BLOG

Inicio > Nutrição > Descobre o queijo Scamorza: características, origem e receitas

Descobre o queijo Scamorza: características, origem e receitas

Um dos queijos italianos mais populares e talvez mais desconhecidos é o queijo Scamorza. Sim, toda a gente já ouviu falar da burrata, da mozzarella ou do queijo gorgonzola; mas este tipo de queijo italiano passa mais despercebido. Não importa! Neste post, contamos-te tudo sobre as características, receitas e origem do queijo Scamorza. 

O que é o queijo Scamorza?

O queijo Scamorza é um queijo italiano semi-duro, muito popular no sul de Itália. É normalmente feito com leite de vaca, mas também pode ser feito com leite de cabra. 

Quanto ao sabor do queijo Scamorza, é menos ácido que o mozzarella, embora a sua produção seja semelhante e seja frequentemente utilizado como substituto.

Por isso, quando se pergunta se o Scamorza é forte, não é. Pelo contrário, tem um sabor a fumo.

Características do queijo Scamorza

O queijo Scamorza pasteurizado distingue-se à primeira vista. A sua forma de pêra é muito particular. De facto, obtém-se atando um cordel à bola de queijo, criando um pescoço para a “pendurar”.

Se não sabes o que significa “Scamorza”, “Scamorza” em italiano significa “pendurado”, e é por isso que tem esta forma.

O Scamorza é um queijo de pasta mole com um sabor mais intenso, ligeiramente salgado e fumado e uma textura mais densa do que o mozzarella. Encontra-se normalmente em embalagens de cerca de 200 gramas. Existem duas variedades de queijo Scamorza: o Scamorza clássico, com casca amarela, e o Scamorza almofada. A sua casca tostada é comestível.

É feito a partir da coalhada do leite e é curado ao ar. Como curiosidade, o queijo é maleável, pois é submetido a altas temperaturas, o que faz com que o queijo se estique em fios. Mas falaremos do processo de fabrico do queijo Scamorza mais tarde, é altura de nos aprofundarmos nas suas origens.

Queso italiano scamorza

Origem do queijo Scamorza

Embora o Scamorza seja bem conhecido no sul de Itália (Apúlia, Molise e Campânia), as suas origens remontam à zona centro-sul. Mais concretamente, na região de Abruzzo

De facto, trata-se de um queijo italiano secular. O queijo Scamorza é conhecido já em 1600, quando um mestre queijeiro cometeu um erro. Juntou ingredientes azedos a um queijo casciocavallo e, numa tentativa de corrigir o erro, decidiu ferver o queijo em água quente. Não há dúvida de que errar é ser sábio. 

Como é feito o queijo Scamorza?

Em primeiro lugar, é necessário leite. Como já foi referido, este é geralmente leite de vaca, mas algumas pessoas preferem leite de cabra ou mesmo de búfala. Em seguida, aquecemos o leite a 35 graus numa panela grande, acrescentando-lhe o coalho de vitelo, para obter uma pasta elástica que pode atingir 2 metros se for esticada. Uma vez obtida esta pasta, deixa-se repousar ao ar durante 15 minutos.

Retiramos o soro e aquecemos a pasta a 65 graus para a cortar em tiras e deixá-la a maturar durante 5 horas. Procede-se à scamorzatura, ou seja, a massa cortada em tiras é posta de molho em água fria.

Por fim, moldamos a massa numa forma circular e atamos o fio por cima. Deixa-se secar ao ar e mergulha-se em salmoura para aromatizar o queijo Scamorza.

Tabla de embutidos con queso scamorza

Como se come o queijo Scamorza? Apresentação e receitas

O queijo Scamorza tem uma consistência fibrosa e elástica. É por isso que é indispensável nas pizzas ou em diferentes tipos de massas italianas. Por outras palavras, é fundamental quando se trata de derreter. No entanto, a sua textura — que lembra a mozzarella — com um sabor fumado, torna-o também uma excelente opção para comer cru. 

Quadrati de queijo Scamorza com figos e nduja com pesto de rúcula

Como utilizar o queijo Scamorza? Um exemplo de um prato de massa em que o queijo Scamorza italiano funciona na perfeição são estes Quadrati de queijo Scamorza com figo e nduja em pesto de rúcula. A combinação do queijo Scamorza destaca-se, uma vez que é combinado com o picante da nduja e a doçura do figo. Delicioso! Um prato que se encontra na ementa do La Mafia se sienta a la mesa.

Pizzas

A pizza com Scamorza é um sucesso garantido. Como dissemos anteriormente, a sua textura faz com que a Scamorza grelhada ou derretida seja a forma ideal de comer este tipo de queijo italiano. Por isso, se não sabes o que adicionar à tua pizza, este ingrediente é perfeito!

Tábua de queijos e charcutaria italiana

Outra proposta onde pode saborear o sabor do queijo Scamorza sem deixar os teus convidados indiferentes, é uma tábua de charcutaria e queijos italianos. No La Mafia se sienta a la mesa, por exemplo, podes saboreá-lo juntamente com mortadela de Bolonha, Grana Padano D.O.P., speck, pepperoni ou gorgonzola. Uma combinação TOP!

Focaccia

Uma ideia para um acompanhamento da focaccia? Junta-lhe um bom queijo Scamorza fumado. Crias um aperitivo surpreendente, que agradará tanto a adultos como a crianças.

Saladas

E as saladas? O queijo Scamorza é um ótimo substituto do queijo de cabra, e é espetacular! Sugerimos esta insalata affumicata fresca com rúcula, speck, cubos de Scamorza, gomos de pêssego, tomate descansado, Grana Padano D.O.P. e vinagrete de Modena e mel com frutos secos e nozes. Incrível!

Ensalada con queso scamorza

Desfruta de Scamorza nos restaurantes La Mafia se sienta a la mesa

Já sabes que tipo de queijo é o Scamorza? Agora só falta o mais importante: prová-lo! Não te esqueças de experimentar La Mafia se sienta a la mesa com este tipo de queijo italiano — temos a certeza que vais repetir!

Faz a tua reserva no restaurante La Mafia mais próximo de ti, e desfruta da cozinha italiana mais vanguardista e deliciosa de Lisboa!