BLOG
Inicio > Notícias de franquias > O que é um manual de identidade corporativa de franquia e como é criado?
O que é um manual de identidade corporativa de franquia e como é criado?
Estás a iniciar um novo projeto empresarial? Se sim, recomendamos vivamente que optes pela criação de um manual de identidade corporativa. Este permitir-te-á pôr em ordem as tuas ideias de negócio, saber quem és enquanto empresa e que mensagem queres transmitir.
Uma prática que é muito tida em conta pelas franquias. A seguir, explicamos o que é e como criar um manual de identidade corporativa para uma franquia.
O que é a identidade corporativa de uma franquia?
A identidade corporativa reúne todos os valores que compõem uma marca. O seu ser, a forma como comunica o negócio e como é projectada para o mundo. O seu objetivo é diferenciar uma determinada marca do resto dos seus concorrentes, o que lhe permite posicionar-se no imaginário do público.
É de salientar que a identidade corporativa não é o manual corporativo de uma empresa, mas está intimamente ligada a ele. O manual de identidade corporativa permite implementar estes valores da identidade de uma empresa.
O que é o manual de identidade corporativa de uma franquia?
O manual de identidade corporativa é o documento onde toda a informação sobre a imagem de uma marca é explicada de forma detalhada e estruturada.
É, por isso, um aspeto muito relevante para as marcas, uma vez que todos os elementos visuais e comunicativos da entidade, bem como a sua utilização interna e externa, estão reunidos neste documento.
O manual de identidade corporativa de uma marca permite a criação de uma imagem homogénea da marca, o que faz com que a sua identidade não seja posta em causa.
Qual é o objetivo deste manual?
Os manuais de identidade corporativa são muito benéficos para o branding de qualquer marca. Eis algumas das suas funções:
- Uma imagem de marca mais forte. O manual de identidade corporativa de uma franquia é fundamental para a imagem de marca. É o documento que detalha todo este trabalho, um “vade mecum empresarial”.
- Mais comunicação: tanto a nível interno como externo. No segundo caso, é necessário mostrar sempre os mesmos elementos que permitem identificar a sua marca com as restantes.
- Maior presença junto do público. Criar um manual de identidade corporativa é sinónimo de uma maior presença junto do público. Este será capaz de identificar os elementos que compõem a sua marca, formando também uma imagem da tua organização.
Eliminar tudo o que não queres que esteja relacionado com a tua marca. O manual de identidade corporativa permite-te dar a informação que quer mostrar ao mundo. Nem mais, nem menos.
Estrutura de um manual de identidade corporativa
Se estás a pensar em como podes criar um manual de identidade corporativa, estes são os elementos que não podem faltar:
A marca em si
Um manual de empresa deve apresentar a marca. Explicar os pilares que constroem a identidade corporativa: valores, missão e visão da empresa, filosofia, personalidade ou o tom da própria marca, entre outros.
Logótipo
O logótipo não pode faltar no manual de imagem corporativa de uma organização. Deve ser explicado, detalhando a sua conceção: desde as cores ou elementos incluídos, até às escalas; incluindo a razão de ser.
Tipografia
Outra parte de um manual de imagem corporativa é a tipografia. Porquê utilizar um determinado tipo de letra e não outro? Aspectos como a utilização de maiúsculas ou minúsculas, o espaçamento, os fundos ou o tamanho também são tidos em conta.
A cor
Saber quais as cores e tons que uma determinada marca utiliza e quais as combinações que nunca devem ser usadas. Neste sentido, é essencial saber quais são os pantones para os desenhos impressos e, no caso digital, o número HEX da cor.
Composição
O que deve conter um manual de identidade corporativa? A composição deve apresentar os padrões de design utilizados para a marca.
Imagens
Ou as fotografias ou ilustrações utilizadas por uma marca. Nem todas as marcas utilizam os mesmos recursos: algumas preferem fotografias reais e outras imagens de determinadas cores, por exemplo.
Ícones
Esta última secção serve para explicar quais os ícones que podem ser utilizados para a marca. Tamanhos, cores, etc.
Como criar um manual de identidade corporativa?
Como criar um manual de identidade corporativa? Depois de conheceres os elementos, é altura de seguir as seguintes orientações. Mas, antes disso, não te esqueças das seguintes dicas quando começares a escrever o teu manual de franquia:
- Sê claro sobre quem é o teu público-alvo.
- Determinar os objectivos de comunicação.
- Não te esqueça da mensagem, do que quer dizer e como.
- Escolhe bem os meios de divulgação e comunicação, onde partilhar este manual de identidade corporativa.
Comunica a filosofia da marca
O que é que te diferencia dos outros? Quais os valores que a tua marca persegue? A quem se dirige a tua empresa? Estas informações devem ser explicadas no manual de identidade corporativa e podem ser definidas num parágrafo, no máximo dois.
Define a voz da marca
O tom de voz da tua marca é fundamental para perceberes que marca é e o que quer transmitir. Uma franquia de beleza não é o mesmo que uma franquia dedicada ao mundo da hotelaria. O público-alvo não é o mesmo e o tom utilizado também não. Talvez o primeiro pretenda mostrar uma imagem rebelde e jovem, enquanto o segundo procura sofisticação, o que é, sem dúvida, uma parte muito importante a trabalhar!
Explica o objetivo do teu logótipo
Porquê este logótipo e não outro, o que representa essa imagem, e porquê um fundo branco e não um fundo preto? Talvez possam ser variadas consoante a estação do ano… Todas estas informações devem ser explicadas e detalhadas no manual de identidade corporativa de qualquer empresa, não apenas das franquias.
Um exemplo: Sabias que o logótipo da marca Nike imita uma asa da deusa grega alada Nikè?
Dá a conhecer os tipos de letra
Desde a família ou famílias de fontes, ao tamanho e à cor. O manual de identidade corporativa define os tipos de letra para os cabeçalhos e para o corpo do texto, bem como se vemos ou não negrito e itálico.
Explica a utilização de fotografias ou imagens
Que fotografias foram escolhidas? Por exemplo, em La Mafia se sienta a la mesa damos especial ênfase aos nossos pratos, bem como a Itália em cada uma das nossas imagens. Também terás de especificar o tamanho e se as fotografias são tuas ou de terceiros.
Não te esqueças das cores da empresa
Finalmente, a explicação das cores utilizadas é fundamental para criar um manual de identidade corporativa. De facto, como vimos, é um dos elementos que mais diferenciam uma marca. Neste sentido, dizer quais são as cores primárias, quais são as secundárias e quais são as combinações adequadas serão algumas das informações a incluir neste documento.
O manual de identidade corporativa em franquias como La Mafia
Um manual de identidade corporativa é o manual do franqueado. É um documento que o franqueador oferece a cada um dos seus franqueados, com o objetivo de explicar a identidade corporativa da sua marca. Sem dúvida, um elemento indispensável para saber como funciona o seu negócio e que imagem quer dar da franquia ao público.
E tu, estás preparado para fazer parte de um dos sectores de franquias mais rentáveis? No La Mafia convidamos-te a sentares-te à nossa mesa, e abrires a tua franquia de restaurante italiano na tua cidade. Entra em contacto connosco e dar-te-emos toda a informação necessária para te juntares à nossa família!