BLOG
Como tomar o vermute italiano: um guia para apreciá-lo
Também já te deste conta de que o vermute está na moda? Conhecido como vermouth ou, simplesmente, vermute, esta doce bebida alcoólica desperta paixões – dentro e fora de Itália – tanto na sua versão de vermute tinto como de branco. Neste artigo falamos da sua definição, das suas origens e das suas formas de destrutá-lo. Acompanha-nos?
O que é o vermute?
O vermute, conhecido também em Itália como vermouth, é uma bebida alcoólica elaborada a partir de vinho aromatizado, que se mistura com diversas especiarias e ervas, entre as quais se destaca como ingrediente característico a losna, Artemisia Absinthium, utilizada desde a antiguidade para efeitos curativos e que se encontra também no absinto. Na verdade a palavra vermute provém do termo alemão (wermut) que significa losna.
Elabora-se com vinho branco, açúcar, álcool e os extractos de ervas com os quais estes ingredientes se misturam.
Origens do vermute ou vermouth
As suas origens remontam a Hipócrates, que macerou as folhas de losna em vinho, obtendo aquilo a que designou como “vinho de ervas”. Contudo, para falarmos do vermute propriamente dito, devemos viajar até aos finais do século XVIII, quando Antonio Benedetto Carpano inventou o vermute moderno em Turim. Uma bebida alcoólica elaborada à base de vinho branco, incorporado com uma infusão de ervas e especiarias, em mais de 30 variedades. Na actualidade fabrica-se de formas diversas em diferentes partes do mundo.
O vermute tem um teor alcoólico entre os 16 e os 19 graus, pelo que constitui uma bebida mais forte do que o vinho.
Como se elaboram o vermute tinto e o vermute branco?
Os vermutes contam com uma base de vinho branco, açúcar, álcool e diversas ervas e plantas, de onde derivam as diferenças. O autor da obra espanhola “El Gran Libro del Vermut”, François Monti, diz-nos que o branco é “menos amargo e talvez até mais floral e suave”, enquanto que o tinto sabe a “especiarias aromáticas mediterrânicas”. O uso do caramelo como edulcorante e corante está reservado ao vermute tinto. No entanto, não restam dúvidas de que ambos são doces.
Na La Mafia se sienta a la mesa, servimos Vermute Rivera, que incorpora um ingrediente insólito, o lúpulo Cascade, para além de pétalas de rosa, erva-de-são-joão, artermísia, losna e lírio de Florença.
Desfruta do vermute ao verdadeiro estilo italiano!
O vermute é apreciado em Itália na hora dos aperitivos, acompanhado de tábuas de enchidos e queijos, saladas de massa frias, mini-pizzas (Pizzettes), Bruschettas…e todo o tipo de snacks (ou pratos mais consistentes). Não é invulgar, em Itália, que muitos dispensem a ceia quando tomam os aperitivos.
Se queres tomar uns vermutes antes da refeição (à portuguesa) ou antes de cear (à italiana), recomendamos que os acompanhes com a nossa tábua de enchidos tipicamente italianos: Sticks de focaccia, molho pesto, Bresaola, Speck, Pepperoni, mortadela de Bologna, tomate marinado, nozes e Grana Padano.
Como se toma o vermute?
Já viste que o vermute tem maior teor alcoólico do que o vinho, pelo que te recomendamos que o acompanhes com algo para petiscar…se o fizeres seguindo a tradição italiana, à hora do aperitivo, os teus convidados de mesa poderão também optar por um Spritz ou um Prosecco, ambos muito típicos neste ritual.
Já agora, sabias que o vermute também é a base de muitos cocktails? Certamente reconheces o Negroni, o Manhattan ou o Dry Martini.
E se te dissermos que existe ainda uma forma de prová-lo sem o beberes? É verdade! Apresentamos-te o nosso Risotto com ragout de bochecha e vermute tinto, um dos pratos que acaba de ser adicionado à família #TopOriginale. Descobre-o juntamente com as restantes especialidades do menu da La Mafia se sienta a la mesa.
Certamente não é um risotto qualquer, sendo um prato criado exclusivamente pelo nosso departamento de I+D, Investigação e Desenvolvimento, e elaborado com o Vermute Rivera. Um vermute que traz ao prato uma explosão de sabores: doce ao paladar graças às plantas e flores com as quais é elaborado, com um toque único como consequência do lúpulo. Os restantes ingredientes são azeite macerado picante, ragout de bochecha marinada, cogumelos, Grana Padano e chips de espinafres!
Esperamos encorajar-te a experimentar esta forma diferente de tomar vermute tinto!