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Marketing para restaurantes: 8 ideias para aumentar as suas vendas

Montar um restaurante é uma tarefa complexa. Depois de saberes onde investir em restauração, é altura de passar ao marketing. Mais concretamente, o marketing para restaurantes. Não percas estas 8 ideias para aumentares as tuas vendas!

Elaborar um plano de marketing

Se estás a pensar em como abrir um restaurante de sucesso, a primeira coisa a fazer é estabelecer um plano de marketing eficaz. Eis as etapas que recomendamos para aumentares a visibilidade da tua marca, bem como a sua reputação. 

  • Identificar o seu público-alvo
  • Análise da concorrência
  • Análise interna
  • Definir objectivos
  • Estabelecer estratégias e canais
  • Medir os resultados

Analisar a situação do teu restaurante no mercado

Para saberes como gerir corretamente um restaurante e estabelecer um plano de marketing de restaurante correspondente, é essencial determinares a situação do teu negócio. Veres como se encontra o teu restaurante no mercado. Neste sentido, um tipo de análise muito interessante é a análise SWOT, muito utilizada no marketing gastronómico. Estuda os pontos fracos, as ameaças, os pontos fortes e as oportunidades de um negócio.

E lembra-te que as estratégias de marketing para restaurantes variam consoante a qualidade da marca e o tempo de atividade.

Estratégias de marketing para o teu restaurante

Existem diferentes estratégias de marketing para os restaurantes. Estas são algumas das mais utilizadas no sector da hotelaria:

Marketing digital para restaurantes

E se falamos de marketing para restaurantes, não nos podemos esquecer da parte online do teu restaurante. Neste sentido, há muitos pontos a trabalhar num plano de marketing digital para restaurantes:

  • Website: Com conteúdos SEO trabalhados no seu website. Utilização de palavras-chave que atraiam potenciais clientes e que os motores de busca como o Google gostem.
  • Plataformas de redes sociais: Entre as mais importantes estratégias de marketing digital para restaurantes, as Redes Sociais são um ponto obrigatório. Perfis com conteúdo gerado para atrair todos os olhares.
  • Publicidade online e marketing por correio eletrónico: Diferentes campanhas de publicidade paga, bem como estratégia de correio eletrónico.
  • Reputação online: Não se refere à experiência do utilizador no nosso site, mas a todos os comentários em sites de avaliação, como o Google My Business.

Boca a boca

A reputação não está apenas online. O boca a boca continua a funcionar e, de facto, é uma das melhores recomendações que existe: um cliente satisfeito que recomenda a tua empresa às pessoas que conhece. Um marketing gratuito e muito eficaz. Para isso? É essencial oferecer a melhor experiência ao cliente. E não estamos a falar apenas de comida. 

Experiência gastronómica (em todos os sentidos da palavra)

Torna o teu restaurante instagramável! Torna o local que acaba de abrir atraente, curioso e que, por vontade própria, os teus clientes partilhem imagens e vídeos nas suas redes sociais. É uma base de marketing para restaurantes: difusão totalmente gratuita e, além disso, atrai novos clientes. Uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Portanto, agora já sabes, opta por uma decoração única: de bom gosto e ousada ao mesmo tempo. Cria o espaço ideal para saborear a tua comida.

Imagem de marca

O sector da restauração também não poupa no branding. É necessário construir e cuidar da imagem de marca, adaptando-a ao ambiente do local, bem como às restantes estratégias e campanhas de marketing. Uma imagem de marca consolidada será sinónimo de sucesso para o teu restaurante.

Estratégia de marketing até ao mais ínfimo pormenor

O que é que queremos dizer com isto? Que cada detalhe conta para criar uma excelente experiência de utilização. Desde a elaboração do menu, preparando pratos genuínos e apetitosos, até aos pormenores do local (copos, toalhas de mesa, serviço, etc.). Além disso, se ofereceres entrega de comida, recomendamos que a embalagem seja personalizada. 

Alargar o seu público-alvo com plataformas de entrega

Outra ação de marketing para restaurantes que recomendamos nesta lista é alargar os seus horizontes e chegar ao maior número de clientes possível! Para isso, as encomendas de takeaway ou a entrega de comida são uma óptima ideia. 

Fidelizar os clientes

E, claro, entre as tuas estratégias de marketing para restaurantes, a fidelização de clientes deve fazer parte dos teus planos. Ações tanto offline quanto online que permitam ativar a recompra. Ou seja, que os teus clientes voltem para desfrutar da experiência do teu restaurante.

Desde sorteios nas redes sociais a descontos exclusivos, as opções são quase infinitas!

Celebrar datas importantes

O marketing de restaurantes também envolve a celebração de datas importantes com os teus clientes. Ou seja, criar campanhas de marketing baseadas em dias especiais: é o caso do Natal ou do Dia dos Namorados, por exemplo.

Também é interessante que os seus clientes celebrem eventos importantes, como aniversários ou casamentos, no seu restaurante. Para isso, é importante comunicá-lo bem ao seu público.

Garante o sucesso das tuas estratégias de marketing do teu restaurante através das franquias

Tornar o teu negócio mais rentável, aumentar os seus rendimentos, proporcionar um valor diferenciado e competitivo, alcançar uma identidade corporativa e uma reputação de marca, uma boa experiência com os clientes, melhorar a gestão… Fica claro que o marketing para restaurantes é crucial para impulsionar um negócio de restauração. É o meio através do qual levas o teu restaurante ao sucesso. No entanto, é obviamente um trabalho dispendioso que requer uma equipa de profissionais para o fazer.

Por isso, quando nos perguntam quanto custa abrir uma franquia de restaurante em Portugal, nós sabemos que é um investimento seguro; especialmente para aqueles empreendedores sem experiência no setor gastronómico.

No La Mafia se sienta a la mesa, entre outros aspetos, encarregamo-nos de todas as tarefas de marketing e comunicação com os nossos franqueados. Porque o nosso objetivo é claro: queremos que a tua experiência com a nossa família seja bem-sucedida. E, para isso, estaremos sempre prontos a ajudar-te a partir da central.

Tanto é assim que mais de metade dos nossos franqueados e franqueadas têm repetido connosco. Sem dúvida, o nosso selo de garantia mais valioso.

Abre já a tua franquia de restaurante italiano connosco ou, se precisares de mais informações, não hesites em entrar em contacto. Resolvemos as tuas dúvidas!