Nutrição > Quais são as características da cozinha italiana?

Quais são as características da cozinha italiana?

A cozinha italiana tornou-se muito popular em todo o mundo graças aos seus sabores espectaculares, mas quais são as suas características mais significativas?

  • Carácter tradicional – A cozinha italiana é uma das mais antigas do mundo, com receitas transmitidas de geração em geração e reflectindo as diferenças entre regiões. A maioria dos seus pratos respeita os ingredientes tradicionais, embora existam alguns deles, como pizza ou massa, que foram inovados com a introdução de novos elementos que lhes conferem uma personalidade mais moderna. 
  • Ampla oferta gastronómica – Quando pensamos na cozinha italiana, pizza e massa vêm-nos imediatamente à mente, mas há muitos outros pratos, como risoto, ossobuco, bisteca à la florentina, bollito misto, busecca, carpaccio e paninis, bem como sobremesas incríveis como tiramisu, profiteroles ou pudim.

Os seus alimentos fazem parte da dieta mediterrânica – Os alimentos que compõem a cozinha italiana, tais como azeite, farinha de trigo e arroz, estão incluídos na famosa dieta mediterrânica, considerada como uma das mais saudáveis do mundo, o que significa que este tipo de cozinha é vista como uma das mais saudáveis do mundo.

Cozinha italiana: é uma das cozinhas mais prestigiadas do mundo devido às suas características sensacionais.

  • Tem um menu de quatro pratos – A coisa mais típica num restaurante italiano é encontrar um menu de quatro pratos: antipasto, que são os aperitivos, primo piatto, primeiro prato, piatto secondo, segundo prato, e dolce, a sobremesa. É de notar que a pizza é normalmente um prato único na cozinha italiana.
  • Todos os alimentos são frescos – A cozinha italiana é sinónimo de frescura. Toda a comida utilizada para preparar os pratos mais típicos deste estilo culinário é fresca, demonstrando o seu sabor requintado em cada dentada.
  • Alta presença de frutas e legumes – É impossível compreender a cozinha italiana sem se referir ao seu elevado teor de frutas e legumes, tornando-a um estilo gastronómico muito nutritivo e promotor de saúde.

Analisando todas estas características, parece fácil adivinhar a razão do sucesso da cozinha italiana, uma vez que é uma das mais completas do mundo.