BLOG

Inicio > Notícias de Franquia > A organização La Mafia: conhece a nossa pequena mas grande família

A organização La Mafia: conhece a nossa pequena mas grande família

La Mafia se sienta a la mesa é um projecto que continua a crescer. Já somos mais de 800 pessoas que fazem parte desta pequena mas grande família. Diferentes departamentos, franquias e profissionais que trabalham dia após dia para te oferecer o melhor serviço de restauração italiano-mediterrâneo.

Um processo em que a organização se torna fundamental para se poder trabalhar em uníssono. E tu, queres saber como o fazemos na La Mafia? Falámos com Sonia Pérez, Directora de Marketing do Grupo La Mafia.

Mais de 20 anos no mundo dos negócios

La Mafia nasceu em Saragoça em 2000. O nosso CEO, Javier Floristán, é o “culpado” da sua criação. Depois de montar uma cafeteria na capital aragonesa e de ler o livro sobre gastronomia italiana “La Mafia se sienta a la mesa” (não, não é coincidência), decidiu fazer uma viagem à Itália, o que o inspirou a criar a marca que somos hoje.

“Temos crescido quase 40 por cento nos últimos três anos. Éramos 20 trabalhadores e agora há mais 12, apenas na La Mafia Central”, diz Pérez. Assim, La Mafia é uma marca consolidada em plena expansão. No entanto, continuamos a manter os mesmos valores, missão e visão que estabelecemos no início. Porque a nossa missão continua a ser a de oferecer uma cozinha italiana autêntica e de qualidade.

  • Qual é o segredo do nosso sucesso?
  • A coordenação, acima de tudo, é a chave. E para que haja coordenação tem de haver comunicação, sem dúvida.

Missão, visão e valores

Qual é a missão, visão e valores de La Mafia? Em primeiro lugar, a nossa missão é criar “conceitos competitivos e inovadores de restaurantes italiano-mediterrânicos que geram valor para a sociedade e satisfazem os clientes através do seu ambiente, produto e serviço”. 

Por outras palavras: na La Mafia queremos fazer as coisas bem e essa é a nossa marca para os nossos clientes, fornecedores e público; um trabalho bem feito.

Por outro lado, a missão da marca não é outra senão a de ser uma referência no sector. Queremos nos diferenciar e não ser o “típico italiano”, por isso estamos empenhados na qualidade e excelência operacional, bem como na nossa experiência.

E, claro, em La Mafia somos claros sobre quem somos. O nosso compromisso para com o cliente é claro: oferecemos a melhor relação qualidade/preço, ao mesmo tempo que nos reinventamos constantemente. O trabalho de equipa é fundamental, sem esquecer toda a Responsabilidade Social Empresarial com clientes, parceiros, franchisados e sociedade.

Organograma

“A direção é a direção da empresa e os chefes de departamento são os que executam as estratégias definidas pela direção”, é assim que Pérez explica a estrutura organizacional da La Mafia Central em termos gerais.

Mas quais são os departamentos que compõem a La Mafia Central? Vamos dar-lhes uma vista de olhos abaixo:

  • Expansão
  • Projectos
  • Marketing 
  • Recursos Humanos
  • Administração
  • Operações
  • I+D+i
  • IT
  • Empresa 
  • Direção

A direção, sem ir mais longe, é composta pelo nosso CEO, Javier Floristán; Loli Requelme, o nosso Director Geral, Director Financeiro e Director de Recursos Humanos; bem como o nosso Director de Operações, Víctor Sancho.

A eles juntam-se nomes como Javier Salas, Director de Expansão; Eva Galán, Directora de Projecto; David Castillejo, nosso Director de TI; Joaquín Velasco, Chefe de I&D&I; Elena Corzán, Chefe do Departamento Corporativo e de Qualidade e a já referida Sonia Pérez, Directora de Marketing.

As franquias

Dois anos após a abertura do primeiro restaurante La Mafia, a marca deu o salto para o mundo do franchising. É isto que Pérez nos diz: “numa franquia, primeiro testa-se com as suas próprias instalações e depois vê-se se o negócio é franqueável. Após isso, gera-se o know-how, todos os manuais…”.

Assim, as primeiras instalações franqueadas em 2002 foram Zaragoza Actur, Calahorra, Pamplona e Guadalajara. Hoje, mais de 20 anos depois, La Mafia tem 2 das suas próprias instalações e até 50 franquias. E não apenas em Espanha, como em 2021 optou pela internacionalização com as duas primeiras aberturas em Portugal em 2022, especificamente em Lisboa.

Como dissemos no início: somos mais de 800 pessoas, fazemos parte desta pequena mas grande família La Mafia. “Não somos uma empresa excessivamente grande, mas estamos a atingir uma magnitude interessante. Cresceu muito no último ano, pelo que o interesse na marca está a tornar-se muito forte tanto para investir como para trabalhar”.

E tu, queres ser um novo membro com a tua franquia de restaurante italiano