BLOG
Inicio > Notícias de Franquia > Assim foi o ano de 2022 para La Mafia
Assim foi o ano de 2022 para La Mafia
2022 foi um grande ano para a La Mafia se sienta a la mesa. De facto, se perguntarmos a Javier Salas, Diretor de Expansão do Grupo La Mafia, ele afirma: “foi um ano muito bom para nós”.
Um crescimento multiplicado por 3
“Sem dúvida, este ano foi excelente. O crescimento tem sido quase o triplo em termos de aberturas, assinaturas e presença nos meios de comunicação”, comenta com satisfação. Não surpreendentemente, a La Mafia apareceu nos meios de comunicação social mais importantes do sector hoteleiro e de restauração e empresarial espanhóis: Restauración News, Expansión, Alimarket, etc. Não esquecendo a presença da marca nas redes sociais, de facto, no LinkedIn temos visto muitas menções em publicações de hotelaria independentes.
Do mesmo modo, se olharmos para os ganhos, 2022 deu muitos frutos, sem dúvida. O Grupo La Mafia (composto por La Mafia senta-se à mesa, Ditaly, a padaria e La Boutique) espera atingir 65 milhões de euros.
Quase mil pessoas a trabalhar na La Mafia
Este aumento dos lucros da marca vem, entre outras coisas, graças ao aumento dos franchisados: “passámos de 46 para 54 franchisados em apenas um ano”, explica Salas. Além disso, com estas 8 novas aberturas — a última em Cádiz, em Dezembro — observou-se que 65% dos franqueados são reincidentes; por outras palavras, mais de metade deles têm mais do que um restaurante La Mafia. Estes dados confirmam a sua confiança em nós.
Uma das aberturas que mais nos entusiasma é o nosso restaurante emblemático em Madrid, localizado no complexo empresarial Azca, na capital. Neste restaurante La Mafia pode experimentar todos os novos produtos da marca: desde experiências gastronómicas até à decoração.
Além disso, no ano de 2022, a La Mafia iniciou a sua expansão internacional. Especificamente, com dois restaurantes na capital portuguesa. E finalmente concluiu com quase 1.000 pessoas a trabalhar para a marca. Um aumento de 150 pessoas, das quais somos muito felizes e afortunados.
Para além de novas aberturas
Mas este ano não foi marcado apenas por novas aberturas, a marca tem estado presente em diferentes eventos e colaborações relacionadas com negócios e franquias. Sem ir mais longe, em Maio passado tivemos o nosso stand na Expofranquicia, e o nosso CEO, Javier Floristán, além de ser orador na Câmara de Comércio de Saragoça, participou no Master of Entrepreneurship and Management in Hospitality Talent Class.
Vale também a pena mencionar que a nossa CEO, Loli Requelme, ganhou o Prémio de Relações Comerciais Mediterrânicas.
Por outro lado, a La Mafia colabora com a Universidade de Saragoça na formação de tratamento alimentar; sendo a padaria o cenário escolhido para estas investigações.
2023: um ano cheio de novidades
A abertura de 19 novas instalações está prevista, e apenas para a La Mafia. Entre elas, o crescimento da marca em toda a Península Ibérica é notório: 2 novos restaurantes serão abertos no Porto e outro em Andorra. Esta última está prevista para Abril de 2023 e ficará situada na emblemática torre Escaldes (Andorra La Vella).
Uma decoração 4.2 será visível em todos os restaurantes. Como diz Salas, esta decoração tem “reminiscências italianas” e é inspirada na zona de Amalfi em Itália. Ele assinala também que La Mafia está a evoluir internamente: a metodologia Lean foi implementada e o software utilizado para pesquisa de mercado foi modernizado. “Demos um passo muito importante nesse sentido”, explica ele.
A segunda metade de 2023 será também muito importante para o Grupo La Mafia. Assistirá ao lançamento da marca La Boutique, que também será franchisada.
“O objectivo é estar entre os 20 melhores restaurantes espanhóis no prazo de um ano. E já começámos com a estratégia, e temos até 2024 para a implementar”; conclui Salas.