BLOG
Pizza romana ou pizza napolitana? Descobre a diferença!
A pizza tornou-se o alimento mais exportado e globalizado do mundo. No início e meados do século XX, graças aos primeiros imigrantes italianos nos Estados Unidos, Venezuela e Argentina, a pizza chegou a todas as partes do globo.
Não podiam conceber a sua vida sem esta base na sua dieta, e na grande família da La Mafia se sienta a la mesa compreendemos isto perfeitamente!
Mas como é uma autêntica pizza italiana? Distinguimos entre duas variações básicas: a romana e a napolitana.
A irresistível pizza Di Burrata da La Mafia se sienta a la mesa
As características da pizza napolitana
A pizza napolitana, originária de Nápoles, tem a peculiaridade de ter uma crosta esponjosa, consequência do ar incorporado durante o processo de amassadura. Esta característica em particular impede que as coberturas saiam dos bordos durante a cozedura.
Além disso, quando é dividida, as suas porções tendem a duplicar. Sabes porque é que a massa napolitana é tão hidratada? A razão é que contém 55-70% de água por kg de farinha: quanto mais água contém, mais macia é a massa. É cozida por um curto período de tempo, entre 50 e 90 segundos, para evitar que se queime, seque ou perca a sua característica fundamental: a elasticidade e suavidade.
Pizza Genovese da La Mafia se sienta a la mesa
As características da pizza romana
A igualmente deliciosa pizza romana, por outro lado, é cozida até ficar estaladiça e, muitas vezes, deliberadamente queimada, razão pela qual a pizza se desfaz frequentemente em pedaços estaladiços quando se trinca. A diferença em relação à napolitana está na massa, uma vez que a massa romana é menos hidratada, já que a percentagem de água por quilo é de cerca de 55%, resultando numa consistência menos fofa.
A massa é preparada com farinha de trigo, água, levedura, sal e um pouco de óleo (a pizza napolitana não contém óleo), um ingrediente que aumenta a sua textura crocante. A base da pizza romana é mais fina que a da pizza napolitana, com uma crosta que é praticamente inexistente. É ainda cozida por um tempo mais longo, cerca de 3 minutos, o que a torna seca e estaladiça.
Um clássico crocante de estilo romano é a Pizza prosciutto e funghi, disponível para provares em La Mafia se sienta a la mesa!
Então, qual é a diferença entre a pizza romana e napolitana?
Como explicado no post, a massa é a principal diferença entre a pizza romana e a pizza napolitana. A pizza napolitana tem uma textura de massa mais “elástica” ou “esponjosa”, graças ao ar da massa durante a amassadura. Do mesmo modo, a massa de pizza napolitana tem uma maior percentagem de água por grama de farinha, o que lhe confere a sua textura particular.
Tal como a cobertura de um bolo, a pizza napolitana tem um tempo de cozedura mais curto, mantendo assim a textura.
A amassadura, a quantidade de água na massa e o tempo de cozedura são os factores chave que fazem a principal diferença entre a pizza napolitana e a pizza romana.
Pelo contrário, a pizza romana tem uma textura crocante, por vezes até queimando a massa. Isto é conseguido amassando e adicionando algum óleo à massa, e deixando de fora alguma da sua água. Desta forma, a massa atinge uma textura estaladiça.
Para isto, a pizza romana tem um tempo de cozedura mais longo, o que ajuda a massa a secar e a ter a aparência que se deseja.
Desfruta de uma deliciosa pizza romana nos nossos restaurantes
Na La Mafia se sienta a la mesa adoramos ambas, mas se há uma coisa de que nos gabamos nos nossos restaurantes, é a textura irresistivelmente estaladiça das nossas pizzas… Por isso sim, adivinhaste!
Os nossos pizzaiolos são especialistas na massa de pizza romana, aquela que te faz delirar de prazer quando se ouve o seu som suave a estalar entre os dentes. Se ainda não experimentaste, escolhe a tua pizza favorita no nosso novo menu e vem descobri-la em qualquer um dos nossos restaurantes.