BLOG

Inicio > Notícias de franquias > La Mafia se sienta a la mesa obtém a certificação de qualidade ISO 9001:2015

La Mafia se sienta a la mesa obtém a certificação de qualidade ISO 9001:2015

Sabia que o Grupo LMSSLM se tornou a primeira empresa de restauração a obter a certificação ISO 9001? Um verdadeiro marco para nós! E, claro, uma das marcas que alcançou este selo internacional é a  La Mafia se sienta a la mesa.

Por isso, a partir de agora, se se pergunta como funciona o nosso franchising, dispomos de um certificado internacional que atesta as boas práticas do La Mafia se sienta a la mesa.

Mas se não sabe do que estamos a falar, não se preocupe, nós explicamos-lhe o que é e para que serve a ISO 9001. Mas, entretanto, mostramos-lhe o documento que nos credencia.

O que é o ISO 9001?

O ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade mais reconhecida internacionalmente. De facto, é a norma de referência para a qualidade. É uma norma universal, criada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), que define os vários requisitos para estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) numa organização.

Pertence à família ISO 9000 e é uma das normas mais populares. Permite uma melhor gestão e controlo da qualidade dos processos de uma organização, uma vez que proporciona às empresas uma avaliação do desempenho e um serviço eficiente e sólido. 

Convém referir que, de acordo com a organização, mais de 1 milhão de empresas em mais de 180 países beneficiaram deste certificado, que está disponível para empresas de todas as dimensões. Esta norma internacional foi publicada em 23 de setembro de 2015, renovando assim a sua versão anterior: ISO 9001:2008.

No caso da La Mafia, este certificado de qualidade ISO 9001 2015 aplica-se a diferentes domínios de atividade:

  • Gestão de franquias
  • Processos operacionais (TI)
  • Expansão
  • Decoração
  • Empresa
  • Serviço ao franchisado
  • Marketing

Quais são as diferenças entre a ISO:2008 e a ISO:2015?

Há alterações de uma versão da ISO 9001 para outra (2008 e 2015). Estas são as alterações mais importantes:

  • Os princípios de um Sistema de Gestão são reduzidos a 7.
  • Esta nova versão da ISO 9001 dá maior ênfase aos processos.
  • É encorajada uma maior compatibilidade com outras normas ISO.
  • Alterações nos termos: “Cliente” passa a ser “parte interessada” e “registo” e “documento” são incluídos em “informação documentada”.
  • A ISO 9001:2015 centra-se mais na liderança e no planeamento. De facto, a “realização do produto” é alterada para o conceito de “operações”.
  • Outro aspeto em que a ISO 9001-2015 se centra mais é a gestão da mudança.
  • No documento de 2015, a ênfase é colocada na prevenção, prevenção em maior escala.

Para que serve a ISO 9001?

Então, para que serve a ISO 9001? O seu objetivo não é outro senão o de procurar a melhoria contínua dos diferentes tipos de empresas, graças a critérios normalizados. O facto de ter referências fixas facilita a criação de conselhos e ferramentas de qualidade para diferentes organizações. 

Assim, desde a sua criação em 1987, a norma ISO 9001 tem sido um guia universal para as empresas que querem continuar a melhorar. 

Quais são os requisitos para conseguir a ISO 9001?

Em termos gerais, os requisitos da norma ISO 9001-2015 são os seguintes:

Referências normativas

    • Por outras palavras, para obter um certificado de qualidade ISO 9001, são necessários os seguintes documentos:
  • Manuais
  • Registos
  • Instruções técnicas
  • Processos documentados
  • Declaração da política de qualidade

Compromiso de alta direção

Uma das secções mais importantes desta versão da ISO 9001 é precisamente esta: relacionada com a liderança. Para alcançar a melhoria da qualidade dos processos e produtos, é essencial ter bons líderes para a gestão da empresa.

Gestão de recursos

Neste sentido, não se refere apenas aos recursos materiais, mas também aos recursos humanos. É obrigação da empresa criar um bom ambiente de trabalho com todos os elementos necessários à atividade laboral.

Melhora contínua

Tanto na qualidade dos processos como na qualidade dos produtos. Para ser mais eficaz e eficiente.

Manutenção das instalações

Por outras palavras, outro aspeto a ser abordado nesta norma internacional é o de dispor das instalações necessárias para alcançar a conformidade com os requisitos do produto.

Medição e análise do produto ou serviço

Este acompanhamento da norma de qualidade ISO 9001 garante a melhoria contínua da gestão da qualidade a todos os níveis.

Quais são os benefícios da certificação ISO 9001?

Como dizemos, a ISO 9001 é um reconhecimento mundial da qualidade de uma empresa e um meio para melhorar ainda mais. Estes são alguns dos benefícios da certificação ISO 9001:

Ganhar credibilidade face à concorrência

Com um sistema de gestão ISO 9001: 2015, uma organização torna-se um concorrente mais forte no mercado.

Melhoria contínua

Esta norma internacional de gestão para normalizar os sistemas de gestão da qualidade ajuda as organizações a melhorar continuamente, optimizando as operações e reduzindo os custos.

Mais oportunidades de negócio

Outro destaque desta ISO 9000 é a capacidade de concorrer em mais concursos e, consequentemente, ter mais oportunidades de negócio.

Maior satisfação do cliente

Com o aumento da qualidade em vários processos, como o atendimento ao cliente, os clientes ficam mais satisfeitos com a organização.

Sustentabilidade

A ISO 9001 2015 também ajuda a tornar-se uma empresa mais resiliente e sustentável.

Organização forte

Por outro lado, ao alcançar processos de trabalho mais eficientes, esta norma promove uma corporação forte, aumentando os níveis de envolvimento dos funcionários.

Qualidade efectiva

É efectuado um trabalho eficiente, não só internamente, mas também com os parceiros.

Vantagens da ISO 9001 para as empresas do sector da hotelaria e restauração

Como já dissemos, O La Mafia se sienta a la mesa juntamente com o resto das marcas do Grupo e é pioneira na obtenção do certificado de gestão da qualidade ISO 9001. Graças a ele, asseguramos, entre outros aspectos, a avaliação e a melhoria contínua das actividades e dos processos chave da nossa empresa, o cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e normativos, a satisfação dos clientes e a redução dos riscos.

A aplicação de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 permite-nos estabelecer objectivos e recursos em função das exigências dos nossos clientes e comunicar os resultados aos nossos franchisados. 

Quer investir numa empresa com uma gestão de qualidade certificada?

Insistimos: somos o primeiro grupo de hotelaria a obter a certificação ISO 9001:2015. E estamos muito orgulhosos disso. Trabalhamos para melhorar constantemente não só a satisfação dos clientes, mas também a da nossa própria equipa e dos nossos franchisados. 

A obtenção deste certificado é um marco para nós. Demonstramos, mais uma vez, que procuramos a excelência em cada uma das nossas marcas. Também o La Mafia se sienta a la mesa.

Por isso, se procura investir numa empresa onde os produtos e serviços têm garantia de qualidade, junte-se a nós agora! Abra o seu franchising de restaurante italiano e aposte num trabalho bem feito.