BLOG
A origem das massas: A história e a evolução das massas
De onde vem a massa, e quais são as origens deste alimento que é popular em quase todo o mundo? Nesta ocasião, a La Mafia se sienta a la mesa dá uma olhada mais atenta a um dos ingredientes mais importantes da culinária italiana e, portanto, da nossa própria cozinha: a massa. Junta-te a nós nesta viagem pela história!
O que é massa?
A massa é um alimento feito com sêmola como ingrediente básico, normalmente misturado com outros elementos, tais como água, ovos e sal. Na tradição italiana, o trigo duro é utilizado como cereal, enquanto que na tradição oriental é utilizado trigo mourisco ou arroz.
Quem inventou a massa?
As origens das massas são incertas e, por isso, ninguém pode ser creditado com a invenção deste alimento popular. Antes da chegada dos muçulmanos à Sicília — por volta do século IX, quando se tornou popular na ilha — tem sido impossível para os historiadores identificar um lugar e um tempo específicos.
De facto, parece que uma preparação semelhante ao macarrão já estava a ser consumida no Oriente em a.C. Os chineses estavam a comer massa milénios antes dos italianos, embora feita de millet e não de trigo.
Entre as lendas mais populares sobre a origem das massas, diz-se que foi Marco Polo quem as importou da China. Contudo, a documentação sugere que esta história da massa parece ser mais mito do que verdade.
Então de onde vem a massa?
Qual é a origem das massas? História e Evolução
Tal como as massas à base de leite originárias da China, as massas à base de trigo duro parecem pertencer ao mundo islâmico medieval ou Pérsia.
A prova da sua existência na Sicília dominada pelos árabes vem de Al-Idrisi, um cartógrafo e geógrafo de Ceuta que fez grande parte do seu trabalho na corte normanda de Roger II em Palermo. Numa das suas crónicas de meados do século XII, ele conta que já existiam moinhos na Sicília para produzir massa em grandes quantidades.
Mas, como já vimos, parece que a origem da massa remonta aos tempos antigos.
Massas na Grécia Antiga e no Império Romano
Os gregos já comiam uma espécie de massa à base de farinha com molho, enquanto Horace, o poeta romano, letrista e satirista, menciona nas suas “Sátiras” uma sopa de grão-de-bico, alho francês e lagano, que é uma espécie de massa.
Massa na época medieval
Mas se quisermos voltar à história desta comida de uma forma mais próxima de como a conhecemos hoje, temos de viajar para a Sicília medieval, conquistada pelos muçulmanos (entre os séculos IX e XI). Uma das suas maiores influências gastronómicas parece ter sido a massa, com várias referências a ‘itriyya’ (árabe para massa cortada em tiras finas) pelo já mencionado Al-Idrisi. De fato, ele testemunha que foi produzida em abundância na ilha, de onde foi importado.
A massa na Idade Moderna
Bartolomeo Scappi, conhecido como o “cozinheiro dos papas”, documentou várias receitas de massas já no século XVI, tais como macarrão alla Romana. Embora a massa fosse reservada às classes mais ricas em Itália nesta altura, no século XVII parece ter-se tornado parte da dieta básica dos italianos, pelo menos no sul, uma vez que a partir dessa altura começou a ser produzida de uma forma mais industrializada.
A industrialização da produção de massa
O desenvolvimento industrial da produção de massa teve lugar especialmente no século XIX no sul de Itália, quando as máquinas concebidas para o efeito e os sistemas de secagem foram aperfeiçoados.
Massa na atualidade
Atualmente, as massas estão presentes em quase todo o mundo, quer como parte da gastronomia italiana exportada, ou introduzida nos costumes de cada país, como mais um alimento na dieta mediterrânica.
Sabias que na La Mafia temos um espaço dedicado para fazer a nossa própria massa?
De facto, a fábrica da La Mafia está localizada em Saragoça, o local de nascimento da nossa empresa, que já conta com cerca de quarenta restaurantes em toda a Espanha, e dois em Portugal. Este é o local onde elaboramos a base da nossa cozinha, com receitas inovadoras próprias que compõem o nosso menu. Como parte da máxima de respeito pelo produto, importamos de Itália a melhor selecção de matérias-primas, tais como sêmola e queijos.