BLOG

Inicio > Nutrição > 10 maneiras de aproveitar ao máximo a água de cozedura da massa

10 maneiras de aproveitar ao máximo a água de cozedura da massa

A água é um bem precioso. Dada a atual situação climática, em que prevalecem as secas, a poupança de água tornou-se uma necessidade. Não só uma poupança de energia, mas também poupança económica que podemos aplicar no nosso dia a dia — inclusive quando cozinhamos massa.

É por isso que nós, no La Mafia se sienta a la mesa, trazemos-te as inúmeras formas de aproveitar ao máximo a água utilizada para cozinhar massa, para que a possas reutilizar!

Como podemos utilizar a água de cozedura da massa?

É de notar que, quando a massa é cozinhada, a água — para além do sabor da massa — é enriquecida com as suas propriedades, especialmente se lhe forem adicionados outros ingredientes como sal, óleo ou louro. Se utilizarmos massa integral, para além dos hidratos de carbono, esta conterá outras substâncias, como vitaminas e minerais como o zinco, o ferro ou o magnésio. Isto interessa-nos para determinadas ações.

Eis algumas formas curiosas e práticas de aproveitar ao máximo a água utilizada para cozer a massa:

Agua de cocción de la pasta

1. Para o caldo de legumes

Água, sal e amido — estas são as chaves. É por isso que esta água da cozedura da massa é perfeita para caldos. O amido vai engrossar a água e, por conseguinte, a futura sopa. Agora já sabes, junta os legumes de que mais gostas e terás um ótimo caldo. O mesmo se o caldo for de carne!

2. Para deixar as leguminosas de molho

Como utilizar a água da cozedura da massa? Pondo as leguminosas de molho. Feijões, lentilhas, grão-de-bico… Para além de evitar desperdícios, obterás leguminosas mais saborosas. Ficarão mais macias quando as cozinhares.

3. Para ligar molhos

De facto, esta água pode ser utilizada para ligar todos os tipos de molhos para massas. É uma ótima solução, pois podes utilizar este recurso logo após a cozedura do macarrão ou do esparguete.

É ótimo porque contém o amido que se liberta durante a cozedura. O que significa isto? Quer dizer que podemos engrossar molhos, poupando calorias, pois já não precisamos de recorrer à farinha ou às natas para cozinhar — uma opção muito mais saudável!

Mas atenção! Para que o teu molho fique cremoso, a água tem de estar ainda quente. Não a deixes arrefecer. E outra dica que te damos sobre a utilização da água da cozedura da massa é que deves ter em conta que esta contém sal. Por isso, tem cuidado e não exageres!

4. Para as tuas massas de pizza e de pão

O que fazer com a água da massa? Utilizá-la para fazer pizza ou pão! Se decidires utilizar a água de cozedura da massa, irás acrescentar-lhe sabor e amido, para que a massa fique mais bem ligada.

5. Para cozinhar legumes a vapor 

Outra vantagem culinária da utilização da água de cozedura da massa é o facto de poder ser utilizada para cozinhar. De facto, a água quente da panela pode ser utilizada, por exemplo, para cozer legumes a vapor.

6. Para desagarrar fundos

Se estás a perguntar-te o que fazer com a água de cozedura da massa, uma opção é utilizá-la para limpar o fundo da panela. Deita duas conchas da água de cozedura e desagarra os molhos que ficam presos no fundo da panela.

Cómo aprovechar el agua de cocer la pasta

7. Para lavar a loiça

E não são só os fundos que podes limpar, o amido é um aliado contra a sujidade, tornando-se uma alternativa aos produtos químicos.

8. E fora da cozinha? Sim, para regar as plantas da casa

Cozinhaste a tua massa italiana preferida, e agora? Bem, podes reutilizar a água também fora da cozinha. Utiliza a água da cozedura da massa para regar as plantas. Mas, neste caso, terás de deixar a água arrefecer, pois a água quente danifica-as.

Por outro lado, é preciso ter cuidado com o sal. Demasiado sal não é bom para as plantas. Por isso, se optares por este tipo de utilização, cozinha a massa sem sal.

9. Para dar brilho ao teu cabelo

Sabias que uma das formas de aproveitar a água da cozedura da massa é usá-la no cabelo? Ficará com um tom brilhante, graças ao azeite, um antioxidante natural. Para isso, molha o cabelo com a água da cozedura, deixa-a atuar durante dez minutos e depois enxagua com água limpa e um champô suave.

10. Para acalmar os pés

Finalmente, outra forma de utilizar a água da cozedura da massa é para fins terapêuticos. A água salgada tem um efeito relaxante, pelo que será imprescindível para os teus pés depois de uma longa caminhada.

Achaste estas dicas interessantes? No La Mafia somos profissionais quando se trata de trabalhar com diferentes tipos de massa italiana. Experimenta a nossa massa, feita por nós, e diverte-te!