BLOG
O que é um ristretto e em que é que difere do expresso?
Existem diferentes tipos de café para agradar a diferentes gostos. Se há algo que se destaca na cultura italiana, é o grande número de diferentes tipos de café. Estas bebidas adaptam-se a todos os paladares. Há quem o prefira com leite, com açúcar ou quem goste do seu amargor característico. Neste artigo, apresentamos-te o ristretto: o café italiano mais intenso e mais rápido de beber.
O que é um café ristretto?
O café ristretto não é mais do que um tipo de café expresso, mas com metade da água. “Ristretto” significa “limitado ou restrito” em italiano e, por isso, este café italiano faz jus ao seu nome: de acordo com a técnica tradicional, 15 ml de café são extraídos em apenas 15 segundos.
O ristretto destaca-se como um café preto intenso.
Apesar da intensidade do ristretto, este café oferece um travo doce e suave no paladar. Isto deve-se ao facto de, por ser uma extração mais rápida, os sabores ácidos e amargos do café serem invisíveis, uma vez que são obtidos na segunda fase da extração do café.
Como é preparado um autêntico ristretto italiano?
Qual é o aspeto do café ristretto? Para tal, é necessário voltar a sublinhar a regra dos 15 ml em 15 segundos para a sua preparação. No que diz respeito à quantidade de café, será a mesma que se utiliza para preparar qualquer outro tipo de café.
O café ristretto italiano apresenta-se em diferentes variedades. Entre elas, a mais famosa é o ristretto duplo, perfeito para aquelas pessoas que gostam do sabor do ristretto, mas consideram que a quantidade deste café italiano é demasiado pequena.
O ristretto duplo é o resultado de 30 ml de café extraídos em 15 segundos. Por outras palavras, o dobro da quantidade de café do ristretto clássico, mas mantendo as vantagens de um tempo de extração curto.
Por outro lado, existem outras variantes, como o ristretto Bonka ou o ristretto Ardenza. Este último caracteriza-se por uma combinação de café moído robusta e arábica, com uma camada de creme dourado e notas apimentadas no seu sabor.
Quanto ao Bonka, este tipo de ristretto destaca-se pelas suas notas torradas de cacau e madeira. O seu sabor é persistente e encorpado.
Quais são as diferenças entre o ristretto e o expresso?
A principal diferença entre o expresso e o ristretto é a quantidade de água: o ristretto é feito com a mesma quantidade de café, mas com metade da quantidade de água. Mas esta não é a única diferença:
- Concentração de café: O ristretto contém uma concentração de café mais elevada do que o expresso, pelo que o sabor é mais intenso e permanece mais tempo no palato.
- Extractos: Num ristretto, são extraídos menos compostos do café, como a cafeína.
- Equilíbrio: Um ristretto é menos ácido e amargo do que um expresso. Isto deve-se ao facto de os componentes químicos se dissolverem na água a ritmos diferentes.
Consequentemente, tanto o ristretto como o expresso são bebidas intensas e encorpadas com uma pequena camada de creme — apenas para os verdadeiros amantes de café! Algumas pessoas consideram-nos demasiado fortes e adicionam-lhes leite, o que resulta num latte ou cappuccino.
Como é que um café ristretto é normalmente servido e bebido?
O ristretto é servido numa pequena chávena de café, pelo que é bebido de um só gole ou shot, o que o torna o toque final perfeito para almoços ou jantares. Perfeito para acompanhar as suas sobremesas, como é o caso do tiramisu italiano.
Em Itália, é normalmente pedido sozinho, a meio da manhã, proporcionando assim uma pequena pausa para continuar o dia. Como disse Balthasar Gracián: “o que é bom, se for breve, é duas vezes melhor”.
E se quiseres experimentar um autêntico café italiano, o menu do La Mafia se sienta a la mesa oferece uma grande variedade de cafés e infusões, e podes ainda desfrutar da cozinha ítalo-mediterrânica num dos nossos restaurantes!